sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011 !!!


Este ano está se despedindo e deixando saudades.

Tenho certeza que se você observar atentamente tudo que passou no decorrer deste ano, terás muito a agradecer.

Pegue todas as derrotas e transforme-as em pequenas batalhas que no confronto com a vida, você deixou de vencer, mas que certamente, a guerra já está ganha, visto que chegou até aqui e está apta a receber um novo ano com seus desafios e incógnitas, e viver muito cada segundo desta esplêndida jornada, que DEUS está a lhe proporcionar com novas esperanças.

Somos vencedores, conseguimos superar mais um ano, enquanto tantos ficaram pelo caminho.

Feliz Ano Novo, seja muito feliz, com muita paz, saúde, amor, prosperidade e tudo de bom que a vida possa te ofertar.

Na maioria das vezes, depende somente de nós alcança-la, de acordo com nossas escolhas e dos caminhos que porventura decidimos percorrer.

Esse  ano novo será melhor, pode crer, pois você está melhor, você está seguro, cheio de otimismo e fé.

Um ano novo muito otimista e feliz, esse sim será o nosso ANO NOVO!


São os votos de Elem Lima !!!

QUE COR USAR NA VIRADA DO ANO DE 2010/2011.



Se você não quer seguir as tradições e quer apostar em outras cores para passar o ano novo, pode escolhê-las pelo tipo de energia e significado.

O preto, assim como o branco, é uma cor neutra significa silêncio. Quando usado com brilho indica nobreza. É conhecido por afinar a silhueta, mas geralmente é deixado de lado em ocasiões como o Reveillon, por carregar consigo uma atmosfera mais pesada.

O vermelho significa, força, amor, dinamismo, é uma cor quente que demonstra a paixão das pessoas, seja por alguém, ou simplesmente pela vida.


O laranja é a cor da alegria, da felicidade aquela que contagia qualquer um. É ótimo para ser usado em estampas.


O verde é a cor da natureza. Ele remete a tudo que lembra o natural, como a calma, harmonia e a alegria.

O amarelo lembra ouro, dinheiro, riquezas. É a cor que ilumina traz a coragem para seguir em frente. Para aqueles que estão precisando de uma graninha extra, nunca é de mais arriscar. Para quem gosta de mais brilho, vale trocar o amarelo pelo dourado.

O rosa é a cor do romance, ideal para aquelas mulheres delicadas, que adoram um amor. Um vestidinho rosa claro se bem trabalhado com os acessórios, maquiagem e com cabelo podem formar um visual de arrasar para esse Reveillon.

O roxo é a cor dos pensadores, uma cor misteriosa. É usada normalmente por quem quer atingir o poder.

O cinza por se a cor das incertezas, não fica muito bem para quem quer algo concreto para o novo ano que se aproxima. No entanto, por ser uma cor neutra, é capaz de acrescentar um ar de elegância ao visual. Pode ser substituído pelo prata, se a intenção for gerar um pouco mais de glamour.

O azul é a cor da maturidade, que traz calma e descanso. A combinação de azul claro com branco forma um belo degradê. Uma ótima opção para quem vai passar a virada perto da água, seja em algum navio, na praia ou na beira de uma piscina.


O marrom. Por ser da cor da terra, remete à solidez; indica segurança em todos ramos da vida. No Ano Novo ele brilha mais quando usado em cintos, calçados, acessórios ou ainda em estampas.


Ficam aí algumas dicas para quem quer arrasar no Reveillon. Agora que já sabe o que usar, é só se preparar para data e comemorar o ano que está por vir!


Branco: Sugere pureza, ordem, simplicidade, hamonia. É expressiva, estimula os sentidos, realça o bronzeado, mas em excesso promove o cansaço e a depressão. Cuidado com tecidos transparentes para não se tornar vulgar.

Preto: É uma cor sóbria, indica o silêncio. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância, pode ser combinada com várias cores, cria também a ilusão de estarmos mais magras, mas deve ser evitada no verão.

Cinza: Como as cores expressam o estado de nossa alma, o cinza revela que estamos com incertezas ou neutra. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, quanto mais sóbrio, mais se está desanimada e na monotonia.

Vermelho: Significa força, dinamismo, funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. É uma cor quente devendo ser usado com cautela, pois é uma cor enervante. Transborda vida e agitação. Esta cor tem a tendência de dar a impressão de engordar a pessoa que usa, por isso, evite usar uma roupa inteira vermelha.

Laranja: Sua função é estimular e nos alegrar. É uma cor contagiante e quente, transborda irradiação e expansão, é acolhedora, mas cuidado para não carregar demais. Usar em estampas de camisas ou em peças menores.

Amarelo: Ela age direto no nosso sistema nervoso central, é muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Estimula a ação, o encorajamento e as realizações. Em roupas, usar em pequenas peças ou que tenham estampas; o amarelo aumenta o calor.


Verde: Cor universal da natureza. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia e equilíbrio. Pode ser combinado com alguns tons como marrom, terra e preto.


Azul: efeito calmante e repousante, cor profunda. Preferida por adultos pois traz uma certa maturidade. Azul na roupa fica ótimo quando usado tom sobre tom. No tom claro ou com branco provoca sensação de frescura e higiene, quando escuro, chama para o infinito.

Roxo: Equivalente a um pensamento místico, ao mistério. Remete à nobreza e ao poder.

Marrom: Emana a impressão de algo denso. Sugere segurança e solidez. É indicado para ser usado em compromissos de trabalho onde se queira passar segurança e confiança para outras pessoas.

Rosa: é uma cor delicada, sugere feminilidade e afeição. É a cor dos românticos e sonhadores.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

S.O.S. DO LAR

CEBOLA

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (1)
Mantenha uma vela acessa ao lado ou descasque-as debaixo da água fria.

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (2)
Coloque-as no freezer por dez minutos antes de descásca-las.

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (3)
Mantenha as cebolas guardadas  na geladeira.

*COMO TIRAR O CHEIRO DA BOCA.
Mastigue grãos de café, salsa ou cravo-da-índia

*COMO TORNÁ-LAS MAIS DIGESTIVAS.
Deixe-as de molho em água quente por alguns minutos antes de usá-las.

Receita do Dia.

Torta de Sardinha

Ingredientes:

Massa :


250 ml de óleo de soja Sadia

500 ml de leite

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

3  Ovos

1 colher de fermento químico em pó

Recheio:

3 latas de sardinhas ao molho de tomate


Modo de preparo:

Bata os ingredientes da massa no liquidificador  por 5 minutos. Unte a fôrma com óleo e a farinha de trigo. Despeje a metade da massa. Para o recheio retire a espinha central da sardinha e amasse com o garfo. Espalhe por cima da massa e cubra com o restante da massa que ficou reservado. Leve ao forno quente por 30 minutos. Desenforme e corte em quadrados.

Dica de Saúde.

Pinha ou Fruta-do-conde
Árvore de tamanho variável, podendo atingir até 7 m de altura de acordo com a espécie. Folhas rígidas, dispostas caracteristicamente intercaladas na posição horizontal ao longo dos ramos. Flores freqüentemente carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada. Florescem ao longo de todo o ano.


Globoso ou alongado que contém numerosas sementes presas a uma polpa branca, aquosa, mole, envolvida por uma casca de coloração amarelo-esverdeada, lisa ou recoberta por escamas carnosas. Frutificam durante quase todo o ano.

Propaga-se por sementes ou por garfagem. Prefere clima quente, porém com pouca chuva e estação seca bem definida. Começa a produzir 3 anos após o plantio.

Os frutos, muito conhecidos em todo o mundo e bastante apreciados, têm uma aparência rústica e caracterizam-se por apresentarem a forma de "pinhas" podem possuir formas alongadas ou então arredondadas, mas não perfeitamente; às vezes, dependendo da espécie, têm a forma de um coração. De tamanhos e pesos variadíssimos, podem ser como punhos fechados ou como bolas de rugby. São, por exemplo, a fruta-do-conde , a graviola , o araticum-do-cerrado ou marolo  e os outros muitos araticuns do Brasil.

Araticum é, também, de fato, a denominação mais comum para as variedades silvestres das Ananáceas por todo o continente americano que fala português. Na América espanhola, por sua vez, a denominação genérica e mais comum para esses frutos é anone ou anona.

Aberta, a fruta oferece uma polpa suave e cremosa que se desmancha na boca, deixando um sabor bom e perfumado, além de várias pequenas sementes duras, lisas e brilhantes.


Como ata, pinha ou fruta-do-conde, ela é, atualmente, cultivada por todo o país. De sabor delicioso e típico, a pinha é basicamente consumida in natura, mas sua polpa presta-se muito bem como ingrediente no preparo de refrescos e sucos.

 Basicamente, com relação à qualidade da polpa, distinguem-se dois tipos de frutos assim denominados: o araticum de polpa rosada, mais doce e mais macio, e o de polpa amarelada, não muito macio e um pouco ácido. Em ambos os casos, o processo de obtenção da polpa, que pode ser congelada, é semelhante, sendo lento, manual e de pouco rendimento.

Com um ou outro nome, esse fruto de grande tamanho é bastante conhecido e consumido pelas populações locais, sendo comercializado nas feiras e, especialmente, nas beiras de estrada na época de sua frutificação.

Entre as frutas nativas brasileiras que não se transformaram em espécies cultivadas, o araticum-do-cerrado é uma das que apresenta o maior índice de aproveitamento culinário. Além do consumo in natura, são inúmeras as receitas de doces e bebidas que levam o sabor perfumado e forte de sua polpa, acrescida, muitas vezes, pelos sabores de outras frutas: batidas, licores, refrescos, bolachas, bolos, sorvetes, cremes, geléias, gelatinas, compotas, quindim, docinhos, doces-de-coco, doces-de-leite, etc.

Minuto de Sabedoria.

Não deixe que a calúnia perturbe sua vida.

Não se nivele ao caluniador, para que não seja igual a ele.

Não responda nem se altere, continue sua estrada, se está com a consciência tranquuila, e não modifique seu modo de viver, só para obedecer ao caluniador.

Talvez seja isto o que ele quer  tirá-lo do bom caminho.

Não lhe obedeça!

Caminhe para a frente imperturbavelmente!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DICAS DE COMO ORGANIZAR SUA FESTA DE NATAL.

Veja algumas dicas para facilitar a organização da sua festa de natal e evitar imprevistos de última hora:


*Convidados

Faça a lista de convidados com 1 mês de antecedência.

Mesmo que a festa reúna apenas membros da família, não deixe de enviar um convite, até por e-mail. Coloque o horário de início da festa e dos eventos que acontecerão como amigo secreto, gincanas e a própria ceia (nem todo mundo janta à meia-noite). Isso evita que os mais atrasadinhos usem alguma desculpa esfarrapada. Aproveite para listar no convite o que cada convidado deve levar, se for o caso.


*Decoração

Que tal ser um pouco mais original nesse natal? Ao invés de bolas, decore a árvore com cópias de fotos divertidas ou momentos importantes da vida de sua família e seus convidados. Além de criativa, a árvore vai inspirar diálogos entre as pessoas, evocando lembranças, histórias e muita emoção.


*Cardápio

Compre os alimentos não perecíveis com a maior antecedência possível e economize dinheiro e tempo, já que nas semanas mais próximas do natal, todos os estabelecimentos estão lotados e os preços nas alturas.

Que tal preparar pratos e sobremesas individuais para evitar o desperdício no dia seguinte?


*Presentes

Se não quiser gastar demais presenteando todos os convidados, recorra ao velho e bom amigo secreto. Assim, todos os participantes receberão alguma lembrança.

Estipule faixas de preço de cada presente que estiver disposto a oferecer para não extrapolar o orçamento ao sair às compras.

Pesquise na internet e compare os preços de pelo menos 3 fornecedores antes de comprar. Para pessoas que não conhece profundamente o gosto e o tamanho, evite presentes que correm o risco de não servir como roupas e sapatos. Nada mais chato do que ganhar algo que não pode usar.


*Atividades

Planeje algumas atividades que integrem os convidados, principalmente se existirem convidados ainda não muito íntimos de toda sua família.

Exemplo: Caça ao tesouro

Esconda alguns brindes pela casa e faça perguntas aos participantes. Cada acerto tem direito a uma dica de onde está o presente. Repita o processo até alguém encontrar o prêmio. Passe para o prêmio seguinte.

Você pode separar grupos de crianças e adultos e fazer o jogo separadamente

Receita do Dia.

Doce de Banana


Ingredientes:

12  bananas

500 ml de água

550 gr de açúcar

cravo-da-índia  e canela-da-china em pó  à gosto.



Modo de Preparo:

Descasque as bananas e reserve a casca de duas delas.

Coloque o açúcar, a água, o cravo e a canela em uma panela em fogo alto. Quando levantar fervura, coloque a banana picada. Acrescente as cascas previamente lavadas à mistura. Abaixe o fogo ao mínimo possível.

O cozimento deve ser interrompido no momento em que o doce estiver na cor e consistência desejadas. Isso leva umas 3 horas, para essa quantidade. De vez em quando você deve observar e retirar o excesso de espuma que a fervura forma. Isso evitará o efeito puxa-puxa, característico em alguns doces desse tipo.

Dica de Saúde.

Pitanga

Trata-se de uma fruta muito apreciada e a sua polpa é agridoce e perfumada. Da sua polpa se obtém geléias, vinhos, doces e licores. O estado de Pernambuco é um dos principais produtores e tem uma produção estimada em 1700 toneladas de frutos.


Conforme análise físico-química de 100 gramas de polpa de pitanga foram constatadas 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C.

Desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido com boa distribuição de chuvas durante o ano e umidade do ar em torno de 80%. A planta é bastante sensível ao frio e nem suporta geada. Deve-se dar preferência a solos férteis, profundos e bem drenados com topografia favorável ao seu cultivo. Não é exigente quanto ao solo de alta fertilidade. A propagação pode ser por sementes e enxertia.

Para os plantios comerciais recomenda-se o método de propagação vegetativa, através da enxertia. Este método é indicado para obtenção de mudas que permitem assegurar uniformidade de plantas, precocidade de produção, produtividade e qualidade de frutos.

A pitangueira a partir do 3º ano de plantio e 50 dias após a floração inicia-se a colheita, os frutos maduros devem ser colhidos no pé, à mão delicadamente, e colocados em caixas apropriadas e abrigadas do sol.


A planta torna-se safreira aos 6 anos de idade. A planta entra em produção de frutos duas vezes no ano.

Normalmente, nos meses de março a abril e de agosto a dezembro. Uma pitangueira pode produzir de 2,5 a 3,0Kg. de frutos/planta/ano em pomares não irrigados. Em áreas irrigadas o rendimento em toneladas por hectare é de 500kg no 2º ano-, de 3.000kg no 3º ano; de 5.000kg no 4º ano do 6º ano em diante 9.000 toneladas de frutos por hectare.

A pitanga encontra-se por toda parte, país afora, para quem quiser e puder desfrutá-la, espalhando-se desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul, ultrapassando fronteiras para chegar até algumas regiões do Uruguai e da Argentina.


O fruto possui propriedades digestivas. Através da polpa de pitanga será consumido cálcio, fibras, e fósforo.

Minuto de Sabedoria.

Não diga que não pode trabalhar em benefício dos outros.


Quantos mudos dariam uma fortuna para poderem falar como você!

Quantos paralíticos suspiram pelos passos que você pode dar!

Quantos milionários lhe entregariam suas riquezas, para terem um

décimo da fé que você tem!

Não diga que não pode traba lhar!

Distribua os bens que Deus lhe concedeu, em gestos de bondade e palavras de carinho.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

S.O.S do Lar

FORMIGAS EM CASA

*COMO ACABAR COM ELAS (1)
Coloque folhas de alfazemas e pedaços de limãonos lugares onde elas costumam aparecer.

*COMO ACABAR COM ELAS (2)
Faça uma mustura de com água oxigenada (partes iguais), umedeça um pedaço de pano com a mistura e coloque em locais estratégicos ou perto dos formigueiros.

Receita do Dia.

                             ARROZ DE FORNO COM REQUEIJÃO

 Ingredientes:

 2 xícaras de frango desfiado e cozido
 ½ xícara de legumes picadinhos
 1 copo de requeijão cremoso
 1 colher  de salsa  picada
 4 xícaras de arroz cozido
 100g de mussarela ralada grossa
 2 colheres  de queijo parmesão ralado
 margarina para untar.

 Modo de Preparo:

Misture em uma tigela funda, o frango, o requeijão e a salsa, até obter um creme homogêneo. Reserve.
Coloque em um recipiente refratário pequeno, untado com margarina, uma camada de arroz, uma de creme, metade de   mussarela, outra de arroz e cubra com a mussarela restante e o queijo parmesão.
Leve ao forno médio (180°C) por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir.

Dica de Saúde

Sapoti

O sapoti é o fruto do sapotizeiro, que é uma árvore cuja altura pode chegar até mais de 15m, com uma copa de folhagem densa e muitos ramos. Além de produzir o seu fruto, a madeira desta árvore pode ser aproveitada na produção de móveis e outras peças de carpintaria.


O fruto desta árvore, o sapoti, pode ser consumido ao natural ou utilizado na produção de geléias, compotas e, ainda, para sucos. Em sua composição encontramos as vitaminas B1, B2 e C, além de cálcio, ferro e fósforo. O valor calórico do sapoti é de 96 calorias em cada 100gr da fruta.

O cultivo desta árvore é bastante fácil, pois ela se adapta bem a quase todos os tipos de solos e climas, apesar de se desenvolver melhor em regiões de clima quente, com bastante umidade, como o clima encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde as chuvas são abundantes, com mais de 1000mm por ano.

A época mais indicada para o plantio do sapotizeiro é no início da estação das chuvas, utilizando-se mudas bem desenvolvidas, em solo úmido e fértil. As mudas devem ser preparadas em sacos plásticos, que são retirados no momento do plantio no local definitivo. A adubação ou calagem do solo deve ser feita de acordo com os resultados obtidos nas análises de solo.

Um pomar de sapotizeiros deve ter um espaçamento de 8 metros entre as árvores. As mudas devem ser plantadas em covas de 40x40x40cm.

Os tratos culturais são bastante simples, consistindo em capinas regulares, para mantermos o solo limpo e livre de plantas invasoras. Recomenda-se podas de formação, para que as copas das árvores se desenvolvam bem. Depois disso, as podas ficam restritas aos ramos secos ou que apresentem má formação. Podemos, também, plantar leguminosas nos espaços entre as árvores.

Apesar de ser uma planta bastante resistente a pragas e doenças, o sapotizeiro pode sofrer ataques da mosca-das-frutas e as brocas dos ramos e do caule.

A primeira colheita do sapotizeiro acontece no quarto ano, após o plantio da muda.

Um sapotizeiro em boas condições chega a produzir mais de 3000 frutos por ano, sendo mais comum uma produção de cerca de 2500.

Minuto de Sabedoria.

Mantenha a amizade de seus amigos.

Saiba retribuir com gratidão os benefícios que recebe.

Não seja ingrato!

Se de alguém recebeu benefícios, não o esqueça, não o expulse da roda de sua amizade.

Não fira seus amigos, não magoe aqueles quem muitas vezes se sacrificaram para dar-lhe momentos de alegria.

Não negue seu carinho àqueles que se desvelaram para proporcionar-lhe felicidade.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

S.O.S. DO LAR

COMO ORGANIZAR SEUS CALÇADOS !

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam só. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1. Avalie o estado e uso de cada par de sapatos

Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.

2. Limpeza dos calçados

Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

3. Como guardar os sapatos

Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada.


*Organização de calçados por Alinhamento

A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.

*Organização de calçados por Alinhamento Intercalado

Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.


*Organização de calçados por sacos horizontais

Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados.

Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.


*Organização de calçados por sacos verticais

Os sacos verticais  também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar aorganização.

Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário.

Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.


*Organização de calçados em caixas

As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa. Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.

A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambas os modelos possuem orifícios que servem tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.

Receita do Dia.

Brigadeirão

Ingredientes:
1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite 

1 xícara de chocolate em pó

1 colher de manteiga 

3 ovo


Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liqüidificador . Coloque em um refratário untado com manteiga. Leve ao microondas em potência máxima por 10 minutos. Enfeite com chocolate granulado e leve à geladeira até esfriar.

Dica de Saúde.

Pitomba
Fruto pequeno, arredondado, facilmente encontrado em Pernambuco e na Paraíba, de janeiro a abril. É uma fruta rica em vitamina C e não é usada em preparações culinárias.

A pitomba é o fruto da pitombeira, uma árvore que se desenvolve com facilidade e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido. Normalmente alcança os 12 metros de altura e possui uma copa arredondada.


A pitomba pertence à família da jabuticaba.

De formato arredondado e casca amarronzada, dura e quebradiça, a fruta mede cerca de 4 cm de diâmetro. Sua polpa é fina e branca, de sabor agridoce.

A pitomba é comum nos estados setentrionais do nordeste, onde é vendida em cachos atados em feixe.

A pitomba possui em geral um caroço, podendo ter dois, revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando maduros, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros. Muito rica em Vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.

Sem exigir muitos cuidados, a pitombeira se desenvolve bem e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido, como o de sua terra de origem. Plantada em vários estados, sobretudo Pernambuco, chega a 12m de altura e forma uma copa arredondada e grande, com numerosos galhos de casca lisa e cinzenta. As flores, pequenas, perfumadas e brancas, dão em cachos terminais.


A frutificação ocorre a partir de 5 a 10 anos de idade. Uma planta adulta pode produzir em condições favoráveis cerca de 100 cachos com 10 a 25 unidades cada.

Os frutos maduros são consumidos ao natural ou podem ser usados no preparo de licor. A árvore pode ser usada na arborização de parques, na recomposição de matas de preservação permanente e na alimentação de muitas espécies de pássaros.

Minuto de Sabedoria.

Seja alegre, procurando fazer todo o bem que puder, em que permanecer

na face da terra.

Espalhe em torno de si esmolas de conforto, palavra de carinho,

sorriso e felicidade.

Responda com alegria e otimismo a todos aqueles que lhe dirigirem a

palavra, sem irritar-se jamais.

Imprima, em cada dia de sua vida, toda a bondade que existe no fundo

de seu coração.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

FLORES SEMPRE BONITAS

*CUIDADOS BÁSICOS

- Flores são muito sensíveis a microorganismos, portanto, os vasos que irão recebê-los devem estar rigorosamente limpos.
- Corte as hasteas das flores em diagonal, cerca de dois centímentros da base (faça isso com a planta e,baixo d´àgua).
- Assim que cortar as hasteas das flores, coloque em um vaso com água morna.
- Retire todas as folhas que ficarem abaixo da linha da água, para evitar que apodreçam e exalem mau cheiro.
-Á medida que as flores forem ficando velhas retire as pétalas murchas, de modo a mantê-las sempre com bom aspecto.
- Troque a água do vaso diáriamente.
- De preferência, corte diáriamnete um pedacinho das hasteas das floes, sempre em diagonal. Assim, elas conseguirão absorver água rapidamente e durarão mais.
- Em arranjos com espuma floral, coloque água o suficiente para cobrir a espuma.
- Nunca molhe as flores, exceceto rosas e hortênsias, que gostam de borrifos de água.
- Mantenha seus vasos de flores em local claro e arejado, mas nunca os exponha a correntes de vento nem à luz solar direta.
 - Para conservar mais suas flores em vasos, você pode usar conservante industrializado, que se compra em lojas especializadas, ou diluir um anlgésico na água do vaso.

Receita do Dia.

Pudim Cremoso de Mandioca

Ingredientes:

Calda

6 colheres de açúcar

6 colheres  de água


Pudim

4 ovos

2 xícaras de mandioca ralada

1 lata de leite condensado 

1 xícara de açúcar

1 xícara de parmesão ralado

2 colheres de manteiga

50 gr de coco queimado ralado


Modo de Preparo:

Calda

Coloque a água e o açúcar em uma fôrma refratária de anel. Leve ao microondas por 4 a 5 minutos na potência alta, até obter uma calda. Espalhe a calda e aguarde a fôrma esfriar. Reserve.

Pudim

Bata as claras em neve adicione as gemas e bata mais um pouco. Adicione os ingredientes restantes, exceto o côco queimado ralado, e misture até formar uma massa homogênea. Despeje a massa na fôrma reservada e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta.

Retire do microondas, tampe e aguarde 30 minutos. Desenforme e decore com o côco queimado ralado. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Dica de Saúde.

Siriguela

É eficaz contra anemia, inapetência e a diminuição dos glóbulos brancos.

A árvore da siriguela é de porte médio (3 a 5m), contendo bastante galhos onde são desenvolvidas os frutos em forma de caixos. Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Seu fruto é de cor verde, passando a amarelo quando maduro. A região Sul do Ceará é hoje o maior produtor da fruta.

De sabor original e muito cremosa, a polpa de siriguela Doce Mel mantém as propriedades nutricionais da fruta que é rica em Carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B, C.

Sua origem é da  América do Sul e Central. No Brasil, ocorre com mais freqüência nas Regiões Norte e Nordeste.

Sua frutificação acontece o ano inteiro.

É consumida como fruta fresca.

Trata-se de uma árvore de até 10 m de altura.

Minuto de Sabedoria.

Seja forte nos embates da vida e não desanime se o sofrimento o visitar, em sua pessoa ou nas pessoas que lhe são caras.

O sofrimento, além de purificar-nos, realiza o aprimoramento de nossa força interna.

Ninguém consegue passar de ano sem prestar exame.

Ninguém consegue progredir, sem sofrer o exame da natureza, que verefica se realmente sabemos ser fortes, suportando as dores.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

*OS 10 MANDAMENTOS PARA EMODURAR.


1. O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e o “peso” da obra.


Exemplo: um quadro simples e “leve” combina com uma moldura reta e pequena.

2. Uma moldura côncava aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra.

3. Uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa que a solte da parede.

4. Trabalhos densos pedem molduras de linhas fortes para conter a imagem.

5. Trabalhos delicados pede molduras simples e leves.

6. Deve-se sugerir molduras com linhas para telas lineares.

7. Cores marcantes no passe-partout ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva.

8. Tonalidades claras – como o bege – devem ser usados para acentuar as cores.

9. Quando for necessário o uso do vidro – caso dos trabalhos em papel -, deve-se pensar na utilização de vidros anti-reflexo.

10. Para pintura com cores quentes – vermelho, marrom e amarelo – predominantes, o apropriado é usar molduras de cores igualmente quentes;  quando elas forem de cores frias - azul, verde e branco -, o correto é a utilização de molduras prateadas ou de cores similares.

Receita do Dia.

Almôndegas de peixe

Ingredientes:
500 gr de filé de peixe

300 gr de pão

quanto baste de farinha de rosca

quanto baste de farinha de trigo

4 dentes de alho

quanto baste de salsinha

quanto baste de sal

quanto baste de água

quanto baste de óleo de soja para fritar


Modo de Preparo:

Corte o peixe bem picadinho ou passe pelo processador. Passe o pão pelo liquidificador para obter uma farinha de rosca bem pedaçuda. Junte a farinha de rosca ao peixe e misture bem. Tempere com o sal, a salsa, o alho e a pimenta do reino. Faça as almôndegas e passe pela farinha de trigo. Aqueça o azeite e frite as almôndegas. Retire-as da panela e na mesma faça o molho juntando o alho picado a salsa e deixe dourar. Entre com uma concha de água ou caldo de peixe e deixe ferver. Junte um pouco de farinha de trigo ou amido de milho para engrossar. Volte as almôndegas e deixe por mais dois minutos antes de servir.

Dica de Saúde.

DAMASCO

Os damascos são ricos em fibras, contêm poucas calorias (cerca de 50 em três damascos frescos e 85 em dez metades secas), não contêm gordura e são altamente nutritivos.

São rica fonte de beta-caroteno, potássio e ferro. Mas os conservantes à base de sulfitos de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas suscetíveis, e deixam alguns resíduos pegajosos que ficam nos dentes e podem causar cáries. O salicilato natural dos damascos pode provocar reações alérgicas nas pessoas sensíveis a aspirina.

A fruta seca é bem mais nutritiva que a fresca ou enlatada pois contém apenas 32% de água, comparado aos 85% de água da fruta fresca. A fruta seca também tem uma fonte mais concentrada de calorias - 50 em 113g de damascos frecos contra 260 em 113g (mais ou menos 30 metades) de damascos secos.

Os damasqueiros são plantas arbóre as de até 5 ou 7 metros de altura, com copa arredondada; as flores são solitárias, brancas ou rosadas; o fruto é arredondado, com 3 cm ou mais de diâmetros, com casca espessa, amarelos ou alaranjados e com polpa dura.

O damasqueiro é uma espécie que pode ser cultivado nas regiões mais frias do Rio Grande do Sul até as de Minas Gerais, vegetando bem em diversos tipos de solo exceto os muito úmidos e compactados.

No Brasil, porém, praticamente todo o produto consumido é importado na forma de geléias, doces em massa, entre outros.

Minuto de Sabedoria.

Procure dar exemplos de paciência e desprendimento, servindo a todos com bondade e dedicação.

A verdadeira vida é a vida do amor e do serviço.

Derrame seu amor sobre todas as coisas criadas, desde a terra plantinha até as constelações que gravitam nos espaços sidéreos.

Mas , sobretudo, seja paciente e desprendido com as criaturas humanas, que vivem a seu lado, como seus companheiros de jornada.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

*O QUADRO E A DECORAÇÃO !


- As cores do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração, como tapetes e almofadas.

- O tom da moldura também deve acompanhar alguma das cores existentes na tela.

- Quem gosta de uma decoração moderna deve optar por quadros .

- Não se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros em cômodos pequenos, principalmente se eles já têm muitos móveis.

- Não existe quadro indicado para este ou aquele ambiente. Entretanto, o estilo do quadro pode acompanhar o estilo da decoração.

Por exemplo, se a sua sala de jantar é clássica, uma boa pedida é um quadro de natureza morta.

Na sala de estar do mesmo estilo, telas de paisagem caem bem.

- Ambientes modernos pedem quadros com texturas ou gravuras.

Existem reproduções de bom preço no mercado.

- As molduras são dispensáveis em muitos quadros.

Entretanto, se a tela for a óleo é indicado o uso da moldura.

- Para realçar a beleza dos quadros, pode-se optar por luzes direcionadas embutidas em gesso.

- Se for uma gravura protegida por vidro, tenha cuidado para que o vidro seja anti-reflexo. Caso contrário, o quadro vira um espelho.

- Antes de pendurar os quadros na parede, faça a composição que você imaginou no chão.

Assim você terá uma idéia de como vai ficar, sem correr o risco de furar a parede desnecessariamente.

Receita do Dia.

                                                                      Bolo de Chocolate Recheiado de Coco.


Ingredientes:

Massa:

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1 xícara de achocolatado em pó

1 xícara de óleo de soja Sadia

2 ovos

1 colher de fermento em pó

1 colher de sal

2 xícaras de água fervente

Recheio:

2 latas de leite condensado

1 lata de leite

2 colheres de manteiga

200 gr de coco ralado

Cobertura:

1 lata de leite condensado 

5 colheres de achocolatado em pó

1 colher de manteiga

- quanto baste de chocolate granulado


Modo de Preparo:

Massa:

Bata todos os ingredientes na batedeira, menos o fermento.

Quando a massa ficar homogênia,adicione o fermento e misture delicadamente com uma colher.

Jogue a massa em uma fôrma untada e polvilhada com farinha.Leve para assar em um forno pré-aquecido.

Deixe esfriar a massa do bolo. Divida o bolo em 3 camadas.

Recheio :

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até começar a desgrudar da panela. Deixe esfriar, reserve.

Cobertura:

Leve todos os ingredientes ao fogo, menos o granulado.

Mexa até ficar no ponto de brigadeiro.


Montagem:

Na primeira parte coloque metade do recheio e em seguida coloque a segunda parte do bolo.

Depois coloque o restante do recheio e a última camada do bolo. Para finalizar passe a cobertura e enfeite com o chocolate granulado.

Dica de Saúde.

CHUCHU
O chuchuzeiro é planta trepadeira que pode produzir por vários anos; possue ramas longas com até 15m. de comprimento onde apresentam gavinhas para sustentação no lugar onde trepa; das ramas saem folhas numerosas com formato de coração. As flores são amareladas e separadas em femininas e masculinas, distintas na mesma planta; a fecundação da flor é totalmente dependente da polinização de abelhas silvestes.


O fruto- chuchu - é suculento com forma alongada, cor branco-creme, verde-claro ou verde-escuro, liso ou enrugado, com ou sem espinhos.

Existem 3 grupos básicos (tipos) de chuchuzeiros segundo a coloração do fruto branca ou creme, verde-claro e verde-escuro. Dentro dos grupos há variações no tamanho, formato, rugosidade e espinhos do fruto; o fruto verde-claro, pouco rugoso e sem espinhos, forma de pera e alongado é o preferido comercialmente.

Houve tempos em que o chuchu era, simplesmente, alimento para animais domésticos; hoje é conhecido e apreciado no país; por sua consistência e sabor suave combina-se com muitos alimentos.


Na medicina caseira, cozido sem sal, é indicado principalmente para hipertensos, para problemas renais ou de bexiga.

Os brotos, ricos em vitaminas A, B e C e cálcio, fósforo e ferro, devem ser usados refogados ou compondo pratos de legumes também refogados. Com chuchu prepara-se suflês, pudins salgados ou simplesmente cozidos e temperados a gosto.

É também usado para dar ponto a alguns pratos salgados e doces de goiaba e marmelo.

A colheita inicia-se aos 85 a 120 dias após o plantio e prolonga-se por 3 anos (comercialmente). O ponto de colheita é fruto tenro, tamanho 10-15cm., o que ocorre 10-15 dias pós aberturas das flores. Destaca-se o fruto com a mão efetuando-se leve torção. O fruto colhido e levado para galpão. É conveniente colher a cada 3 dias. O rendimento varia de 50t a 145 toneladas por hectare. A colheita continua por 6 a 7 meses.

Classificados os frutos são acondicionados em caixas ou sacos que protejam o produto; a caixa deve conter frutos com o mesmo tamanho.

Há uma grande diversidade de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Os frutos podem ser arredondados ou terem a forma de pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos, com a cor variando de branco a verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Frutos passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. O chuchu é um fruto muito sensível, que se machuca com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada. Portanto, escolha os frutos com cuidado, evitando causar ferimentos.


O chuchu também pode ser encontrado na forma minimamente processada, ou seja, já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico. Certifique-se de que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, estraga-se rapidamente. Os melhores preços de chuchu ocorrem entre os meses de junho a outubro.

Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente, por 3 a 5 dias depois de colhidos, a partir de quando começam a murchar. Podem ser conservados por maior tempo, 6 a 8 dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico, na gaveta inferior da geladeira.

Minuto de Sabedoria.

Com os nossos pensamentos e palavras, construímos o verdadeiro mundo em que vivemos.

Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras.

Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz.

Plante sementes de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos da alegria e da felicidade.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

S.O.S do Lar

GELADEIRA

*PARTE INTERNA
MOFO-Esfregue com um pano molhado numa solução de 1/2 litro de água com uma colher de sopa de bicarbonato. Passe essa solução por toda a parte interna. Seque com um pano limpo. Se ainda restar algum  vestigio de mofo, umedeça uma esponja ou pano com água, borrife com bicarbonato seco e esfregue sobre o local. Depois, seque com pano.

*PARTE EXTERNA
MANCHAS AMARELADAS- Esfregue o local com um pano embebido em água sanitária. Em seguida, dê um polimento com cera incolor e um pano bem limpo. Antes que a cera seque, passe uma flanela limpa.

*MARCAS DE OBJETOS
As manchas deixadas por objetos que ficaram em cima da geladeira podem ser retiradas esfregando-se uma palha de aço fina e sabão de coco. Depois, passe água limpa e seque. Se as manchas pesistirem, passe um pouco de clorofórmio.

Receita do Dia.

PAVÊ DE MARACUJÁ

Ingrediantes:

100 gr de chocolate meio amargo ralado

500 gr de chantilly

1 pacote de biscoito maisena

Creme:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite sem soro

3/4 xícara de suco de maracujá

Cobertura :

1/2 xícara de água

1/2 xícara de suco de maracujá

1 xícara de açúcar

2 colheres de amido de milho


Modo de Preparo:

Montagem: em uma tigela ou em taças individuais. 1a. Camada - um pouco do chantilly. 2a. Camada - bolacha maisena (não colocar muito próximas umas das outras). 3a. Camada - creme de maracujá. 4a. Camada - chocolate ralado. Repetir as camadas, a última deve ser de creme de maracujá ou chantilly e colocar por cima a cobertura. Levar à geladeira. OBS: O maracujá pode ser substituído por 1/2 xícara de chá de suco de limão.

Creme:

Em uma panela misture o leite condensado e o creme de leite, em seguida leve ao fogo, mexendo bem. Depois acrescente o suco de maracujá. Leve à geladeira por mais ou menos 40 minutos, até ficar cremoso.

Cobertura :

Misture tudo. Leve ao fogo até engrossar e depois se quiser acresecente duas colheres de sopa de semente de maracujá.

Dica de Saúde.

Carambola

A carambola, fruto da caramboleira, é uma árvore ornamental de pequeno porte, de flôres brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de 4 anos de existência, dando em média 200 frutos, podendo durar de 50 a 70 anos.

De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta

febrífuga (que serve para combater a febre), estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de infecções renais. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico.

Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.

Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flôres e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.

CURIOSIDADES:

*A carambola tem uma forma curiosa, de gomos achatados, que, quando cortados no sentido transversal, têm o aspecto de uma estrela.

*Existem tipos de caramboleira que produzem frutos ácidos e outros que produzem frutos doces.

 Há tipos cujos frutos maduros tem cor verde, outros tem frutos maduros amarelo-claro e tipos com frutos maduros cor vermelha.

Minuto de Sabedoria.

Deus habita dentro de você!

Deixe, então, que Sua bonda de se manifeste através de seus olhos, tornando-os brandos de compreensão, quentes de com paixão, ternos pelo perdão constante a todos...

Que nenhum olhar de impaciência ou condenação tolde a beleza de sua vida!

Que sua fisionomia irradie contentamento de felicidade, de tal forma que todos os que se aproximem de você sejam contaminados por seu otimismo!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

S.O.S do Lar

PAREDES

*ADESIVOS
Tire com removedor de esmalte de unha.

*BATOM
Se a parede for lavável, use um limpador multiuso.

*GORDURA
Coloque sobre a mancha uma pasta feita com maisena e água, deixe ficar por algunsmas horas ou por uma noite, até que a pasta esteja bem seca. Escove. Se nesessário, repita a operação. Se a mancha for peguena, procure tirá-la imediatamente, esfregando um algodão com bastante talco.

*GRAXA
Use o mesmo processo da gordura.

*MOFO
Tire toda a poeira com um pano seco, em seguida, embeba um pano em água sanitária e passe no local manchado.  Não enxágue. Deixe secar naturalmente. Se após algum tempo a mancha voltar, repita a operação.

*TINTA A ÓLEO ACENTINADA
Limpe com água e sabão de coco

*TINTA FOSCA
Limpe com água e sabão de coco

*TINTA PLÁSTICA
Limpe com água e sabão de coco

*UMIDADE
Coloque uma folha de zinco no meio do aposento e sobre ela um pouco de enxofre, que deverá ser queimado, espalhando sua fumaça por todo o cômodo.

Receita do Dia.

Maçãs Apaixonadas


Ingredientes:

10 maçãs

6 envelopes de gelatina vermelha 

500 g de açúcar

quanto baste de água para cobrir


Modo de Preparo:

Descasque cuidadosamente as maçãs deixando os cabinhos. Leve ao fogo com os demais ingredientes até ferver e apurar bem.

Desligue o fogo e deixe-as dentro da calda para adquirir a cor. Vire-as uma vez.

Coloque em prato e  cubra com a calda e polvilhe açucar á gosto.

Dica de Saúde.

Tamarindo

O tamarindo ou tamarina  é uma árvore de grande porte da família das leguminosas. São referidos dois tipos de frutos, ambos de sabor azedo, levemente adocicado: o longo, contendo até 12 sementes e o curto, contendo de 1 a 4 sementes.

Para sua compra selecione os frutos firmes, íntegros, sem manchas e com coloração definida.

O tamarindo se conserva muito bem quando não lhe é retirada a casca, desde que não esteja danificada.

A fruta  - Usa-se para o preparo de sucos e doces.

A polpa - Com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.

Sementes - Ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.

Folhas - O cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.

A planta entra em produção entre 4 á 6 anos pós plantio e pode produzir ao longo de 200 anos. Após alcançar a maturação o fruto pode permanecer na árvore por várias semanas.

O ponto de maturação é reconhecido quando a casca do fruto torna-se quebradiça partindo-se facilmente à pressão dos dedos; deve-se colher o fruto amadurecido na planta.

Cada tamarindeiro adulto pode produzir de 150 a 250 kg de frutos por ano (12 a 18 toneladas por hectare).

Minuto de Sabedoria.

Não fique a pedir as coisas...

Os braços parados nada produzem.

As mãos que não ajudam criam ferrugem.

Trabalhe com entusiasmo e alegria, e o próprio trabalho trará com

seus resultados positivos, a solução de todas as suas dificuldades.

Procure gostar do trabalho que lhe cabe realizar, e dentro de pouco

tempo terá a alegria mo rando em seu coração.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

*FACAS DE COZINHA: COMO ESCOLHER.
As facas são um dos utensílios mais importantes para se ter na cozinha. Descubra que faca utilizar para cada tipo de alimento, como afiar e cuidar delas para que se estejam sempre limpas e com um bom corte.


Quatro facas que vocês deve ter em casa

Algumas facas de boa qualidade e bem escolhidas são essenciais em qualquer cozinha. As 4 facas que indicamos aqui resolvem a maioria das situações que você encontra em casa, mas poderão ser sempre complementadas com utensílios mais especializados para cortar filetes, desossar ou trinchar, se for necessário.

* Uma faca de pão, com serrilha (lâmina de 25,5 cm).

* Uma faca grande, ou faca do chefe, para picar, cortar em rodelas ou cubos (lâmina de 20 a 23) cm;

* Uma faca de cozinha, semelhante à faca do chefe, para descascar, raspar e picar (lâmina de 12,5 a 18 cm);

* Uma faca pequena para descascar e cortar frutas e legumes pequenos (lâmina de 7,5 a 9 cm);


Como escolher uma faca

Numa boa faca, a lâmina e o espigão, de aço, devem ser uma peça só. O espigão deve ser totalmente embutido no cabo e solidamente cravado. As lâminas de aço e carbono conservam-se bem afiadas durante mais tempo do que as outras, mas enferrujam e mancham com facilidade. Também podem alterar a cor de frutas, como maçãs, peras e limões, bem como o seu paladar. Já as lâminas de aço inoxidável têm de ser afiadas com maior frequência, mas dificilmente mancham e não afetam o sabor das frutas.


Como cuidar das suas facas

Utilize uma tábua de cozinha de madeira ou de material sintético que não cegue a lâmina. Guarde as facas num suporte próprio de madeira ou barra magnética organizadora de facas, separadas dos outros talheres para não lhes danificar o fio. Não passe a lâmina de uma faca sobre uma chama — danificará a têmpera do aço. Nunca utilize uma boa faca de cozinha para cortar papel ou corda.

Facas de aço e carbono devem ser lavadas à mão logo depois de utilizadas, para evitar que manchem. Limpe pequenas manchas com uma esponja de nylon e as manchas mais difíceis com a extremidade plana de uma rolha de cortiça molhada com detergente em pó. Passe uma gota de óleo de cozinha nas lâminas de aço e carbono depois de lavá-las e secá-las para protegê-las do vapor de água.


Como afiar as facas de cozinha

Para manter uma faca sempre bem afiada, passe-a por um afiador manual ou elétrico antes de cada utilização ou faça-a deslizar 3 ou 4 vezes de cada lado num fuzil, sem pressionar. Se a lâmina estiver sem corte, passe-a várias vezes por um afiador ou, se utilizar um fuzil, passe-a 15 ou 20 vezes de cada lado, fazendo maior pressão. A cada 2 anos, ou quando já não conseguir afiar as suas facas, leve-as a um amolador.


Aprenda a afiar as facas em casa

1. Apoie o fuzil sobre uma tábua. Coloque a parte mais larga da aresta da lâmina junto ao punho do fuzil, num ângulo de cerca de 45 graus.

2. Desça a faca ao longo do fuzil, sempre no mesmo ângulo, fazendo deslizar toda a lâmina, até que a ponta da faca fique encostada no fundo. Passe o outro lado da lâmina de baixo para cima do outro lado do fuzil, fazendo um ângulo de 45º e acabando com a ponta encostada no fuzil. Repita estas duas operações, fazendo a faca deslizar para cima e para baixo.

Receita do Dia.

Salmão Assado


Ingredientes:

1 1/2 kg de salmão

quanto baste de alho amassado

quanto baste de tomate seco picado

quanto baste de salsinha picada

quanto baste de sal

quanto baste de Azeite


Modo de Preparo:

Molho do tempero feito na véspera: Misturar todos os temperos, colocar em um vidro fechado e guardar na geladeira.

No dia seguinte uma hora antes de assar o salmão, temperar . Fazer sulcos no comprimento da peça de salmão e encher com o tempero. Colocar em um refratário com a pele para baixo, cobrir com papel laminado e levar ao forno. Mais tarde retirar o papel para corar bem.

Servir acompanhado de arroz branco.

Dica de Saúde.

Batata-doce
A batata-doce é um alimento de alto valor energético, ou seja, rico em carboidratos. Também fornece quantidades razoáveis de vitamina A, C e algumas do complexo B. A batata-doce é uma raiz da família Convolvulácea, originária da América Tropical. As raízes e ramas também são utilizadas na alimentação animal. Na indústria, a batata-doce é matéria prima para fabricação de álcool, amido, pães e doces.

Dependendo da cultiva, a batata-doce pode ter a pele branca, creme, amarela, rosada, avermelhada ou roxa. A polpa pode ser branca, creme, amarela, rosada, roxa ou branca com manchas roxas. Uma mesma variedade pode ter a pele e a polpa de cores diferentes. Raízes de polpa creme, amarela ou roxa são mais ricas em vitamina A do que as raízes de polpa branca. Ao comprar batata-doce, deve-se evitar raízes com início de brotação, pois duram menos e perdem o valor nutritivo. Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Neste caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.

As raízes podem ser conservadas por um longo, período de tempo em condição natural, desde que o local seja seco, fresco e bem ventilado. Neste caso, não é aconselhável colocar as raízes em saco de plástico pois a brotação será acelerada e a durabilidade reduzida. Sob temperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacos de plástico para evitar ressecamento.


As raízes podem ser consumidas diretamente cozidas, assadas ou fritas, ou na forma de doces, pães e bolos. As folhas ou brotos podem ser consumidos refogados, empanados ou em sopas. Seu sabor lembra o espinafre. A batata-doce pode ser cozida também com casca. Neste caso, deve-se lavar as raízes antes, em água corrente. Caso se pretenda descascar as batatas antes do cozimento, deve-se realizar este procedimento debaixo da água, pois as raízes têm uma liga que gruda nas mãos. Além disso, depois de cortadas, escurecem rapidamente.

A batata-doce pode ser congelada. Para isso, deve-se cozinhar as raízes até que fiquem macias, descascá-las e amassá-las formando um purê. Pode-se acrescentar 1 colher (chá) de margarina para cada 1/2 kg de purê. Deve-se acondicionar o purê em vasilha de plástico rígido e levar ao congelador, onde pode ser conservado por até 6 meses.

DICAS

*A batata-doce aceita como tempero: canela, cravo-da-índia, noz-moscada, mel, melado e açúcar mascavo.

*Para assar batatas-doces em forno doméstico, coloque-as sem descascar em forno com temperatura alta por 1 hora, ou até que estejam macias ao enfiar um garfo ou faca.

Minuto de Sabedoria.

Você, que é enfermeira, ame os doentes que a procuram e que lhe

foram confiados, como se fossem seus próprios filhos e irmãos.

Sua missão é grandiosa e sublime, embora difícil e espinhosa.

Não se irrite jamais!

Os enfermos são exigentes, porque sentem mais necessidade de carinho do que as pessoas sadias.

Seu carinho lhes apressará a cura, mais do que qualquer outro remédio.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

S.O.S do Lar

CHÃO

COMO ELIMINAR MANCHAS DE:

*FRUTAS - Lave o local com água e detergente. Depois de seco, encere.
                  - Lave com um alvejante bem diluído. Em seguida, enxágue e enxugue bem. Se necessário, passe uma palha de aço bem fininha, encere e lustre.

*MANCHAS ANTIGAS - Amoleça primeiro a mancha com óleo e, depois, use o processo do talco.

*REBOCO (FRESCO) - Deixe secar bem antes de passar a palha de aço. Varra e passe um pano úmido.

*RISCADO - Passe palha de aço e depois encere. O riscado desaparece, mesmo que seja profundo.

*RISCADO DE MOVÉL - Passe primeiro uma lixa de papel, tamanho médio, sempre no sentido do comprimento da madeira. Tire bem o pó e encere.

*SALTO DE SAPATO - Nas manchas leves, esfregue borracha de lápis comum
                                      - Nas manchsa mais acentuadas, passe terebintina ou querosene.  

Receita do Dia.

                                  Bolo de Creme de Leite

Ingredientes:

3 ovos
100 gr de margarina 
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
1 lata de creme de leite 
1 colher de amido de milho


Modo de Preaparo:

Bata a margarina com o açúcar e as gemas. Adicione a farinha de trigo e o amido de milho, bata bem.

Junte o creme de leite (com soro) e bata mais um pouco. Incorpore levemente as claras em neve e, por último, o fermento.

Coloque em fôrma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio e pré-aquecido.

Dica de Saúde.

Cominho

O cominho faz parte da composição do curry, é utilizado na cozinha oriental e mediterrânea. Na Alemanha, certos pães são temperados com suas sementes. Alguns queijos, como o gouda e o munster, podem também ser feitos com grãos de cominho em seu interior. O cominho também é utilizado moído, em pó, em muitos pratos da culinária árabe.

O cominho foi trazido para a Europa pelos árabes, que lhe atribuíam um poder afrodisíaco.

Originária da Europa e norte da Índia, é uma planta bianual. Na culinária usam-se as folhas, raízes (muito finas, fracas e esbranquiçadas, são aromáticas e consideradas uma delicadesa à mesa). As flores pequenas, brancas ou levemente rosadas, não são usadas na culinária, mas originam pequenos frutos, que contêm as sementes, muito aromáticas.

A medicina caseira aconselha uma xícara de chá de folhas de cominho contra a má digestão.

Na culinária usam-se do cominho as folhas e os grãos nos preparos de molhos para carnes e peixes, legumes, ovos, queijos e sopas.

Na Holanda é comum utilizá-lo em bolos e doces.

Para a colheita das sementes, retire os frutos antes de amadurecerem. Deixe-os secar para depois debulhá-los. Partes usadas: Folhas e sementes.

Os legumes, especialmente as lentilhas, são temperados com cominho frito na manteiga. Pode ser utilizado em misturas de temperos, polvilhados nos pratos antes de servir. O cominho preto é o fruto da planta de mesmo nome que cresce no Irã e na região norte da Índia, algumas vezes preferida em detrimento do cominho branco.

Minuto de Sabedoria.

"Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus" !

Então, manifeste constantemente a todas as criaturas, que é a

manifestação da Divindade ao seu redor !

Deus revela-se ao homem através do próprio homem.

O melhor meio de amar a Deus é saber amar ao próximo, reze vendo-lhe

as faltas, compreendendo seus problemas e ajudando-o em todas as

circunstâncias.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

S.O.S do Lar

DICAS DE COMO ORGANIZAR A PIA DA COZINHA

Não importa se a sua cozinha faz o estilo americana ou não. Uma pia bagunçada sempre dá a impressão de que a casa inteira está fora de ordem. Mas manter tudo no lugar não tem mistério se você aliar um mínimo de disciplina a acessórios que facilitam a vida.

*Louça em ordem

A regra de ouro é não deixar a louça suja acumular. Se alguém deixa um prato sujo na pia, o próximo já acha que não precisa lavar e daí já viu. Se todo mundo adotar a rotina de lavar a loça assim que sujar, a bagunça fica sob controle. Claro, a regra vale também para quem mora sozinho. Uma cesta organizadora ou um recipiente com divisórias deixam os utensílios usados para lavar louça sempre à mão. Se a ideia é também decorar, invista em kit para pia com design bonito e que ajuda a deixar tudo no lugar.

*Aproveite o espaço

Depois de lavar a louça, não é preciso secá-la imediatamente para manter a cozinha organizada. Um escorredor retrátil garante a organização sem ocupar espaço demais, e você ainda pode realizar outras tarefas (ou ter um tempinho só para você) enquanto a louça seca. Ter pratos e talheres à vista também deixa a rotina mais prática. Você pode aproveitar um canto da pia para guardar a louça mais usada no dia-a-dia em um rack. As facas também ficam à mão, e com muito estilo, em uma barra magnética organizadora.

*Conservação/ praticidade

Se o seu maior pesadelo é a montanha de potes, travessas, tábuas e recipientes que se acumulam depois de preparar um belo jantar, a dica é ir lavando cada item imediatamente após o uso. Se o evento é entre amigos, invista no bom humor e chame alguém pra ajudar. Assim, quando a refeição for servida ninguém estará sobrecarregado. Durante o preparo, usar uma tábua ajustável na pia otimiza o espaço e ajuda na organização, reduzindo no uso de recipientes. Um protetor de pia em silicone ajuda a conservar louças e panelas contra riscos e manchas.

Receita do Dia.

Bife a Cavalo

Ingredientes:

-100 gr de contrafilé em forma de bife

-Sal à gosto

-1 ovo

-Óleo de soja Sadia para fritar


Modo de Preparo:
Aqueça a frigideira. Despeje uma ou duas colheres de óleo. Junte o bife e deixe que frite bem de um lado. Vire e polvilhe sal.

Frite o ovo (não esqueça de polvilhar sal), e coloque sobre o bife.

Sirva com arroz branco e uma salada de sua preferência.

Dica de Saúde.

Aveia
Grão de cereal usado como alimento para humanos e animais, a aveia é membro do gênero Avena, da família Gramineae. Seu cultivo ocorreu recentemente, se comparado com outros cereais, como o trigo. Era inicialmente cultivada no Norte da Europa, em conjunto com o aumento do uso de cavalos como animais de trabalho, provavelmente dois mil anos a.C.

A aveia tem maior porcentagem de lipídios que a maioria dos cereais. Estes, em grande concentração e distribuídos por todo o grão, destacam-se nutricionalmente por sua razão favorável entre ácidos graxos poliinsaturados e saturados, pelo seu alto conteúdo de ácidos oléico e linoléico, vitaminas e por suas propriedades antioxidantes.

O farelo é principal fonte de fibra solúvel (beta-glucanas), usado para mingaus e outras receitas caseiras, como pães e bolachas, principalmente para indivíduos com hipercolesterolemia.

A farinha é usada em panificação,confeitaria e em mingaus para bebês.

Flocos inteiros são usado principalmente na produção de granola, cereais em barra e na panificação;

Flocos médios e finos são usados principalmente na produção caseira de mingaus e sopas;

Minuto de Sabedoria.

Procure descobrir o seu caminho na vida.

Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.

Nós é que temos que descobrir a estrada e segui-la com os nossos

próprios pés.

Desperte para a vida, para a verdadeira vida.

E, se deseja a felicidade, lembre-se: você é o único responsável

por seu destino.

Supere as dificuldades, vença os obstáculos e construa sua vida.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

CRISTAIS

As manchas geralmente desaparecem quando esfregadas com uma fatia de cebola cortada na hora. Pode-se, também, usar uma solução feita de café e bicarbonato.

*GARRAFAS E GARRAFÕES
Manchas internenas - Encha-os até a metade com água quente (más n~~ao quente demais, para não rachar), acrescente 1 colher de sobremesa de sal e um pouco de jornal picado. Sacuda de vez em quando, até que a água esfrie. Enxágue em seguida.

*LICOREIRA
Manchas internas - Coloque 1/4 de xícara de chá de vinagre branco e um punhado de casca de ovos moídas dentro da licoreira. Deixe agir por algumas horas, sacudindo de vez em quando. Enxágue.

*MOFO
Misture um pouco de alfazema com álcoo puro e esfregue nos cristais com algodão. Deixe secar novamente e passe um pano tipo linho, para não deixar fiapos.

Receita do Dia.

Banana Gelada com Chocolate e Coco Ralado


Ingredientes:

- 10 bananas nanicas pequenas ou prata .

- 500 g chocolate hidrogenado.

- coco ralado, chocolate branco ou chocolate granulado.

- palitos de sorvete.
 
 
Modo de Preparo


Espete os palitos nas bananas com a casca, coloque no freezer por 30 minutos, aproximadamente, retire a casca, passe pelo chocolate derretido e pelo coco ralado, ou se preferir pelo chocolate granulado ou faça desenhos com chocolate branco derretido. Volte a geladeira novamente até endurecer o chocolate.

Dica de Saúde.

Feijão
O feijão pertence ao grupo das leguminosas, a melhor fonte de proteínas vegetais.

Existe feijão para todos os gostos e usos: os norte-americanos costumam comer feijão com bacon e melado, os franceses preferem os feijões mais graúdos, brancos ou vermelhos, sem o caldo. Já os mexicanos preferem comê-lo frito ou refrito, também sem o caldo e com chili, uma pimenta bem picante e perfumada.

Mas na verdade, nenhum povo soube tirar tanto proveito do feijão como o brasileiro. Aqui ele reina soberano, seja na feijoada, no tutu à mineira, nas sopas, saladas, nas comidas de tropeiros, no acarajé, como complemento para o arroz ou acrescido de carnes ou legumes.

São tantas as variedades de feijão que vale a pena conhecer melhor os principais tipos encontrados no mercado:

Feijão Preto

Ele é uma unanimidade desde os tempos coloniais. Um viajante europeu chamado Carl Seidler, que esteve por aqui em 1826 disse o seguinte:
"O feijão, sobretudo o preto, é o prato predileto dos brasileiros; figura nas mais distintas mesas, acompanhado de um pedaço de carne seca ao sol e toucinho à vontade.
Não há refeição sem feijão, só o feijão mata a fome. É nutritivo e sadio, mas só depois de longamente acostumado sabe ao paladar europeu, pois o gosto é áspero, desagradável..."

Feijão Jalo

Os grãos são grandes e amarelados. Depois de cozido, forma um caldo encorpado, de coloração marrom avermelhada. Muito consumido em Minas Gerais e na região Central do Brasil, serve de base para o preparo de Tutus e Virados.

Feijão Carioquinha

É a variedade mais consumida atualmente no Brasil. Seu tamanho médio e as listas de um marrom mais forte que o grão são sua "marca registrada".

Rende um bom caldo e cozinha rapidamente. Com os grãos cozidos e o caldo escorrido, faz-se um bom feijão tropeiro, misturando-se farinha, cheiro-verde, lingüiça ou carne de sol.

Feijão Rajadinho

É um pouco mais claro que o carioquinha e suas listras têm coloração avermelhada. Depois de cozido forma um caldo encorpado e muito saboroso, semelhante ao do feijão jalo.

Feijão Vermelho

De coloração vermelha escura e grãos longos, é uma variedade mais indicada ao preparo de saladas. Os franceses chamam-no Flageolet, e fazem dele um complemento para os assados, com salsa picada e manteiga. Depois de cozido os grãos se mantêm íntegros, sendo ideal para o preparo de saladas.

Feijão Rosinha

Embora não seja rosa, como o nome sugere, sua cor tende mais para um vermelho suave do que para o marrom.Os grãos são pequenos, com casca delicada. Faz um bom caldo e cozinha com facilidade.

Feijão Branco

Com grãos de tamanho grande, é a variedade ideal para o preparo de saladas ou pratos mais elaborados, como o Cassoulet.

Feijão Fradinho

Também conhecido como feijão macassar ou feijão de corda, é com ele que se prepara o acarajé. Possui coloração clara e um "olho" preto.

Seja qual for a receita escolhida, ela com certeza ficará mais saborosa se o feijão estiver novo. Para quem mora no campo, próximo às lavouras, fica mais fácil saber se o feijão está novo, quando foi colhido. Mas e para quem mora nas cidades? Bem, o feijão comercializado a granel, em feiras livres, costuma ser mais novo do que o feijão vendido já embalado. Observe se os grãos estão brilhantes e graúdos, um sinal de que não perderam sua umidade natural. Para tirar a dúvida, uma boa dica é dar uma mordidinha no grão: se ceder sem quebrar, o feijão é novo. Se for comprar já ensacado, é importante verificar sempre o prazo de validade na embalagem.

Dica de Saúde.

Não perca sua serenidade.


A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena

o coração.

Domine suas reações emotivas.

Seja dono de si mesmo.

Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento.

Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade.

Não perca sua calma.

Pense antes de falar, e não ceda a sua impulsividade.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

TRUQUES NA COZINHA

*Alface - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.


*Peixe assado - O peixe assado não grudará na fôrma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batatas cruas.

*Para que o arroz fique soltinho, quando estiver quase seco pingue algumas gotinhas de vinagre e quando seco pingue novamente as gotinhas de vinagre,apague o fogo, deixe descansar dez minutos e sirva.

*Para evitar que o arroz guardado umedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando.

*Quando usar somente meio abacate e para que a outra metade não escureça polvilhe sobre sua superfície farinha de rosca.

*Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos de cheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmos.

*Não tempere o bife com o sal antes de fritá-lo pois o sal desidrata a carne fazendo-a perder suas propriedades nutritivas.

*Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.

Receita do Dia.

Bombocado

Ingredientes:


•Açúcar 02 quilos

•Farinha 700 grs.

•Ovos 20 unidades

•Côco seco 100 grs.

•Queijo 100 grs.

•Leite comum 02 Litros


Modo de preparo:

1. Colocar todos os ingredientes em uma vasilha e mistura bem

2. Despejar a massa em uma forma carameliazada e cozinhar em banho maria.

Dica de Saúde.

Trigo
O trigo é um cereal da família das gramíneas (ver), do gênero triticum, que compreende cerca de 24 espécies, das quais as mais extencivamente cultivadas são T. aestivum e T. durum. É o cereal mais importante na alimentação humana, nas regiões de clima temperado. O arroz, seu mais próximo concorrente, e o milho predominam nas regiões tropicais.
A planta tem raízes fasciculadas, comos eretos, cilindricos, com cinco a sete nós sólidos e internós ocos na maioria das variedades. As folhas são lineares, simples, paralelinérveas, com bainhas que, em geral, cobrem cerca de 2/3 do colmo, com aurículas e lígulas. A inflorecência é uma espiga, com espiguetas sésseis. cada espigueta consiste de duas brácteas estéreis ou glumas, e duas a cinco flores. Cada flor tem duas glumas: a lema e a pálea, três estames e um pistilo, e duas pequenas lodículas na base.


O fruto é uma cariopse, pequena, seca, indeiscente, com uma única semente, fino pericarpo, embrião e endosperma. Tem cor vermelha, branca ou intemediária, quando o endosperma é vítreo, a cor é mais escura; quando farinhoso, mais clara.

A planta é anual, com ciclo de cerca de 90 a 180 dias, conforme o ambiente e o genótipo. O porte vai de 20cm a cerca de 2m de altura. Há variedades que necessitam de frio, sem o que não completam seu ciclo e outras cuja floração depende da duração do dia.

As grandes regiões produtoras de trigo estão nas zonas de clima temperado e chuvas, as moderadas. Fazem-se culturas nas planícies para facilitar o uso de máquinas. Entre os principais alimenros do mundo,o trigo é o que menos necessita de água. O excesso de chuvas, aliado a temperaturas elevadas, favorece moléstias e pragas. As maiores zonas produtoras estão na antiga URSS, nos EUA e Canadá, na Europa ocidental, no sudeste da Austrália, nos vales do Índus e do Ganges, na Índia e no Paquistão, nos pampas da Argentina, no norte da China e no vale do Nilo.


Quanto ao ciclo, há dois tipos de trigo: o de primavera, plantado na primavera e colhido no verão, e o de inverno, plantado no outono e colhido no fim da primavera e no verão.

Os trigos de inverno são plantados nas regiões deinverno moderadamente frios. com verões secos e quentes. Plantados no outono, recebem logo chuva e neve, a qual, com o degelo, ao chegar a primavera, supre o solo lentamente de água.

Os trigos de primavera são plantados nas regiões de clima temperado e frio rigoroso, onde o trigo não resistiria ao inverno, principalmente quando não tem a proteção da neve. São plantados também nas regiões onde o inverno é ameno, pois, em geral, não dependem do frio para completarem seu ciclo. Mais próximo aos trópicos e também perto do ártico, plantam-se trigos de primavera.

A parte do tigo usada na alimentação humana é o endosperma do fruto,que se transforma em farinha, pela operação da moagem, baseada no grau diferente de friabilidade do endosperma, da casca e do embrião. Enquanto o endosperma submetido a pressão quebra-se em particulas cada vez menores, a casca e o embrião fragmentam-se menos, e podem ser separados por peneiragem, para constituirem o farelo, utilizado nas rações para animais domésticos, especialmente bovinos e aves.


Quanto mais branca a farinha de trigo, menos casca e embrião contém; mas os teores mais elevados de vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras estão no embrião e na casca. Daí ser a farinha integral mais nutritiva, embora seja escura e de mais difícil conservação, por seu conteúdo de enzimas.

A proteína da farinha de trigo é o glutén, que determina a qualidade do pão, tornando-o macio, além de contribuir para seu valor alimentício. A farinha tem uns 12% de proteína; o restante é principalmente amido.

Há vários tipos de trigo: duros, médios, moles e um tipo especial, da espécie Triticum durum para massas alimentícias, como o macarrão. Os trigos duros são mais ricos em glúten e de maior força, servindo, especialmente, como conrretores ou melhoradores dos trigos moles, assim chamados pela qualidades fraca de seu glúten, sendo os médios os intermediários. Os trigos moles produzem farinha melhor para bolos, biscoitos, tortas etc.