segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

S.O.S. DO LAR

*10 REGRAS PARA SE LIVRAR DA BAGUNÇA NA COZINHA.

Para facilitar a sua vida, selecionamos 10 regras básicas que vão deixar o ambiente livre da bagunça.



Regra nº 1: Tirou, guardou!

Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar. E nada de preguiça ao arrumar. Não acumular objetos soltos pelo ambiente também ajuda a manter a organização.


Regra nº 2: Armazene com lógica.

Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas. Mas não debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias, diz Cristina. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia.


Regra nº 3: Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia.

Esta deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Talheres para servir ficam no armário próximo à mesa e dentro do porta-talher. Senão, quem for arrumar a mesa acaba atrapalhando o cozinheiro.


Regra nº 4: Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira.

Frituras e gorduras se espalham pelo ar e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Um bom exaustor ajuda. Utilize também utensílios para fritura.


Regra nº 5: Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar.

Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente. Se não é o local escolhido, provavelmente irá esquecer onde estão.


Regra nº 6: Preserve a circulação do ambiente.

Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.


Regra nº 7: Abuse dos armários.

É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa da higiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados), indica Simone. E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira. No máximo, deixe alguns potes decorativos, alerta a designer de interiores. Se precisar, utilize um suporte ao lado geladeira com prateleiras extras.


Regra nº 8: Descarte o que for inútil e sem uso.

Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Além de ocupar espaço, atrapalham.


Regra nº 9: Ordene também a despensa.

Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos no fundo do armário. Você pode usar mini prateleiras para ganhar mais espaço. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável) ou em gavetex.


Regra nº 10: Agrupe e armazene a louça por material.

Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa.

Receita do Dia.

MACARRÃO ALHO E ÓLEO.


Indredientes:
250 gr de espaguete

3 colheres de azeite

5 dentes de alho amassados

quanto baste de sal



Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão. Em outra panela refogue o alho, com o azeite e o sal. Mexa bem para não queimar e depois coloque o macarrão. Misture bem e sirva a seguir.

Dica de Saúde.

 MILHO
O milho tem várias aplicações na culinária. Ele pode ser usado como cereal, quando seus grãos já estão secos, ou como legume, quando frescos. Ele cresce em forma de espiga, seus grãos formam fileiras retas ao longo do sabugo, onde eles estão encaixados. A espiga é recoberta pelos cabelos do milho, fios macios, longos e de cor marrom, os quais são as flores femininas do cereal. Protegendo os grãos e o cabelo há uma capa de folhas verdes e ásperas, conhecida como palha do milho, que depois de seca serve para envolver a pamonha ou fazer cigarros de palha. Os grãos do milho mudam de cor e formato de acordo com a variedade. O milho dente, tem grãos longos e achatados, podendo ser amarelos ou brancos. Os grãos do milho duro são curtos e arredondados e, embora sejam sempre brilhantes, sua cor pode variar do vermelho-alaranjado ao amarelo ou branco. O conhecido milho de pipoca tem grãos pequenos, amarelos ou brancos. Há ainda o milho para canjica, brancoe sem germe, que é a base para essa espécie de sopa doce, também chamada munguzá.


O milho é um alimento bastante rico em sais minerais, proteínas e vitaminas. De fácil digestão, ele pode ser consumido até por pessoas que tenham problemas digestivos. A combinação mais saudável e nutritiva do milho é com leitoe. Ele dá origem a vários pratos, como a pamonha, a canjica, o curau e difrentes tipos de creme. Esta combinação compensa a falta de aminoáciods do milho. A canjica é um prato de alto valor nutritivo, sendo muito recomendada às mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois acredita-se que aumenta o leite.

Escolha as espigas com folhas de cor verde bem vivo e de cabelo marrom escuro. Quanto mais amarela e seca a casca, mais duro será o milho. Muitas vezes o milho é vendido já descascado. Nestes casos, preste atenção na parte de baixo da espiga. Se ela estiver macia, o milho é fresco , se estiver dura ou cortada, o milho já está velho. Compre sempre as espigas que têm grãos até a parte de cima. Além disso, o grão precisa estar macio. Para verificar isso, faça o seguinte teste: aperte os grãos com as unhas, se soltar um pouco de líquido é sinal de que o milho está bom. O milho rende pouco quando ralado ou triturado. Por isso, ao comprá-lo para esse fim, lembre-se de que cada 100 g de milho "in natura" são aproveitados apenas 40 g. Também é possível comprar milho industrializado em latas.

O milho deve ser guardado sem casca e sem cabelo, na gaveta de verduras da geladeira. Nessas condições, o milho verde se conserva bom até 10 dias. Se for preciso conservá-lo por mais dias, é recomendável guardar no congelador. Dessa forma pode-se conservar o milho verde por até 1 mês, embora ele perca um pouco o sabor e fique mais duro. Os grãos soltos de milho verde devem ser guardados em recipientes bem fechados.



Minuto de Sabedoria.

Quando a dúvida o assaltar, firme seu coração, no desejo de perseverar até o fim.

Se a mágoa e a calúnia o ferirem, não fique a lamentar-se inutilmente, gaste seu tempo em trabalhos construtivos, auxiliando a todos os que necessitam de seu apoio.

Não se deixe desfalecer pelas dores!

Ao contrário: eleve seu pensamento confiante, pedindo o socorro do alto.