quinta-feira, 7 de julho de 2011

S.O.S do Lar.

*Alguns pequenos truques para conservar ou cozinhar alimentos de forma mais prática, rápida e nutritiva.

- As vitaminas são facilmente destruídas pelo calor. Portanto, procura comer alimentos crus sempre que possível. Ao cozinhares hortaliças usa o mínimo de água necessário, para evitar a perda de vitaminas B e C, solúveis na água. Não deixes cozinhar muito tempo e não cortes muito a verdura e a fruta.

- A maioria das vitaminas aloja-se logo abaixo da casca das frutas e legumes. Portanto, é melhor comê-los com casca.

- Se preferires, em vez de deixar as leguminosas de molho na véspera, coloca-as de molho em água a ferver, uma ou duas horas antes de começar a receita.

- Ao utilizar panela de pressão para cozer leguminosas, não ultrapasses metade de sua capacidade. Isso porque, à medida que cozinham, as leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula da panela. Cozinha em lume brando e com água suficiente para não secar.

- Se o feijão ficar muito salgado, adiciona-lhe algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um óptimo sabor ao feijão.

- O feijão ficará mais macio se colocares algumas gotas de azeite enquanto ele cozinha.

- Coloca o feijão de molho, de véspera, e adicione uma colher de chá de fermento em pó para que fique mais macio.

- Utiliza a água da cozedura do grão-de-bico, das lentilha e do feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.

- Para retirares as peles das amêndoas basta ferver 2 minutos em água quente. Sairá com facilidade.

- Cozinha o espinafre numa panela com tampa, em fogo brando sem água. Com este processo vais obter todo o valor nutritivo do espinafre.

- Ao cozinhar beterrabas, junta um pouco de sumo de limão e açúcar para conservar a cor. Essa água pode ser aproveitada na preparação de sopas, pois é rica em sais minerais e vitaminas.

- Para retirar o excesso de gordura de um molho, deixa-o no congelador durante vinte minutos. Assim, a gordura ficará congelada e sua remoção será mais fácil.

- Se o arroz queimar, coloca imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro a queimado desaparece. Tira o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.

- Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarda em lugar fresco e seco.

- Para que a salsa se conserve sempre verde e fresca, até três semanas, lava, escorre bem, coloca num vidro com tampa e guarda no frigorífico.

- Para dar um sabor ardido igual ao da pimenta (sem os inconvenientes dela) a sopas, molhos, acrescenta um pedaço de gengibre. Retira na hora de servir.

- Ao comprar beringelas prefira as que estiverem rijas, pois as enrugadas e murchas são sempre amargas. Antes de usares as beringelas, corta-as ao meio no sentido do comprimento e deixa-as de molho por alguns minutos em água fria salgada, com a parte cortada mergulhada nessa água. Depois lava e utiliza.

- Para que as beterrabas não manchem as saladas às quais irão ser misturadas, depois de cozidas e frias coloca-as no congelador, apenas para ficarem geladas (cuidado para não congelar). Então emprega.

- Antes de cozinhar os brócolos deixa-os de molho, alguns minutos, em água com um pouco de vinagre para soltar as impurezas e os bichinhos que costumam concentrar-se na verdura.

- Para impedir que a fruta perca a cor depois de descascada, borrife-a com sumo de limão ou de abacaxi.

- Batatas assadas com casca ficam mais saborosas se forem esfregadas com casca de limão, antes de irem ao forno.

- Na batata frita, o melhor é adicionar o sal depois de ser retirada da gordura. Assim estarás evitando que ela murche.

- As batatas devem ser condicionadas em locais ventilados, secos e escuros, com temperatura fresca. Se ficarem à luz por muito tempo ficarão com a superfície esverdeada e com o gosto amargo.

- Para não chorar quando cortar as cebolas, coloca-as num recipiente com água durante 2-3 minutos depois de descascadas e cortadas ao meio.

- Para lavar bem os morangos deita umas pedras de sal na água. Só depois é que os deve passar por água pura. Os morangos devem ser colocados na parte menos fria do frigorifico, para não perderem o sabor. Congelá-los, nunca!

Receita do Dia.


Mousse de Uva


Ingredientes:

2 xícara(s) (chá) de suco de uva
6 unidade(s) de clara de ovo em neve
6 colher(es) (sopa) de açúcar
1 caixinha(s) de gelatina sabor uva
1 caixinha(s) de gelatina vermelha sem sabor
1 lata(s) de creme de leite sem soro
Calda
2 xícara(s) (chá) de suco de uva
1 colher(es) (sobremesa) de amido de milho
3 colher(es) (sopa) de açúcar

Modo de preparo:


Dissolva as duas gelatinas no suco de uva em banho-maria e reserve. Bata as claras em neve e junte o açúcar aos poucos. Adicione as gelatinas dissolvidas e o creme de leite. Misture levemente e coloque em uma forma para pudim molhada. Deixe gelar por 12 horas em geladeira.
 
Calda

Misture bem os ingredientes. Leve ao fogo até ferver. Depois de fria, coloque sobre a mousse.

Dica de Saúde.

                                            Abóbora

É uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro. Lave bem as sementes, seque-as em um pano limpo ou papel absorvente, tempere com sal e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
Para fazer doces em pasta, em calda ou cristalizado, dê preferência à abóbora seca (de frutos grandes). Para pudins e curau os três tipos podem ser utilizados. Para pratos salgados, a abóbora japonesa é a mais indicada por ter a polpa mais enxuta.
Para descongelar deixe a abóbora na parte de baixo da geladeira de um dia para o outro ou em condição ambiente por algumas horas. O descongelamento também pode ser feito direto ao fogo, durante o preparo do prato ou em microondas.

Dica:
*Cozinhe a abóbora em pedaços grandes com casca e depois aproveite a casca cozida fazendo farofa ou misturando-a ao arroz ou carne moída

Temperos que combinam com a abóbora:
 *Sal, cebola, açúcar, alho, pimenta, noz moscada, canela e gengibre.

Minuto de Sabedoria

Lembre-se de que não devemos humilhar ninguém.
Os erros que os outros cometem hoje, nós podemos cometê-los amanhã.
Não se julgue inatingível nem infalível.
Todos podem falhar.
Trate os outros com tolerância, para que possa reerguê-los, se
errarem.
A perfeição não é desta terra.
Não exija dos outros aquilo que você também ainda não pode
dar.