terça-feira, 1 de março de 2011

S.O.S DO LAR

*COMO ORGANIZAR A MALA PARA VIAGEM DE CARNAVAL.

Saiba tudo o que você deve levar para aproveitar o feriado

Viajar é sempre bom, principalmente quando temos o que festejar: o Carnaval.

São quatro preciosos dias para curtir, pular e, porque não, relaxar.  Mas muitas vezes, antes de viajar, nos deparamos com um problema: arrumar a mala. As dúvidas são muitas: Como estará o tempo? Que calçados levar para curtir a folia? Como conseguir levar tudo que precisa sem encher demais a mala? Para ajudar a acabar com esta preocupação preparamos um checklist para organizar a mala para os quatro dias de viagem.

 
Antes de fazer as malas:
Para selecionar a roupa e o calçado, informe-se sobre o tempo e as características climáticas do local para onde vai. Depois de se informar, escolha apenas as peças de roupa adequadas e duas mudas diferentes, para o caso de haver alguma alteração no clima.

Lista básico para mala de Carnaval:


* 4 shorts
* 4 blusas para o dia
* 4 blusas leves para a noite
* 2 vestidos fresquinhos
* 1 jaqueta jeans ou uma malha
* 1 camisola ou pijama
* 1 par de botas ou sapato fechado
* 1 par de sandálias
* 1 par de tênis
* 1 par de chinelos
* 4 pares de meia
* 5 conjuntos de calcinha e sutiã
* 2 bolsas


Acessórios:
* 3 pares de brinco
* 1 relógio
* 1 pulseira
* 1 óculos

Se for para a praia, aumente o número de calcinhas e sutiãs, inclua mais um par de sandálias, inclua 2 biquínis, além de acessórios como uma canga e uma bolsa de praia.

  Dicas:

* Arrume a mala de acordo com o que você pretende fazer nestes dias.
* Para organizar a mala de viagem, leve roupas versáteis, que podem ser usadas durante o dia ou à noite.
* O segredo é escolher peças que combinem entre si e de vários jeitos, como preto e branco e jeans e blusinhas.
* Evite estampas, pois elas são mais difíceis de combinar.
* Os acessórios é que vão dar o toque final e tornar o vestuário escolhido mais desportivo ou mais sofisticado. Organize-os em estojos para viagem.
* Para a escolha dos calçados, leve um par de sapatos formal, um informal e uma sandália. Todos já devem ter sido usados, para não machucar seus pés.
 
Ordem das peças:

1.
No fundo, vão os sapatos, devidamente embalados em saquinhos, ou em uma sapateira para viagem.
2. Acima dos sapatos vão as calças. Para que elas não amassem muito, coloque-as com as pernas para fora da mala e só dobre depois de ter colocado todas as outras coisas. Nunca dobre mais do que duas vezes.
3. Em seguida, coloque jaquetas e blusas, viradas do avesso, com as mangas para dentro e dobradas apenas uma vez, ao meio.
4. Agora é a vez dos vestidos, também do avesso e com apenas uma dobra.
5. As camisetas e blusinhas vão enroladas, sobre as saias e vestidos. Roupas usadas devem ser colocadas em sacos para roupas sujas, para que não se misturem com as limpas.

Outras dicas:

Hoje existem produtos no mercado especialmente preparados para organização de malas. Desde organizadores de acessórios e peças íntimas, até sacos que a vácuo que diminuem em até cinco vezes o volume de roupas e objetos.

Receita do Dia.

                  Sanduiche de Forno de Presunto e Queijo

Ingredientes:

2 pacotes de pão de forma sem cascas
1 kg de mussarela
1 kg de presunto
quanto baste de manteiga
 
Molho:
1 litro de leite
1 cebola média
100 gr de queijo ralado
3 ovos

Modo de Preparo:


Passe um pouco de manteiga em cada pão (sem a casca). Molhe ligeiramente no molho. Coloque em um refratário  camadas de pão, presunto e mussarela, sucessivamente. Na última camada, coloque apenas mussarela. Leve ao forno, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Dica: Entre as camadas, pode-se colocar também champignon e palmito picados.
 
Molho

No liqüidificador , bata todos os ingredientes do molho e reserve.
 

Dica de Saúde.

                                               Laranja

Fruta originária da Ásia, especialmente da China e do arquipélago malaio, é o nome genérico dado a várias frutas que pertencem ao grupo dos citrus (dentro deste grupo estão também o limão, a lima, a cidra, o grapefruit, etc.).
Quase todas as variedades de laranja têm forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta. Entre as várias espécies de laranja, as híbridas (produto da mistura de duas ou mais espécies diferentes) são as de maior tamanho, têm melhor sabor e maior quantidade de suco.
Seus nutrientes diferem conforme a variedade da fruta. Porém, de forma geral, qualquer tipo de laranja contém quantidades apreciáveis de sais minerais, principalmente cálcio, potássio, sódio e fósforo.
A laranja é rica em vitaminas do complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada a melhor fonte de Vitamina C (duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa). Além disso, contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo. Da flor e da folha extraem-se óleos e essências usados na medicina caseira.
A vitamina C, o nutriente mais importante da laranja, se oxida e se perde com muita facilidade.
Por isso, deve-se tomar alguns cuidados para evitar que isso aconteça:
Evite consumir laranjas muito maduras. Elas devem estar no ponto certo de maturação.
A vitamina C começa a desaparecer quando a polpa entra em contato com o ar. Portanto, só descasque a laranja na hora em que for consumí-la. Da mesma maneira, não guarde o suco de laranja, mesmo que seja na geladeira. Se a fruta fizer parte da merenda das crianças, retire a casca, mas deixe a parte branca (que funciona como uma proteção).
Para cortar a laranja, use somente faca de aço inoxidável. Outros metais oxidam a vitamina C.
O suco da laranja deve ser servido fresco e gelado. Aquecido, ele perde a vitamina C. Por isso, as receitas à base de laranja não podem ser consideradas fontes dessa vitamina.
Quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C.
No Brasil, as variedades mais cultivadas e conhecidas de laranjas são:

Laranja-da-baía

Também conhecida como laranja-de-umbigo porque tem uma saliência na parte de baixo. Tem sabor adocicado, polpa muito suculenta e casca amarelo-gema. Dá bastante suco, podendo ser consumida ao natural, em refrescos ou como ingrediente de pratos especiais. Por ser pouco ácida, seu suco pode ser misturado ao de outras variedades (como laranja-pêra e laranja-barão) com bons resultados. É o tipo de laranja que contém a maior quantidade de vitamina C.

Laranja-da-terra

Conhecida em algumas regiões como laranja-cavala e em outras como laranja-azeda ou laranja-bigarada, tem cor amarelo-forte com tons avermelhados, forma achatada e não é muito grande. De sabor ácido e polpa suculenta, pode ser consumida em forma de suco, masa melhor maneira de prepará-la é a compota, tipo de doce em que a casca também pode ser usada.

Laranja-lima

É a variedade menos ácida, sendo, por isso, muito recomendada para bebês. Tem casca fina de cor amarelo-clara, sabor suave e doce e polpa muito suculenta. É ótima para ser comida em gomos, mas não se presta a outros preparos culinários.

Laranja-seleta

Quase do tamanho da laranja-da-baía, é bem suculenta, tem sabor adocicado, pouco ácido, e casca amarelo-clara. Excelente para ser consumida ao natural ou em sucos, não se presta para preparações culinárias.

Laranja-pêra

Menor que as outras variedades, tem casca fina e lisa, cor amarelo-avermelhada e polpa suculenta. Tem sabor adocicado, e é especial para o preparo de sucos e geléias.

Laranja-barão

Embora com formato parecido ao da laranja-pêra, é menor e tem cor mais clara. Sua casca é fina e lisa e a polpa muito suculenta, sendo recomendada para o preparo de sucos e pratos especiais.
Na hora da compra, dê preferência às laranjas mais pesadas, pois são as que têm maior quantidade de suco. Verifique se a cor está de acordo com a variedade, porque mudanças na coloração indicam má qualidade da fruta.
Alguns tipos de laranja têm a casca lisa, e outras, porosa. Nas primeiras, quanto mais fina for a casca, mais suculenta é a fruta. Nas variedades de casca amarelo-forte, manchas marrons são indício de que a fruta está bem doce e suculenta.
A laranja-seleta deve ter um pedacinho do galho, sinal de que foi colhida corretamente. Em geral, a fruta boa para o consumo deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos. Também é possível comprar suco de laranja enlatado, concentrado ou congelado. A geléia ou a casca cristalizada ou em compota são outras formas de industrialização da laranja. As essências e a água de flor de laranjeira são encontradas em farmácias especializadas.
A laranja deve ser conservada em lugar fresco e arejado, de preferência fora da geladeira. O suco enlatado ou congelado precisa ser mantido no congelador. O suco pronto pode ser conservado na geladeira, mas ele perde toda a vitamina C.

DICAS CULINÁRIAS

Para tirar o amargor do doce de laranja-da-terra, junte 1 colher (sopa) de sal à calda na hora em que começar a ferver.
As carnes gordas de ave ou de porco ficam deliciosas quando combinadas com o sabor ácido da laranja. Pernil, presunto e pato podem ser assados em suco de laranja, para que fiquem mais macios e saborosos.
Os coquetéis de champanha poder ser servidos com casca de laranja. Os de vermute ou uísque podem ser preparados com suco de laranja.
A casca de laranja seca ao sol ou no forno serve para aromatizer suflês e omeletes.
A casca de laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz-doce, cremes e crepres.
Para que a membrana branca da laranja saia com mais facilidade, deixe a fruta de molho em água fervente por 5 minutos ou leve-a ao forno moderado pelo mesmo tempo.
Para adoçar a laranja azeda, descasque, corte em gomos e polvilhe cada um comuma pitada de sal.
Esfregue em seguida.
Para que o doce de laranja-da-terra fique mais gostoso, rale a fruta em lugar de descascar.
Para a sobremesa, sirva gomos de laranja polvilhado com coco ralado.

CURIOSIDADES

A infusão de folha de laranjeira é ótima para casos de enxaqueca e ajuda a baixar a febre.
A casca de laranja moída é um excelente remédio para eliminar os gases intstinais e combater a prisão de ventre.
Para resolver o problema de insônia, pingue algumas gotas de água de flor de laranjeira no travesseiro.
A infusão de flor de laranjeira é um excelente calmante. Junte um punhado de flores a 1 litro de água fervente. Deixe descansar durante algumas horas, coe e beba.
As primeiras laranjeiras brasileiras foram plantadas no litoral do Estado de São Paulo.
Apalavra laranja vem do persa narang, através do árabe naranya.
Foram os portugueses que introduziram a laranja doce na Europa.
Colombo, na sua segunda viagem, introduziu os cítricos na América.
Durante as travessias de Colombo foram descobertas as propriedades antiescorbúticas dos cítricos.

Propriedades da laranja

A laranja é uma fruta muito popular, refrescante e nutritiva. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra.
Na culinária, é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.

DICA

Na hora de comprá-las, dê preferência às mais pesadas pois, normalmente, são as que contêm mais suco.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio. que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias.
Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

VALOR CALÓRICO

100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções
Dá vitalidade às gengivas
Possui também propriedades cicatrizantes
Suas fibras ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo
Auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Minuto de Sabedoria.

Se o sofrimento bateu à sua porta não se desespere: são bem
aventurados os que choram porque serão consolados.
O sofrimento parece a todos um mal, a dor apavora...
Mas, quando aprendemos que a dor é uma libertação que nos devolve a
paz de espírito passamos a jugá-la menos dolorosa.
Para que sua dor doa menos, aprenda a conformasse com ela, porque ela
representa sua libertação.