sexta-feira, 13 de agosto de 2010

S.O.S. DO LAR

*LIMPANDO ABAJURES DE:


PERGAMINHO
-Esfregue uma borracha limpa e macia nas manchas, retire cuidadosamente o pó com um pano e, em seguida esfregue com um outro pano macio e umedecido com álcoo. Depois, enxugue bem com uma flanela limpa e seca.


PLÁSTICO
-As manchas vão desaparecer facilmente se você esfregar uma esponja com sabão de coco e água. Em seguida, lave com água limpa e enxugue.


LAMPIÃO DE FERRO BATIDO
-Ferrugem-passe primeiro uma lixa e , em sequida, gasolina.

Receita do Dia.

                              Doce de Mamão Cristalizado

Ingredientes:

-1kg de mamão verde
-1/2 colher de bicarbonato de sódio
-1 e 1/2 litro de água
-1kg de açucar cristal

Modo de Preparo:

1-Descasque o mamão e corte em quadrados. Em uma panela grande, em fogo médio, coloque a fruta, o bicarbonato, cubra com água e cozinhe até ficar macio.
2-Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 24 horas.
3-Escorra, volte ao fogo, em uma panela, cubra com água e ferva novamente por 5 minutos, escorra e reserve.
4-Em uma panela grande em fogo médio, coloque o açucar e a água e, assim que ferver, adicione o mamão. Cozinhe por 5 minutos e desligue o fogo
5-Deixe descansar por 24 horas, volte a panela para o fogo, cozinhe até a calda ficar grossa e escorra o mamão.
6- Arrume os pedaçõs em fôrmas e cubra com pano limpo. Esperre secar, passe no açucar crital e guarde em potes herméticos.

Dica de Saúde

Azeitonas
É o fruto de uma árvore da família das oleáceas que congrega mais de 30 espécies diferentes. A mais conhecida delas é a  oliveira - uma árvore baixa, frondosa, com várias ramas e de troncos retorcidos.
A principal característica da oliveira é o seu período de vida, um dos maiores no reino vegetal. Na Espanha, elas alcançam, em média, 300 anos a 400 anos. Algumas chegam até 700 anos. A mais velha delas encontra-se em Atenas, capital da Grécia, e tem mais de 1.200 anos. Diz a lenda que ela é a árvore mais resistente. O que não é bem verdade. A oliveira é sensível ao frio muito intenso. Tanto é que o inverno rigoroso que aconteceu na Espanha em 1956 causou a perda de imensos olivais e de quase toda a colheita de azeitonas daquela época.

A oliveira é conhecida como a árvore da eternidade e por isso mesmo não pode ser plantada em qualquer lugar. Uma escolha errada significa problema para o resto da vida, porque ela demora 40 anos para alcançar a maturidade. A escolha do local deve ser perfeita, não pode ter ventos fortes nem correnteza de água após o degelo.

Depois, todo cuidado é tomado durante a plantação, germinação e crescimento das árvores, para obter uma oliveira saudável e produtiva. Em condições normais, cada pé de oliva produz de 15 kg a 50 kg de azeitonas. E para produzir 1 litro de azeite são necessários 5 kg do fruto.
O que poucos sabem é que a azeitona não pode ser consumida logo após sua colheita, pois é muito amarga. Não é como o tomate ou a laranja.

A azeitona precisa passar por um processamento antes de ser usada na culinária, levada à mesa ou simplesmente degustada.
O produto que se conhece é a azeitona curtida em água e sal ou numa solução alcalina. Dos dois modos ela é muito saborosa.
Mas por que há azeitonas de várias cores? Isso depende, além da espécie, do seu grau de maturidade. No começo todas são verdes. Tem pessoas que gostam dela nessa fase. Depois, à medida que vai amadurecendo, suas cores vão mudando - de tons acastanhados para os roxos até chegar à cor preta.

Quando atinge essa tonalidade, significa que está madura, sendo conhecida aqui no Brasil como azeitona preta - muito apreciada.
O sabor e o aroma das azeitonas mudam em cada fase de maturação. Há variedades que são melhores quando colhidas verdes e outras quando maduras.

Tipos de Azeitonas:

*Azeitona Preta Chilena

Natural, graúda e muito carnuda, com sabor acentuado e marcante para aperitivos finos.

*Azeitona Preta Empeltre

 Natural, caroço médio e rico sabor para aperitivos diversos.

*Azeitona Preta Fargas

 Natural, muito apreciadas para pizza ou temperadas com óleo e especiarias.

*Azeitona Preta Nevadilha

Natural, Azeitona de média para miúda, com pequeno caroço, similar à Empeltre.

* Azeitona Preta Temperada

Conjunto de temperos especiais em óleo, que dão incomparável sabor à azeitona.

*Azeitona Verde

Natural, Azeitona Carnuda, a mais conhecida de paladar saboroso, indicada para aperitivos e consagrada em fins culinários diversos.

Minuto de Sabedoria.

Você , que é noiva, não acredite que casamento seja loteria. Não!

No casamento, o prêmio depende de você saber conquistá-lo.

Prepare-se para ser feliz e para fazer feliz o homem a quem você ama.

Estude seu gênio, não interfira em seus pensamentos, tráte-o com amor

e carinho, e verifique que sorte grande do casamento está em sua mãos.

De você depende a sua felicidade.