sábado, 24 de setembro de 2011

S.O.S do Lar

DICAS PARA CUIDAR DOS SEUS TALHERES !!!
Organize seus talheres e tenha mais praticidade .


*Adquira divisórias próprias ou porta-talheres para organizar as peças nas gavetas ou prateleiras.

*Separe os talheres por utilidade e tipo: colheres, garfos, facas, colheres e garfos grande e etc.

*Contar os talheres e fazer uma lista é a melhor forma de nunca ter surpresas com sumiço de suas peças. Coloque a lista na parte interna das gavetas.

*Antes de guardar, vale a pena dar uma olhada para ver se os talheres estão realmente limpos - são os utensílios que mais retem sujeira e os mais fáceis de encrostar gordura.

*Organize de forma que os talheres mais utilizados fiquem na primeira gaveta.
Na última gaveta, acomode os talheres maiores, como conchas, pegadores e escumadeiras, entre outros.

*Periodicamente, conte o seu faqueiro, você estará evitando surpresas, principalmente com a chegada de visitas. Nada pior que colocar um talher de cada tipo na mesa.

*Passar um pano úmido com esponja para limpar é algo a ser feito com muita frequência. Do que adianta os talheres estarem limpos e o local onde estão guardados ficar com poeira ou sujeira.

*Limpe e enxugue bem todas as peças antes de guardá-las. Isto evita a oxidação, o aparecimento de manchas no metal e a formação de fungos nas gavetas.
 

Receita do Dia

 
Creme sensação

Ingredientes:
 

1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga 
1 lata de creme de leite 
Cobertura para sorvete sabor chocolate para decorar
6 morangos inteiros para decorar 
Creme branco:
1 colher (sopa) de maisena
1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
1 lata de leite condensado
160g de chocolate branco picado
1 lata de creme de leite
2 xícaras (chá) de morango picado
 
Modo de preparo:

Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo até soltar do fundo da panela. Tire do fogo e misture o creme de leite. Despeje o creme dividindo entre 6 taças e reserve. Para o creme branco, dissolva a maisena no leite em uma panela, adicione o leite condensado e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Tire do fogo e misture o chocolate picado, mexendo até derreter completamente. Adicione o creme de leite, o morango e misture. Despeje nas taças e leve à geladeira por 2 horas. Decore com a cobertura de sorvete, os morangos e sirva.

Dica de Saúde

                                          LENTILHA

Vários apontamentos históricos indicam que a Lentilha tive origem na Ásia central e o seu consumo remonta há cerca de 8000 anos, pois foi um dos primeiros alimentos a ser cultivado na pré-história.
Durante milénios, a Lentilha foram ingeridas juntamente com cevada e trigo, devido à combinação agradável destes alimentos, foram difundidos por toda a África e Europa durante as migrações e explorações de tribos culturais.
São classificadas de acordo com o seu tamanho, em pequenas ou grandes, existindo dezenas de variedades de cada, que se distinguem pela cor que exibem: verde, castanho, preto, amarelo, vermelho ou cor-de-laranja.
As Lentilhas podem ostentar forma redonda, oval ou de coração. Estão disponíveis inteiras ou divididas em metades. As diferentes variedades apresentam consistências também diferentes.
Comparando com outras leguminosas, as Lentilhas apresentam tempos de preparação e confecção mais curtos. As verdes e castanhas mantém melhor a sua forma após cocção, enquanto as restantes geralmente apresentam consistências mais suaves. O sabor também varia consoante a variedade, apresentando, porém, na sua maioria um sabor pouco acentuado.
Absorvem facilmente o sabor dos alimentos e temperos com os quais entram em contacto.
 *Informação nutricional
 A Lentilha corresponde a um alimento de elevado valor nutricional, pois contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura.
Apresenta, também, um perfil em micronutrimentos bastante interessante devido à riqueza em vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio, e oligoelementos como molibdénio, manganésio, ferro, cobre.
*Vantagens e desvantagens
A Lentilha é um alimento pequeno mas com grande densidade nutricional. Fornece quantidades consideráveis de fibra solúvel e insolúvel, a primeira em especial, apresenta uma acção benéfica na redução do colesterol plasmático e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, pois forma um gel com a bile, rica em colesterol, excretando-o e, juntamente com a acção dos hidratos de carbono complexos, promovem uma absorção mais lenta da glicose, evitando a hiperglicemia (açúcar elevado no sangue).
A fibra insolúvel contribui para aumentar o bolo fecal, prevenindo a obstipação e patologias digestivas como síndrome do cólon irritável e diverticulose.
Desta forma, a ingestão regular de alimentos ricos em fibra, como as Lentilhas, melhora consideravelmente função digestiva e cardiovascular.
A saúde cardiovascular é promovida, não só devido ao teor em fibra, pelo já descrito, como também ao teor em folatos e magnésio. O folato ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um factor de risco para a doença cardiovascular e o magnésio melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.
Corresponde, também, a uma fonte considerável de ferro, cujas necessidades estão particularmente aumentadas em grupos de risco da sua deficiência, como as grávidas, lactentes, crianças e adolescentes e, também, mulheres menstruadas, devido às perdas sanguíneas. O ferro é um componente da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos e também integra os principais complexos enzimáticos para a produção de energia.
Contudo, a biodisponibilidade do ferro é optimizada aquando da ingestão desta leguminosa juntamente com um alimento rico em vitamina C, como limão, laranja ou salsa.
A Lentilha é, ainda, rica em purinas. Um composto cuja ingestão excessiva pode aumentar os níveis séricos de ácido úrico. A ingestão de alimentos ricos em purinas deve ser moderada em indivíduos com hiperuricemia.
*Como comprar e conservar
As Lentilhas estão disponíveis nos supermercados durante todo o ano.
Apresentam-se, habitualmente, em embalagens ou em silos.
Tal como outros alimentos disponíveis a granel, certifique-se que os recipientes que contêm as Lentilhas estão bem acondicionados e que a loja, onde as adquire, tem uma boa rotatividade do produto de modo a garantir a sua máxima frescura.
Quer adquira as Lentilhas a granel ou numa embalagem, verifique se estão íntegras e intactas, isenta de marcas de esmagamento, indícios de humidade e marcas de insectos.
Pode encontrar em alguns locais Lentilhas em conserva, desta forma pode preservar o seu valor nutricional desde que sejam cozinhadas durante um curto período de tempo. Por sua vez, as Lentilhas secas, além de necessitarem de ser demolhadas, necessitam também de um tempo de cocção mais longo.
Leia atentamente a rótulo das conservas desta leguminosa e prefira as que não contêm adição de sal ou aditivos.
Armazene as Lentilhas num recipiente hermeticamente fechado, local fresco, seco e escuro. Desta forma, serão conservadas até 12 meses.
Se adquirir Lentilhas em momentos diferentes, conserve-as em locais separados, porque podem encontrar-se em fases distintas de secura, e, por essa razão, exigirem diferentes tempos de cocção.
Após cozimento, pode armazená-las no frigorífico durante três dias, dentro de um recipiente hermeticamente fechado.
Fonte: www.nestle.pt

Minuto de Sabedoria

Viva com Simplicidade.
Por que complicar as coisas?
Você acabará atrapalhando sua própria vida, porque as com plicações
nos atrasam.
Seja simples e eficaz.
A simplicidade olha a natureza sem colocar óculos.
Quando puder resolver as coisas sem complicá-las, faça-o em seu
próprio benefício.
Busque na simplicidade a solução de todos os seus problemas.