sexta-feira, 29 de outubro de 2010

S.O.S. DO LAR

ALHO

*COMO CONSERVÁ-LO
Guarde-o em sacos plásticos

*COMO DESCASCÁ-LOS FACILMENTE (1)
-Coloque os dentes de alho em um recipiente com água e leve ao microondas por 10 segundos.

*COMO DESCASCÁ-LOS FACILMENTE (2)
-Com uma faca, tire as duas extremidades de cada dente de alho e bata-os levemente com um martelo de carne, a casca se desprenderá facilmente.

*COMO ELIMINAR O CHEIRO (1)
Esfregue as mãos com polpa de batata ralada e depois lave-as normalmente.

*COMO ELIMINAR O CHEIRO (2)
-Esfregue um pouco de salsinha nas mãos e depois lave-as normalmente.

*COMO TORNÁ-LO MAIS DIGESTIVO
-Retire o talinho que se encontra no interior de cada dente.

Receita do Dia.

Pão Caseiro


Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo

3 unidade ovos

1 colheres de açúcar

1 xícara  de óleo de soja 

50 gr de fermento biológico fresco

Sal à gosto


Modo de Preparo:


Desmanche o fermento em 2 xícaras de água morna. Amasse todos os ingredientes muito bem e deixe descansar até dobrar a massa. Faça os pães, coloque na assadeira e coloque 1 bolinha de massa num copo dágua. Quando a bolinha subir, leve para assar em fogo brando.

Dica de Saúde.


Abóbora
A abóbora é uma cultura muito difundida no Brasil. Originária da América. Pertence à família Cucurbitácea, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino.A abóbora é um fruto rico em vitamina A. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão.

Existem vários formatos, tamanhos e cores de frutos, todos com a casa bem grossa e dura.

As abóboras mais facilmente encontradas são a abóbora seca (frutos grandes de até 15kg), o tipo Baianinha (frutos pequenos de pescoço e casca rajada) e a abóbora japonesa ou Kabotiá (fruto com gomos, como a moranga, mas de casca verde-escura).

Os frutos devem apresentar-se com a casca sem brilho. Casca com brilho indica que estes foram colhidos muito novos, não amadurecerão totalmente e são de menor qualidade quando comparados aos frutos totalmente maduros. Prefira frutos sem machucados e ferimentos e sem sinais de mofo ou podridão.

A abóbora pode ser vendida na forma minimamente processada, ou seja, já descascada, picada em pedaços pequenos e embalada. Assegure-se que esse produto esteja refrigerado no mercado e em casa. Quando mantido fora da geladeira, ele se estraga rapidamente. Os melhores preços para compra ocorrem de maio a setembro.

Os frutos podem ser mantidos por cerca de três meses após a colheita, em condição ambiente, em local fresco e seco. Mantenha os frutos com cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo. A abóbora seca comprada picada em pedaços grandes e com casca tem menor durabilidade que a abóbora inteira, e deve ser conservada em geladeira, envolvida com saco plástico, por até uma semana.

Para congelar, corte a abóbora em cubos ou fatias. Faça o pré-cozimento em água fervente por 3 minutos ou em microondas por 4 minutos. Acondicione em saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador. A abóbora também pode ser congelada na forma de purê.

A abóbora é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro. Lave bem as sementes, seque-as em um pano limpo ou papel absorvente, tempere com sal e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

Para fazer doces em pasta, em calda ou cristalizado, dê preferência à abóbora seca (de frutos grandes). Para pudins e curau os três tipos podem ser utilizados. Para pratos salgados, a abóbora japonesa é a mais indicada por ter a polpa mais enxuta.

Para descongelar deixe a abóbora na parte de baixo da geladeira de um dia para o outro ou em condição ambiente por algumas horas. O descongelamento também pode ser feito direto ao fogo, durante o preparo do prato ou em microondas.

Cozinhe a abóbora em pedaços grandes com casca e depois aproveite a casca cozida fazendo farofa ou misturando-a ao arroz ou carne moída

Minuto de Sabedoria.

Mantenha elevado seu otimismo na vida!

Quem possui o coração cheio de amor, nada teme! Arrasta todos os
vendavais da vida, com um sorriso nos lábios.

Procure amar a todos e a tudo, mesmo áqueles que o fazem sofrer, e você estará tornando perfeito, como o Pai Celestial, que dá a todos, sem distinção bons e maus, justo e injustos as mesmas oportunidades de salvação.