sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

S.O.S. DO LAR

DICAS DE COMO LIMPAR O SEU BANHEIRO DE FROMA EFICIENTE.

O banheiro é uma das áreas da casa onde precisamos ter cuidado especial com a higiene. O ideal é que ele seja limpo todos os dias e lavado pelo menos uma vez por semana. Veja a seguir dicas de como manter cada parte de seu banheiro em perfeitas condições de limpeza.



*No dia-a-dia

Use água, detergente (multiuso ou neutro), desinfetante e esponja.


*Vidros e espelhos

Limpe vidros e espelhos com pano úmido e depois pano seco (limpa-vidros é outra opção).


*Boxe

Semanalmente, limpe o boxe de vidro com esponja de aço seca ou sapólio líquido e enxágüe. Se for de acrílico, aplique detergente neutro e pano macio.


*Azulejos

A cada 15 dias, escove o rejunte e lave os azulejos: dilua sabão em pó ou sapólio líquido mais água sanitária em água.


*Piso

Se o piso for de cerâmica, esfregue com essa mesma solução, puxe em direção ao ralo e depois enxágüe. Em granitos e mármores, só é permitido usar detergente neutro.


*Pia

Deixe sempre uma esponja guardada sob a pia para limpar a cuba.


*Sanitários

Passe um pano molhado com gasolina ou derivado de petróleo para deixá-los claros e brilhantes.


*Ralo

Recolha cabelos e coloque desinfetante no ralo.

Para polir o ralo use pano úmido embebido em saponáceo cremoso ou em pó. Esfregue principalmente o seu interior e as áreas mais engorduradas. Enxágüe.

Com uma solução de 3 colheres ( sopa) de soda cáustica num litro de água fervente, mantenha o seu ralo livre de gorduras e odores. Aplique semanalmente.


*Torneiras e canos

Uma velha escova de dentes com detergente, amoníaco ou sabão em pasta é ideal para remover a sujeira em volta de torneiras e canos. Esfregue e enxágüe.


*Escovas e pentes de cabelo

Escovas e pentes podem ser limpas submergindo-as com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1.


*Panos de limpeza

Nunca use o mesmo pano para limpar o fogão e a pia do banheiro, por exemplo. Tenha peças de cores diferentes para cada atividade e procure não misturá-las na lavagem.

Receita do Dia.

Arroz com maça e Passas
Ingredientes:

3 xícaras de Arroz

1 colher de azeite

1/2 cebola ralada

1  alho amassado

quanto baste de sal

1 colher de manteiga 

1  maçã em cubos pequenos

3 colheres de uva passas sem sementes



Modo de Preparo:

Refogue o arroz no azeite, cebola, alho e sal. Depois de pronto, em uma panela, coloque a manteiga, o arroz, a maçã e as passas, refogue bem e sirva quente.

Dica de Saúde.

                                                    
Pequi
                                                                                   
O pequizeiro é uma planta típica do Cerrado, que consiste num bioma de grande variedade de sistemas ecológicos, tipos de solo, clima, relevo e altitude, e com uma vegetação caracterizada por coberturas rasteiras, arbustos, árvores esparsas e tortuosas, de casca grossa, folhas largas e raízes profundas, formando desde paisagens campestres a florestas.

Com uma vida útil estimada de aproximadamente 50 anos, o pequizeiro atinge até 10 m de altura. Sua fase reprodutiva inicia-se a partir do oitavo ano, com floração ocorrendo normalmente entre os meses de setembro a novembro.


A frutificação acontece de outubro a fevereiro, produzindo frutos por 20 a 40 dias em média, com produção variável podendo chegar a 1000 frutos por pé.

Contém normalmente entre 1 a 4 caroços, cientificamente chamados de putâmens. No Norte de Minas Gerais já foram encontrados frutos contendo até 7 caroços.


Atualmente é a fruta utilizada das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes das mais variadas, no leite, e na forma de um dos mais afamados liquores de Goiás, ao lado do saborosíssimo liquor de Jenipapo; seu grande atrativo, além do sabor, são os cristais que forma na garrafa, que dizem, são afrodisíacos. Dela é extraido um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango.

Comer pequi além de saudável e agradável, é uma ciência, quase uma arte: a polpa macia e saborosa deve ser comida com cuidado, uma vez que esta cobre uma camada de terríveis espinhos que, se mordidos, fincam-se sem piedade na língua e no céu da boca, provocando dores irritantes e levando o descuidado ao hospital. O sabor vale porém, o risco; além disso, com o tempo, qualquer um domina a técnica.


Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas.

Algumas dicas de como se comer o pequi:


Ele deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres.

Ele deve ser levado a boca para então ser "raspado" cuidadosamente com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada, ou os espinhos possam ser vistos.

Nunca jogue os caroços no chão: eles secam rápido e os espinhos podem se soltar. A propósito, a castanha dentro do caroço é uma delícia; para comê-la, basta deixar os caroços secarem por uns dois dias e depois torrá-los.

Importantíssimo: jamais, sob quaisquer circunstâncias, morda o caroço.

Minuto de Sabedoria.

Todas as vezes que olhar para uma criança, levante seu pensamento em

ação de graças a Deus, que jamais abandona seus filhos.

A criança é a esperança de hoje, na realização do amanhã.

É a certeza de que a Terra está sempre a renovar-se, recebendo cada

dia novos habitantes que lhe vem trazer a contribuição de seu trabalho e

de sua capacidade, para o progresso do mundo.