terça-feira, 9 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

CRISTAIS

As manchas geralmente desaparecem quando esfregadas com uma fatia de cebola cortada na hora. Pode-se, também, usar uma solução feita de café e bicarbonato.

*GARRAFAS E GARRAFÕES
Manchas internenas - Encha-os até a metade com água quente (más n~~ao quente demais, para não rachar), acrescente 1 colher de sobremesa de sal e um pouco de jornal picado. Sacuda de vez em quando, até que a água esfrie. Enxágue em seguida.

*LICOREIRA
Manchas internas - Coloque 1/4 de xícara de chá de vinagre branco e um punhado de casca de ovos moídas dentro da licoreira. Deixe agir por algumas horas, sacudindo de vez em quando. Enxágue.

*MOFO
Misture um pouco de alfazema com álcoo puro e esfregue nos cristais com algodão. Deixe secar novamente e passe um pano tipo linho, para não deixar fiapos.

Receita do Dia.

Banana Gelada com Chocolate e Coco Ralado


Ingredientes:

- 10 bananas nanicas pequenas ou prata .

- 500 g chocolate hidrogenado.

- coco ralado, chocolate branco ou chocolate granulado.

- palitos de sorvete.
 
 
Modo de Preparo


Espete os palitos nas bananas com a casca, coloque no freezer por 30 minutos, aproximadamente, retire a casca, passe pelo chocolate derretido e pelo coco ralado, ou se preferir pelo chocolate granulado ou faça desenhos com chocolate branco derretido. Volte a geladeira novamente até endurecer o chocolate.

Dica de Saúde.

Feijão
O feijão pertence ao grupo das leguminosas, a melhor fonte de proteínas vegetais.

Existe feijão para todos os gostos e usos: os norte-americanos costumam comer feijão com bacon e melado, os franceses preferem os feijões mais graúdos, brancos ou vermelhos, sem o caldo. Já os mexicanos preferem comê-lo frito ou refrito, também sem o caldo e com chili, uma pimenta bem picante e perfumada.

Mas na verdade, nenhum povo soube tirar tanto proveito do feijão como o brasileiro. Aqui ele reina soberano, seja na feijoada, no tutu à mineira, nas sopas, saladas, nas comidas de tropeiros, no acarajé, como complemento para o arroz ou acrescido de carnes ou legumes.

São tantas as variedades de feijão que vale a pena conhecer melhor os principais tipos encontrados no mercado:

Feijão Preto

Ele é uma unanimidade desde os tempos coloniais. Um viajante europeu chamado Carl Seidler, que esteve por aqui em 1826 disse o seguinte:
"O feijão, sobretudo o preto, é o prato predileto dos brasileiros; figura nas mais distintas mesas, acompanhado de um pedaço de carne seca ao sol e toucinho à vontade.
Não há refeição sem feijão, só o feijão mata a fome. É nutritivo e sadio, mas só depois de longamente acostumado sabe ao paladar europeu, pois o gosto é áspero, desagradável..."

Feijão Jalo

Os grãos são grandes e amarelados. Depois de cozido, forma um caldo encorpado, de coloração marrom avermelhada. Muito consumido em Minas Gerais e na região Central do Brasil, serve de base para o preparo de Tutus e Virados.

Feijão Carioquinha

É a variedade mais consumida atualmente no Brasil. Seu tamanho médio e as listas de um marrom mais forte que o grão são sua "marca registrada".

Rende um bom caldo e cozinha rapidamente. Com os grãos cozidos e o caldo escorrido, faz-se um bom feijão tropeiro, misturando-se farinha, cheiro-verde, lingüiça ou carne de sol.

Feijão Rajadinho

É um pouco mais claro que o carioquinha e suas listras têm coloração avermelhada. Depois de cozido forma um caldo encorpado e muito saboroso, semelhante ao do feijão jalo.

Feijão Vermelho

De coloração vermelha escura e grãos longos, é uma variedade mais indicada ao preparo de saladas. Os franceses chamam-no Flageolet, e fazem dele um complemento para os assados, com salsa picada e manteiga. Depois de cozido os grãos se mantêm íntegros, sendo ideal para o preparo de saladas.

Feijão Rosinha

Embora não seja rosa, como o nome sugere, sua cor tende mais para um vermelho suave do que para o marrom.Os grãos são pequenos, com casca delicada. Faz um bom caldo e cozinha com facilidade.

Feijão Branco

Com grãos de tamanho grande, é a variedade ideal para o preparo de saladas ou pratos mais elaborados, como o Cassoulet.

Feijão Fradinho

Também conhecido como feijão macassar ou feijão de corda, é com ele que se prepara o acarajé. Possui coloração clara e um "olho" preto.

Seja qual for a receita escolhida, ela com certeza ficará mais saborosa se o feijão estiver novo. Para quem mora no campo, próximo às lavouras, fica mais fácil saber se o feijão está novo, quando foi colhido. Mas e para quem mora nas cidades? Bem, o feijão comercializado a granel, em feiras livres, costuma ser mais novo do que o feijão vendido já embalado. Observe se os grãos estão brilhantes e graúdos, um sinal de que não perderam sua umidade natural. Para tirar a dúvida, uma boa dica é dar uma mordidinha no grão: se ceder sem quebrar, o feijão é novo. Se for comprar já ensacado, é importante verificar sempre o prazo de validade na embalagem.

Dica de Saúde.

Não perca sua serenidade.


A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena

o coração.

Domine suas reações emotivas.

Seja dono de si mesmo.

Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento.

Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade.

Não perca sua calma.

Pense antes de falar, e não ceda a sua impulsividade.