quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

S.O.S. DO LAR

CEBOLA

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (1)
Mantenha uma vela acessa ao lado ou descasque-as debaixo da água fria.

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (2)
Coloque-as no freezer por dez minutos antes de descásca-las.

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (3)
Mantenha as cebolas guardadas  na geladeira.

*COMO TIRAR O CHEIRO DA BOCA.
Mastigue grãos de café, salsa ou cravo-da-índia

*COMO TORNÁ-LAS MAIS DIGESTIVAS.
Deixe-as de molho em água quente por alguns minutos antes de usá-las.

Receita do Dia.

Torta de Sardinha

Ingredientes:

Massa :


250 ml de óleo de soja Sadia

500 ml de leite

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

3  Ovos

1 colher de fermento químico em pó

Recheio:

3 latas de sardinhas ao molho de tomate


Modo de preparo:

Bata os ingredientes da massa no liquidificador  por 5 minutos. Unte a fôrma com óleo e a farinha de trigo. Despeje a metade da massa. Para o recheio retire a espinha central da sardinha e amasse com o garfo. Espalhe por cima da massa e cubra com o restante da massa que ficou reservado. Leve ao forno quente por 30 minutos. Desenforme e corte em quadrados.

Dica de Saúde.

Pinha ou Fruta-do-conde
Árvore de tamanho variável, podendo atingir até 7 m de altura de acordo com a espécie. Folhas rígidas, dispostas caracteristicamente intercaladas na posição horizontal ao longo dos ramos. Flores freqüentemente carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada. Florescem ao longo de todo o ano.


Globoso ou alongado que contém numerosas sementes presas a uma polpa branca, aquosa, mole, envolvida por uma casca de coloração amarelo-esverdeada, lisa ou recoberta por escamas carnosas. Frutificam durante quase todo o ano.

Propaga-se por sementes ou por garfagem. Prefere clima quente, porém com pouca chuva e estação seca bem definida. Começa a produzir 3 anos após o plantio.

Os frutos, muito conhecidos em todo o mundo e bastante apreciados, têm uma aparência rústica e caracterizam-se por apresentarem a forma de "pinhas" podem possuir formas alongadas ou então arredondadas, mas não perfeitamente; às vezes, dependendo da espécie, têm a forma de um coração. De tamanhos e pesos variadíssimos, podem ser como punhos fechados ou como bolas de rugby. São, por exemplo, a fruta-do-conde , a graviola , o araticum-do-cerrado ou marolo  e os outros muitos araticuns do Brasil.

Araticum é, também, de fato, a denominação mais comum para as variedades silvestres das Ananáceas por todo o continente americano que fala português. Na América espanhola, por sua vez, a denominação genérica e mais comum para esses frutos é anone ou anona.

Aberta, a fruta oferece uma polpa suave e cremosa que se desmancha na boca, deixando um sabor bom e perfumado, além de várias pequenas sementes duras, lisas e brilhantes.


Como ata, pinha ou fruta-do-conde, ela é, atualmente, cultivada por todo o país. De sabor delicioso e típico, a pinha é basicamente consumida in natura, mas sua polpa presta-se muito bem como ingrediente no preparo de refrescos e sucos.

 Basicamente, com relação à qualidade da polpa, distinguem-se dois tipos de frutos assim denominados: o araticum de polpa rosada, mais doce e mais macio, e o de polpa amarelada, não muito macio e um pouco ácido. Em ambos os casos, o processo de obtenção da polpa, que pode ser congelada, é semelhante, sendo lento, manual e de pouco rendimento.

Com um ou outro nome, esse fruto de grande tamanho é bastante conhecido e consumido pelas populações locais, sendo comercializado nas feiras e, especialmente, nas beiras de estrada na época de sua frutificação.

Entre as frutas nativas brasileiras que não se transformaram em espécies cultivadas, o araticum-do-cerrado é uma das que apresenta o maior índice de aproveitamento culinário. Além do consumo in natura, são inúmeras as receitas de doces e bebidas que levam o sabor perfumado e forte de sua polpa, acrescida, muitas vezes, pelos sabores de outras frutas: batidas, licores, refrescos, bolachas, bolos, sorvetes, cremes, geléias, gelatinas, compotas, quindim, docinhos, doces-de-coco, doces-de-leite, etc.

Minuto de Sabedoria.

Não deixe que a calúnia perturbe sua vida.

Não se nivele ao caluniador, para que não seja igual a ele.

Não responda nem se altere, continue sua estrada, se está com a consciência tranquuila, e não modifique seu modo de viver, só para obedecer ao caluniador.

Talvez seja isto o que ele quer  tirá-lo do bom caminho.

Não lhe obedeça!

Caminhe para a frente imperturbavelmente!