sexta-feira, 5 de novembro de 2010

S.O.S do Lar

*CLARAS EM NEVE

PARA EVITAR QUE ESCUREÇAM
-Nunca use recipiente de alumínio para batê-las

COMO FAZER PARA QUE FIQUEM PERFEITAS
-O recipiente em que for batê-las tem de estar seco, e as claras , em temperatura ambiente. Além disso, coloque nelas algumas gotinhas de suco de limão.

COMO OBTER PICOS (1)
Quando as claras já estiverem quase em neve, junte uma pitada de sal.

COMO OBTER PICOS (2)
Pegue uma rodela grossa  de limão e esfregue-a na tigela em que for bater as claras.

Receita do Dia.

Picanha à Brasileira
Ingredientes:

Picanha
1  picanha bovina Sadia
Sal á gosto
3 colheres de mostarda
1 folha de louro
Óleo de soja Sadia para polvilhar


Molho

1 unidade de cebola
1 xícara de vinagre branco
1 xícara de óleo de milho
sal à gosto
1 colher de orégano

Acompanhamento

3 colheres de manteiga 
2 xícaras de farinha de mandioca 
 sal e cheiro-verde
50 gr de azeitonas pretas


Modo de Preparo:

Picanha

Tempere a picanha com sal, mostarda e louro picadinho. Deixe repousar no tempero por 20 minutos. Coloque o forno para aquecer.
Quando o forno estiver quente (demora cerca de 15 a 20 minutos), coloque a picanha e deixe na temperatura máxima. Se tiver um forno elétrico, aproveite para usá-lo, pois é o melhor lugar para assar uma picanha, por ter aqueles aquecedores superiores que a deixam lindona e dourada por fora.
Se gostar da picanha mal passada, em 35 minutos de forno estará pronta, ao ponto, 45 minutos e bem passada, uns 50 minutos.Monte o prato e sirva.


Molho

pique a cebola em pétalas e cubra com vinagre branco, o óleo, o sal e o orégano. Reserve.

Acompanhamento

Aqueça a manteiga e quando estiver quente junte a farinha de mandioca. Vá fritando-a, mexendo sempre, até que doure. Junte a salsinha e as azeitonas.

Dica de Saúde.

Orégano

Planta perene de caule ereto, por vezes corado de vermelho, com 4 ângulos e ramoso na extremidade superior, podendo atingir até 80 cm de altura; folhas inteiras, pecioladas, ovais, pontiagudas e quase sem pêlos; flores numerosas, cor de rosa púrpura; rizoma rastejante, escuro e com raízes fibrosas.

Variedade da manjerona e parente do tomilho, o orégano é uma erva de diversas espécies, bastante aromática e de sabor forte levemente amargo. Os tipos com sabores mais fortes são considerados os melhores.

Sua planta é rasteira com folhas verde-escuras. Muito utilizado em pratos com tomate fresco ou queijo, molhos a base de tomate, omelete e assados. Era utilizado pelos gregos como óleo pós-banho e, hoje largamente utilizado na cozinha italiana, francesa e grega.

Participando da receita da pizza ficou conhecido no mundo todo. Na Idade Média era usado para curar infecções e dores de ouvido e os medievais utilizavam nas magias. Somente o uso da erva na pizza a tornou popular como tempero, sendo cultivado hoje na Europa, Ásia e Américas.

O sabor característico da pizza vem da utilização do orégano, mas ainda pode ser utilizados em pratos a base de queijos, molhos, pizzas, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos. A culinária italiana e grega conta com o orégano em suas receitas.

Em casa o chá de orégano é indicado no tratamento de tosse, dor-de-cabeça de origem nervosa e irritação. O chá pode ser usado para aliviar enjôo do mar. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Minuto de Sabedoria.

Não perca de vista sua filiação divina.

Deus é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus
filhos.

Todas as criaturas são irmãs.

As diferenças raciais e religiosas apenas de superfície.

Olhe para todos como templos vivos da Divindade, e ame a Deus atavés do amor às criatu ras, procurando servi-lo, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.