sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

S.O.S DO LAR

ALFACE (PARTE 02)

*PARA QUE A SALADA NÃO MURCHE ANTES DE SER SERVIDA.
Coloque o sal e o vinagre somente na hora da refeição, porque o sal acelera o rpocesso de murchar as folhas.

*PARA REAVIVAR AS FOLHAS.
É só mergulhá-las em água fria com suco de limão, levando à geladeira por uma hora antes de servir.

*PARA RECUPERAR O VIÇO DAS FOLHAS.
Basta mergulhá-las em água quente e em seguida na água gelada, na hora de servir.

*PARA SECAR BEM AS FOLHAS.
Basta colocar as folhas em um pano poroso e fechar  as pontas com as mãos, sacudindo até toda a água sair.

Receita do Dia

                                             Feijão Tropeiro

Ingredientes:

1 kg de feijão 
500 gr de farinha
10  ovos
1 unidade cebola em cubos pequenos
2 colheres de tempero alho e sal
1 maço de cheiro-verde picado
4 dentes de alho em cubos pequenos
500 gr de bacon 
óleo á gosto

Modo de preparo:


Cozinhe o feijão e reserve. Frite o bacon e reserve. Frite os ovos na gordura do bacon e reserve também.
Na mesma panela coloque o óleo, frite o alho, a cebola e o tempero pronto. Refogue o feijão, deixando ferver por dez minutos. Acrescente a farinha aos poucos. Desligue o fogo e acrescente o bacon e por último os ovos.
Sirva com arroz com alho, lombo, lingüiça, couve com alho e torresmo.
 

Dica de Saúde.

                                                 Maçã

Fruteira típica de clima temperado, a cultura da maçã é uma das atividades que mais recebe investimento em tecnologia e qualidade no país.
A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, da família Rosaceae, com pequena exigência de frio, apresentando-se apta para produzir satisfatoriamente em condições de inverno brando. A árvore chega a 10 metros de altura. Possui tronco de casca parda, lisa e copa arredondada. As flores são brancas ou róseas, e aromáticas.
 A maçã tem como principal destino o consumo fresco. Diversos tipos de processamento da fruta são possíveis, produzindo produtos como doces, geléias, compotas, sucos, bebidas e vinagre.

A maçã é uma das frutas mais cultivadas do mundo.
As maçãs produzidas são frutos das macieiras, árvores da família Rosaceae, pertencentes ao género Malus. As variedades mais comuns são M. domestica e M. sieversii e respectivos híbridos.
A maçã, cientificamente falando não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto).

A maçã foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. São a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo.
As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milênios na Ásia, Europa e nos Estados Unidos (desde 1800).

A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.
A Maçã produz uma ação benéfica sobre o coração atuando de duas formas: pelo elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração.
Também tem propriedades medicinais, ao ser suavemente usada como uma espécie de laxante, pois ajuda na eliminação das fezes. Ela atua da seguinte maneira: durante a digestão ela absorve a água e durante a eliminação ela libera esta água que ficou armazenada, assim, não deixando que as fezes sequem, causando problemas posteriores como a prisão de ventre.
A maçã possui as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.
A maçã fermentada é utilizada para elaborar bebidas alcoólicas como a sidra asturiana, o Calvados francês e a sagardua basca.

Ingleses e norte-americanos dizem que uma maçã por dia é o bastante para manter-se saudável. Não exageram. As propriedades medicinais desta fruta saborosa e perfumada são muitas. Com fósforo, sais minerais e vitaminas (A, B1, B2), contém niacina e Ferro. Ela é realmente imprescindível na dieta diária.
Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue.
É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.
A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade , reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.
Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.
Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês na geladeira.
Seu período de safra vai de janeiro a abril. Daí até setembro só existem as importadas.
Cem gramas fornecem 58 calorias.

A maçã é um produto de uma árvore de porte mediana, da família das Rosáceas, originária da Ásia Central e das regiões do Cáucaso. Da Europa foi trazida ao Brasil, aclimatou aos Estados do Sul.
Ajuda a tratar de eliminação de toxinas do sangue, escorbuto, gripes, intestino preguiçoso, pele cansada, desidratada e congestionada, prisão de ventre, problemas digestivos, proteção da mucosa, retenção de líquidos, reumatismo, tensão nervosa.
Pode ser utilizada na prevenção de várias doenças como: arteriosclerose, esgotamento nervoso, reumatismo, gota e tosse.


Utilidades Medicinais

Catarro Pulmona

Cozinhar a maçã, bem picada, em um pouco de água e mel. Filtrar. Tomar o caldo quente às colheradas, várias vezes ao dia. Substituir algumas refeições por maçãs cruas, exclusivamente.

Constipação Intestinal

Comer maçãs cruas com casca , bem lavadas, juntamente com mamão, mel de abelha e pão integral torrado. Mastigar bem. Comer também as sementes da maçã.

Palpitações do Coração

Comer purê de maçã com um pouco de mel em substituição de algumas refeições. Esmagar com garfo a polpa de maçã cozida e acrescentar mel puro.

Diarréia

Cozinhar maçãs e tomar o caldo. Fazer refeições de maçã cozida com torrada.
Comer também maçãs crua.

Faringite

Recomenda-se usar maçãs frescas raladas ou suco de maçã durante a fase aguda.

Obesidade

Passar vários dias só a maçãs, ou substituir refeições normais por maçã.

Prisão de Ventre

Ver constipação Intestinal

Olhos, Inflamações dos

Lavar os olhos duas vezes ao dia com algodão embebido em suco de maçã ácida.
Pode-se fazer cataplasmas com maçãs maduras raladas.

Minuto de Sabedoria.

Plante sementes de bondade e de amor, mas não se preocupe com os
resultados futuros.
Se não obteve o bem que você esperava, ou se o benefício não
provocou a gratidão deseja da não se aborreça.
Ajude e passe adiante !
Lance as sementes ao solo, e deixe que cresçam e frutifiquem segundo
as possibilidades do terreno.
Aguarde o tempo...
Mas, por enquanto, plante as sementes da bondade e do amor, por onde
quer que você passe.