terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

S.O.S DO LAR

 *COMO ORGANIZAR REMÉDIOS.

O armazenamento de remédios deve ser algo muito cuidadoso. Temos sempre que observar a data de validade e para que serve cada remédio.
É preciso alguns cuidados para manter os medicamentos da sua farmácia em condições que garantam a sua eficácia e segurança. Abaixo algumas dicas importantes.

• Guarde todos os seus remédios numa caixa com tampa e fecho. Dessa forma terá todos os remédios num só lugar, não ficando espalhados pela casa.

• Mantenha sua caixa de remédios ao abrigo da luz, da umidade e de fontes de calor, ou seja, não é recomendado guardar remédios no banheiro, já que é um ambiente que sofre choque térmico constantemente. A cozinha também não é o melhor lugar para o armazenamento. Prefira os armários do quarto ou qualquer outro que apresente condições ambientes adequadas.

• Lembre-se de guardar os remédios em um lugar alto e fechado, de preferência com chave, caso tenha crianças na casa.

• Se preferir você pode jogar as caixas do remédio fora e guardar apenas a cartela e a bula. Mas antes de fazer isso certifique-se que a data de validade também está impressa na cartela e não só na caixa.

• Faça uma vistoria na caixa de remédios regularmente para retirar aquele medicamento que já tenha vencido e também para ver qual remédio está faltando. Afinal, não adianta nada ter uma caixa com remédios se não tiver remédio ou ele estiver vencido.
 

Receita do Dia

                                      Empadão de Frango

Ingredientes:
 
Massa
 
1/2 kg de farinha de trigo
200 gr de margarina 
150 gr de gordura vegetal hidrogenada
gemas 
2 colheres de água gelada
quanto baste de sal

Recheio:

 
1 peito de frango desossado,  cozido e desfiado
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
tomate picados, sem pele, sem sementes
quanto baste de manteiga
quanto baste de cheiro-verde picado
1 colher de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
quanto baste de sal
quanto baste de requeijão 
 
Modo de Preparo:

Massa

Misture a farinha com as gorduras e faça uma farofa com as mãos. Acrescente as gemas e a água misturando sem trabalhar muito a massa. Deixe descansar por meia hora. Abra metade da massa em uma fôrma - de preferência com fundo removível - nos fundos e nas laterais com as mãos abrindo o mais que puder.
 
Recheio

Refogue em um pouco de manteiga o alho e a cebola. Depois acrescente o frango desfiado e os tomates. Refogue mais um pouco. Acrescente a farinha dissolvida no leite, e mexa até ficar tudo ligado. Junte o cheiro-verde e o sal. Deixe esfriar.
 
Montagem

Recheie e distribua por cima lascas do requeijão culinário. Abra a outra metade da massa com um rolo sobre um pedaço de filme plástico e disponha por cima do recheio fechando o empadão nas laterais. Pincele com uma gema e leve ao forno pré-aquecido até dourar bem.
 

Dica de Saúde.

                                               Pepino                         
"Eu não quero mais pepino" diz a música. Mas se você souber o bem que faz, vai se tornar adepto (a). O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.

Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas , graças ao alto teor de sílica e flúor.

O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.

Suco de Pepino

O suco é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco é conhecido por ser um ótimo diurético. Auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, pode ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.

O Pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.

Além disso, o Pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.

Os pepinos são também utilizados topicamente para vários tipos de problemas de pele, incluindo inchaço dos olhos, olheiras e queimaduras. Dois compostos no pepino, ácido ascórbico e ácido caféico, impedem a retenção de água, o que pode explicar porque os pepinos aplicados topicamente são frequentemente úteis em olhos inchados, queimaduras e dermatites.

O Pepino é útil na perda de peso
Os Pepinos têm uma propriedade diurética suave, provavelmente devido ao seu elevado teor de água que é útil na perda de peso e na pressão arterial elevada.

O Pepino promove uma pele saudável

O sumo de pepino é frequentemente recomendado como fonte de sílica para melhorar a aparência e saúde da pele, devido ao seu conteúdo de água, o pepino é naturalmente hidratante, um imperativo para uma pele brilhante.
Os pepinos são também utilizados topicamente para vários tipos de problemas de pele, incluindo inchaço dos olhos, olheiras e queimaduras. Dois compostos no pepino, ácido ascórbico e ácido caféico, impedem a retenção de água, o que pode explicar porque os pepinos aplicados topicamente são frequentemente úteis em olhos inchados, queimaduras e dermatites.

O Pepino ajuda a controlar a tensão arterial

Um estudo sobre a adição de alimentos ricos em potássio, magnésio e fibra na alimentação de pessoas com a tensão alta, conclui que comer pepino ajuda a manter a pressão arterial dentro de níveis saudáveis.

O pepino é um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha, mas não é tão consumido quanto estas. Isso se deve ao fato de que, embora seja saudável e bastante rico em nutrientes, o pepino é vítima de vários tabus e superstições. Alguns dizem que é indigesto; outros acreditam que faz mal quando é ingerido com leite ou até que pode provocar má digestão. Na verdade, tudo isso não passa de crendices. 0 pepino pode ser comido sem desconfiança e é um alimento refrescante, ótimo para uma salada num dia de calor.
O pepino é bastante rico em vitaminas A e C, além de conter alguns sais minerais, como sílica, flúor, ferro, potássio e magnésio. Como contém poucas gorduras e calorias, é recomendado às pessoas que fazem regime para emagrecer.
Para saber se um pepino está no ponto, veja se sua casca está lustrosa, firme e bem verde. Quando estiver rugosa, é sinal de que ele já está passado. Outra maneira de ver se ele está fresco ou não é bater no centro do legume com os nós dos dedos: se o som for oco, o pepino não está bom para ser consumido. Entre dois pepinos do mesmo tamanho, escolha o que for mais pesado. Além disso, prefira os mais retos, que são menos amargos. Para saber quanto comprar, leve em conta que 150 g de pepino com casca fornecem 100 g do legume já limpo. Quando servido cru, calcula-se uma porção de 100 g por pessoa. Cozido, considera-se uma média de 300 g por porção.

Minuto de Sabedoria.

Procure dar o mais que puder...
uma boa palavra...
um sorriso...
um gesto de incentivo...
um pensamento generoso...
E você há de sentir em seu coração a grande verdade: é muito melhor
dar que receber!
Ainda não percebeu isto?
Experimente, então!
Ajude alguém, desinteressadamente, e observe como lhe virá bater à
porta, com as mãos cheias de alegria, a maior felicidade que você possa
conhecer em sua vida: A FELICIDADE DE DAR.