terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dica de Saúde.

                                               Pepino                         
"Eu não quero mais pepino" diz a música. Mas se você souber o bem que faz, vai se tornar adepto (a). O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.

Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas , graças ao alto teor de sílica e flúor.

O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.

Suco de Pepino

O suco é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco é conhecido por ser um ótimo diurético. Auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, pode ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.

O Pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.

Além disso, o Pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.

Os pepinos são também utilizados topicamente para vários tipos de problemas de pele, incluindo inchaço dos olhos, olheiras e queimaduras. Dois compostos no pepino, ácido ascórbico e ácido caféico, impedem a retenção de água, o que pode explicar porque os pepinos aplicados topicamente são frequentemente úteis em olhos inchados, queimaduras e dermatites.

O Pepino é útil na perda de peso
Os Pepinos têm uma propriedade diurética suave, provavelmente devido ao seu elevado teor de água que é útil na perda de peso e na pressão arterial elevada.

O Pepino promove uma pele saudável

O sumo de pepino é frequentemente recomendado como fonte de sílica para melhorar a aparência e saúde da pele, devido ao seu conteúdo de água, o pepino é naturalmente hidratante, um imperativo para uma pele brilhante.
Os pepinos são também utilizados topicamente para vários tipos de problemas de pele, incluindo inchaço dos olhos, olheiras e queimaduras. Dois compostos no pepino, ácido ascórbico e ácido caféico, impedem a retenção de água, o que pode explicar porque os pepinos aplicados topicamente são frequentemente úteis em olhos inchados, queimaduras e dermatites.

O Pepino ajuda a controlar a tensão arterial

Um estudo sobre a adição de alimentos ricos em potássio, magnésio e fibra na alimentação de pessoas com a tensão alta, conclui que comer pepino ajuda a manter a pressão arterial dentro de níveis saudáveis.

O pepino é um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha, mas não é tão consumido quanto estas. Isso se deve ao fato de que, embora seja saudável e bastante rico em nutrientes, o pepino é vítima de vários tabus e superstições. Alguns dizem que é indigesto; outros acreditam que faz mal quando é ingerido com leite ou até que pode provocar má digestão. Na verdade, tudo isso não passa de crendices. 0 pepino pode ser comido sem desconfiança e é um alimento refrescante, ótimo para uma salada num dia de calor.
O pepino é bastante rico em vitaminas A e C, além de conter alguns sais minerais, como sílica, flúor, ferro, potássio e magnésio. Como contém poucas gorduras e calorias, é recomendado às pessoas que fazem regime para emagrecer.
Para saber se um pepino está no ponto, veja se sua casca está lustrosa, firme e bem verde. Quando estiver rugosa, é sinal de que ele já está passado. Outra maneira de ver se ele está fresco ou não é bater no centro do legume com os nós dos dedos: se o som for oco, o pepino não está bom para ser consumido. Entre dois pepinos do mesmo tamanho, escolha o que for mais pesado. Além disso, prefira os mais retos, que são menos amargos. Para saber quanto comprar, leve em conta que 150 g de pepino com casca fornecem 100 g do legume já limpo. Quando servido cru, calcula-se uma porção de 100 g por pessoa. Cozido, considera-se uma média de 300 g por porção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário