quarta-feira, 30 de março de 2011

S.O.S do Lar

14 CUIDADOS COM SUAS ROUPAS DELICADAS

1. Não marque as sujeiras na roupa, só passe as roupas bem limpas, pois o calor fixa qualquer sujeira, ficando difícil removê-la depois.
2. Para retirar a mancha de vinho que caiu na roupa, salpique o lugar onde o vinho tinto caiu com muito açúcar. Molhe com água fria e esfregue a mancha até sair, antes de lavar.
3. Para as roupas com manchas de frutas, deixe a água escorrer pelo tecido manchado. O ideal é que a água caia de uma altura maior, por exemplo: do chuveiro.
4. Para lavar roupas delicadas na máquina de lavar, coloque-as dentro de uma fronha e amarre o lado aberto. Ligue a máquina no ciclo suave.
5. Para os zíperes que não estão correndo bem, coloque um pouco de grafite de lápis e esfregue. Vá abrindo e fechando para o grafite espalhar-se melhor.
6. Remova as "bolinhas" e nós de suéter ou de outras peças de lã com uma lâmina de barbear (com muito cuidado) ou com um barbeador elétrico.
7. Com vinagre branco você poderá tirar as marcas das bainhas. Molhe com uma esponja, embebida com bastante vinagre, a peça que você deseja. Depois, passe com ferro morno.
8. Para manchas de sangue em travesseiros, almofadas, tecidos em geral, passe sobre as manchas uma pasta de maisena e água. Esfregue levemente e coloque para secar ao sol. Em seguida, escove bem.
9. Quando você lava a roupa e ela fica manchada, não se desespere. Mergulhe-a rapidamente em um pouco de leite e deixe por alguns minutos. A mancha some imediatamente.
10. Mancha de lama a gente consegue retirar da seguinte maneira: primeiro lave com água fria e enxágüe com um pouco de vinagre. Se o tecido for escuro, espere que fique bem seca, escove-a e esfregue uma rodela de batata crua.
11. Para limpar a máquina de lavar, encha-a com água morna (ou fria mesmo), acrescente 3 litros de vinagre branco. Deixe-a bater todo o ciclo. O vinagre irá limpar as mangueiras, retirando delas a crosta formada pela espuma de sabão.
12. Retirar rugas da roupa, molhe um algodão e esfregue sobre ela, no sentido dos fios, e continue passando o ferro.
13. Para não correr o risco de perder algum botão de sua roupa nova, passe uma camada de esmalte incolor bem no centro de cada botão. O esmalte criará uma película sobre a costura e o firmará no lugar.
14. Para dar vinco perfeito às calças e pregas, passe um pedaço de parafina pelo avesso no lugar a ser vincado e depois passe esses vincos pelo lado direito com ferro bem quente, sobre um pano úmido.

Receita do Dia.

                                  Mousse de Limão

 Ingredientes:

1 lata de leite condensado 
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
3 claras em neve
1/2 copo de suco de limão


Modo de Preparo:


Dissolva a gelatina conforme pede na embalagem.
Em seguida leve o leite condensado, o limão e a gelatina para bater no liquidificador .
Depois de tudo misturado acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Unte uma fôrma com um pouco de óleo, despeja a mistura. Leve para gelar até que fique firme.
 

Dica de Saúde

                                                Groselha

Fruta vermelha de um arbusto da família das rosáceas, que contém ácido cítrico, pectina, matéria corante vermelha, málico, açúcar e outras matérias importantes.
Usada no preparo do xarope de groselha utilizado em várias receitas de doces e bebidas em geral.
É empregada na confeitaria e na indústria de xaropes e bebidas licorosas.

Fruta de Verão, de reduzidas dimensões. Rica em vitaminas C, B2, B6 e E, a groselha possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.
Distinguem-se duas espécies destas bagas: as negras que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.
Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais. O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.
Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.

É uma fruta quase desconhecida e pouco utilizada entre nós, constituída por pequenas bagas vermelhas que crescem em cacho.
A groselha surge, entre nós, principalmente na forma de xarope, que serve de base para diversas bebidas. Em algumas regiões, é usada para a confecção de molhos que acompanham carneiro, aves e caça. É igualmente usada para compotas.

Os frutos maduros são usados principalmente para a fabricação de licores e o famoso xarope de groselha, usado no preparo de refrescos, sorvetes e doces.

De modo geral, a groselha preta tem as mesmas virtudes curativas da groselha vermelha, mas encerra, também, algumas propriedades particulares.
O suco de groselha preta é muito bom contra os escarros sanguíneos.
As amídalas hipertrofiadas, retornam ao estado normal, e se evitam as operações, fazendo-se gargarejos com o suco fresco de groselha em mistura com água de rosas. Usam-se duas colheradas de suco para um copo grande de água de rosas.
O doce de groselha preta é uma fortificante para o estômago.
A fruta, comida ao natural oi bebido o suco, juntamente com o chás da folhas, é bom para combater a gota e a hidropisia.
O mesmo remédio combate as tosses espasmódicas, a dor e a sequidão da garganta, a rouquidão, a hipertrofia das amídalas. Para estes casos, em vez de se beber o chá das folhas, usa-se em gargarejos.
O xarope de groselha da bons resultados no tratamento da coqueluche.
O decocto das folhas, é muito eficaz nas dores gástricas e na inapetência. É além disso, considerado como remédio específico contra a icterícia e demais afecções do fígado, contra as obstruções do baço, contra a hidropisia, etc..
Externamente, nos tumores e nas inflamações freimáticas dos dedos, aplicam-se as folhas trituradas, em forma de cataplasmas.

O infuso das folhas também se toma em caso de transtornos da bexiga.
 Rica em vitaminas C, B2, B6 e E , possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.

A groselha é tónica, desobstrutiva, laxativa, diurética e depurativa, agindo como um excelente desintoxicador hepático, purificando o sangue e combatendo deficiências de vitamina C.
Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos ajudando a prevenir constipações e infecções intestinais.
O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.

Minuto de Sabedoria

Você, que é professor, procure modelar seus alunos com seu próprio
exemplo.
O exemplo vale mais do que as palavras.
Tenha paciência, responda de boa mente a todas as perguntas, porque
os alunos são muito receptivos e ansiosos de aprender.
Dê tudo o que pode, entregue-se à sua profissão como um sacerdócio
dos mais sublimes, e tenha a alegria de ver uma plêia de jovens que
trabalharão em benefício de todos, e que foram formados por você.