terça-feira, 31 de maio de 2011

S.O.S do Lar.

DICAS PARA LIMPAR AS PAREDES

Fazer a limpeza das paredes não é uma tarefa nada fácil, e durante este trabalho, é preciso tomar muito cuidado para não danificar a pintura, por isso, aí vão algumas dicas úteis para quem quer deixar a casa mais bonita e conservada.
1. Limpe logo que sujar
Para manter a beleza da pintura, a primeira coisa a fazer é limpar a sujeira assim que ela for vista. Agindo dessa forma, fica mais fácil tirar até manchas de batons, giz de cera, caneta e pincel atômico das paredes.
2. Use esponja com detergente neutro
Nas paredes com tinta fosca ou semibrilho, o ideal é passar uma esponja macia com detergente neutro na área que estiver suja. Depois, umedeça um pano para tirar o excesso do produto e passe no local.
No caso de superfícies com tinta à base de água, é importante fazer uma limpeza bem leve. Passe um pouco de detergente sobre a região a ser limpa e em seguida passe um pano macio para retirar o excesso.
3. No caso de tinta acrílica acrescente álcool
Quando a parede for pintada com tinta acrílica lavável, é preciso preparar uma solução com meio litro de água, 250ml de álcool e 50ml de detergente para limpar o local. Com a ajuda de uma esponja ou pano limpo aplique a solução na superfície a ser limpa, sempre em movimentos circulares.
 

Receita do Dia.

Torta Mousse de Maracujá


Ingredientes:

Massa:
40 gr de margarina 
1 ovo
1 colher de canela em pó
200 gr de farinha de trigo
1 colher de fermento químico em pó


Recheio:
1 xícara de leite
2 xícaras de leite em pó
1 xícara de água fervente
1 colher de margarina 
1 xícara de suco de maracujá
1/2 xícara de açúcar
1 colher de gelatina incolor sem sabor
3 claras em neve 


Modo de Preparo:

Massa:

Misture a margarina, o ovo, a canela e vá juntando, aos poucos, a farinha e o fermento trabalhando com as mãos até obter uma mistura homogênea e consistente.
Forre com a massa o fundo e o lado de uma fôrma para torta de cerca de 20 cm de diâmetro. Fure com o garfo o fundo da massa, leve-a para assar e reserve.
 
Recheio:

Hidrate a gelatina na água fervente e junte aos outros ingredientes no liqüidificador . Por último, acrescente as claras em neve e misture delicadamente.
Coloque sobre a massa assada e leve à geladeira até o mousse endurecer. Decore com as sementes do maracujá.
 

 

Dica de Saúde.

Gergelim
 
 
As sementes do gergelim são consideradas muito nutritivas, pois são ricas em proteínas e carboidratos. Além disso, possuem um alto teor de cálcio, fósforo e ferro. Mas seu maior atrativo é em relação a quantidade de vitaminas que ela possui, principalmente a  E , cujo maior benefício é ser um potente antioxidante, ou seja, atua no combate de radicais livres, que são os maiores causadores de doenças e aceleração do processo de envelhecimento. Também é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, em especial a Niacina, importante no metabolismo de energia e no crescimento e na síntese de ácidos graxos, DNA e vitaminas.

O gergelim é uma planta da família das pedaliáceas, seus frutos contêm sementes de múltiplos usos na culinária e em rituais religiosos desde a Antiguidade, principalmente na Ásia e Oriente Médio. Acredita-se que, durante o período de colonização os portugueses trouxeram as primeiras mudas dessa planta para o Brasil.

Inúmeras receitas de pães, biscoitos, balas e doces utilizam as sementes de gergelim por causa de seu sabor característico. A partir da prensagem das sementes, obtêm-se um creme chamado de tahine largamente utilizado na culinária do Oriente Médio. Um processo semelhante é responsável pela produção do óleo de gergelim, que segundo estudos  pode ser útil ao combate do reumatismo

Quando se torra e prensa suavemente as sementes junto com o sal produz-se o gersal, um complemento alimentar muito comum entre os adeptos do vegetarianismo e da macrobiótica devido ao seu alto valor protéico. Essas mesmas pessoas costumam misturar o tahine com o missô (pasta de soja) e passá-lo no pão integral como substituto da manteiga

Enfim, é um alimento rico em nutrientes e bastante versátil, podendo ser consumido nas mais diversas preparações, portanto, aproveite seus benefícios, consumindo com freqüência em suas refeições!!

Minuto de Sabedoria

Cuide bem de seu corpo, dando-lhe alimentação sadia e frugal.
Não abuse de carnes nem de bebidas alcoólicas.
Mas não esqueça também que a alma precisa de alimentação!
Procure ler bons livros.
Faça da leitura um hábito diário.
Não é só de pão que vive o ho mem : é também da sabedoria.
E esta você a encontrará nos bons livros, companheiros deliciosos e
cheios de ensinamentos úteis.