quarta-feira, 3 de agosto de 2011

S.O.S do Lar.

COMO LIMPAR OBJETOS DE ACRÍLICO

Dicas de como limpar móveis e objetos de acrílico, saiba quais produtos usar e não usar na hora da limpeza
 
*Usa-se um pano limpo e macio embebido em água limpa e sabão ou detergente neutro. Enxaguar e retirar o excesso de água. Manchas de graxas ou óleos, podem ser removidas com querosene. Se esses produtos deixarem uma mancha oleosa ou marcas, repetir a operação acima.
*Não devem ser utilizadas esponjas abrasivas ou palha de aço ou similares.
*Limpar com pano macio e deixar secar ao ar.
*Pequenos riscos, encardidos e manchas superficiais podem ser removidos aplicando-se polidor doméstico para metais. Basta esfregar o produto sobre a área afetada, utilizando uma flanela seca e limpa, com intensidade suficiente até a remoção do defeito. Em seguida utilizar uma segunda flanela para a remoção do excesso do produto.
*O acrílico cristaliza em contato com solventes minerais, tais como álcool, querosene, thinner, etc. Não use esses solventes.
*Depois de limpar, encere a mesa e a placa de acrílico pelo menos uma vez por mês com cera de polir carro. *A cera protege o acrílico contra os danos dos raios solares e da poluição. Na hora de encerar, a placa e a mesa deverão estar limpas e secas. Aplique a cera em pouca quantidade com estopa ou flanela limpas, fazendo movimentos circulares, sem o uso da força.
*Após secar a cera, passe uma flanela seca e limpa pelo acrílico até remover toda a cera e alcançar aquele brilho desejado. Nos locais com pequenos riscos e sujeiras, use mais força e gaste mais tempo para conseguir uma melhora significativa. Não use produtos abrasivos, tais como esponjas de aço e "sapólios" em hipótese nenhuma.

Receita do Dia.


                                        Pudim de Pão

Ingredientes:

3 unidade(s) de pão francês
1 1/2 copo(s) de leite
1 copo(s) de açúcar
2 unidade(s) de ovo
50 gr de Queijo Ralado
4 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
2 colher(es) (sopa) de margarina


Modo de Preparo:


Coloque aproximadamente 1 dedo de açúcar no fundo de sua fôrma refratária. Regue com 8 colheres de sopa de água e leve ao microondas por 6 a 8 minutos em potência alta, sempre observando para não queimar.
Deixe no microondas em tempo de espera. Retire e espalhe a calda por toda a superfície do refratário, com o auxílio de uma colher, não esquecendo o cone central. Reserve.
Descasque os pães e corte-os em fatias. Coloque numa tigela e cubra-os com leite (facilita o liqüidificar).
Coloque o pão e todos os demais ingredientes no liqüidificador e bata.
Despeje na fôrma caramelizada e leve ao microondas em potência média, por cerca de 12 a 15 minutos.

Dica de Saúde.

ARROZ


Polido ou agulha
Esse é o arroz mais comum, também chamado de arroz branco ou tradicional. Como tem sua "casca" retirada durante o seu processo de fabricação - por isso recebe o nome de polido - não é um dos tipos de arroz mais nutritivos. O seu ponto forte é ser o mais barato, mais fácil de encontrar e o que tem maior funcionalidade, podendo ser usado para fazer uma lista grande receitas. 

Arroz integral
Por não passar pelo processo normal de industrialização, o arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades e contém três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. "Além de ter vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, é rico em fibras, que ajudam a manter o intestino regulado", diz a nutricionista. O integral pode ser encontrado com facilidade, mas o seu preço é maior que a versão tradicional.  

Arroz parboilizado
Esse tipo de arroz, assim como o integral, está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Ao passar por um tratamento hidrotérmico (água fervente), que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, parte das vitaminas e minerais passam da casca para o interior do arroz, aumentando o valor nutritivo e concentrando uma maior quantidade vitaminas do complexo B em cada grão.  


Arroz Cateto ou Japonês
Como o próprio nome já diz, essa variedade é a base da culinária japonesa. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, têm grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido. Ele também pode ser encontrado com grãos que mantêm a sua casca e o gérmen, concentrando assim o seu valor nutricional. "Esse tipo de arroz também tem a sua versão "integral", que conserva maiores quantidades de vitaminas do complexo B e minerais".

Arroz arbóreo
Possui o grão mais arredondado e concentra bastante amido, conferindo consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos. Por isso, é o mais indicado para preparações de risotos. "Como não possui casca e não passa por nenhum processo que conserve seus nutrientes, o arroz arbóreo tem o mesmo valor nutricional do arroz tradicional".

Arroz basmati ou indiano
Famoso por seu aroma adocicado de nozes, o diferencial do arroz basmati em relação ao comum é o seu gosto mais forte e a sua capacidade de reter água durante o preparo sem que os grãos fiquem grudados uns nos outros. "Os grãos deste tipo de arroz são bem mais longos e ficam ainda mais compridos quando cozidos. Mesmo que os níveis nutricionais sejam praticamente iguais aos do arroz branco, ele pode ser usado em ocasiões especiais para variar o cardápio".

Arroz vermelho
O arroz vermelho é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL (colesterol ruim) no sangue, aquele que pode causar infartos e derrames cerebrais.  

Arroz negro
Apesar de ainda não ser muito popular, o sabor e a cor acastanhada do arroz negro podem ser novidade por aqui, mas já é conhecido na China há milhares de anos. "Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao arroz integral", Ele tem um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até câncer. 

Arroz selvagem
Ainda pouco encontrado no Brasil, o arroz selvagem, apesar do nome, não é um arroz de verdade, mas um tipo diferente de gramínea. Os grãos são escuros (marrons e pretos) e o seu comprimento é três vezes maior que o do arroz comum, tendo em seu interior um aspecto claro e macio. "Ele é bastante usado na culinária oriental, mas como são poucos os lugares em que é produzido (Estados Unidos e Canadá), ainda é pouco conhecido no Brasil e difícil de ser encontrado fora de lojas especializadas em produtos naturais".

Minuto de Sabedoria

Não se esqueça de que somos o reflexo daquilo que pensamos.
0 pensamento plasma nossa vida de amanhã.
Aproveite, portanto, o momento que passa, afim de construir um
amanhã risonho.
Plante em torno de você as sementes de otimismo e bondade, para que
possa colher amanhã os frutos do amor e da felicidade.
Se somos escravos do ontem, somos donos do nosso amanhã.