terça-feira, 19 de abril de 2011

S.O.S do Lar

COMO CONSERVAR VERDURAS E FRUTAS

Muita gente acha que colocar simplesmente o alimento dentro da geladeira já significa que ele será conservado por muito tempo. Entretanto, ao abrir a geladeira um ou dois dias depois se deparam com uma surpresa: o alimento está estragado. Logo vêm as dúvidas: ˜O que será que aconteceu? Será que a geladeira está estragada? Possibilidades nestas horas são muitas, mas quase ninguém imagina que o alimento estragado pode ser resultado de uma má conservação, mesmo quando acondicionado em geladeira. Cada alimento deve ser mantido na geladeira de forma diferenciada, de acordo com cada tipo, ou seja, preparados ou in natura.
No caso de frutas e verduras é sempre bom verificar as condições dos mesmos. "Existem vegetais que podem ser mantidos na geladeira por um bom tempo e outros que não podem. Por exemplo, a banana, quando mantida dentro da geladeira por um bom período de tempo, começa a apresentar um escurecimento de sua casca, e logo a seguir se inicia o processo de apodrecimento.
Geralmente frutas que possuem casca fina, como a acerola e a jabuticaba, não duram muito tempo e, devem ser consumidas preferencialmente de um dia para o outro. Fazer a higienização da casca antes do armazenamento também pode contribuir para uma maior conservação".

*Temperatura
É importante também verificar a temperatura de preservação dos alimentos, evitando deixar os alimentos mais perecíveis na porta da geladeira. "Os alimentos acondicionados nas extremidades da porta perdem as suas características originais mais rápido. Isto ocorre porque essa região é a que recebe a maior variação de temperatura, por isso é sempre importante manter alimentos mais perecíveis no interior da geladeira. Todos os alimentos devem ser acondicionados em recipientes apropriados, fechados e posicionados no fundo da geladeira".

*Embalagens a vácuo
Elas são uma alternativa para conservar alimentos na geladeira por mais tempo, pois impedem o contato direto do mesmo com o oxigênio, um dos principais fatores que influenciam para a alteração e degradação dos alimentos. Se o alimento for mantido em uma embalagem a vácuo e colocado dentro do refrigerador, a capacidade de conservação se torna ainda maior.

*Dica para verduras e frutas durarem mais
Para conservar por mais tempo, deixe-as de molho numa tigela com água e sal.
Além de lavar, o sal desinfeta naturalmente.
Depois seque-as e coloque na gaveta da geladeira, forrada com papel toalha.

Receita do Dia.

Mousse de Chocolate Delícia


Ingredientes:

1 lata de leite condensado 
3 colheres de chocolate em pó
1 colheres de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
3 claras em neve 


Modo de preparo:

Faça um brigadeiro com o leite condensado, o chocolate e a margarina. Deixe cozinhar até que solte da panela. Depois deixe esfriar um pouco e acrescente 1 lata de creme de leite sem o soro e misture bem até ficar uniforme.
Bata as claras em neve e acrescente ao chocolate com creme de leite, misturando bem devagar. Ponha para gelar até que fique firme e decore com chocolate granulado.

 

Dica de Saúde.

                                                 CAFÉ

Arbusto de até 4 m de altura, caule reto de casca cinzenta e rugosa. Copa cônica com ramos laterais pendentes. Folhas onduladas nos bordos e de coloração verde-acinzentada quando jovens, verde-brilhante posteriormente. Flores brancas aglomeradas ao longo dos ramos, aromáticas e atrativas para abelhas.
Na atualidade, é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e o Brasil desempenha o importante papel de maior produtor de café do mundo. 

Estimulante do sistema nervoso, do aparelho circulatório, aumenta secreção de sucos gástricos. Seu uso habitual está relacionado com o câncer da bexiga, do pâncreas, do cólon e com o aumento do colesterol do sangue.
 
Prefere regiões de clima ameno, não suporta geadas. Necessita de solos férteis, drenados e arejados. Desenvolve-se melhor em locais sombreados. Há muitas variedades e delas obtém-se os diversos sabores e aromas do café. Frutifica de maio a julho.


Para preparar seu cafezinho, não se esqueça destas dicas quentes:
Evite a água da torneira para o preparo do café. O excesso de cloro na água pode alterar o sabor, por isto prefira água filtrada ou mineral
O pó não deve ser reaproveitado.
Não recircule a bebida, isto a deixa amarga.
Quando for utilizar pela primeira vez um coador de pano, ferva-o em água misturada com café, para tirar o cheiro do tecido.
Consuma o café logo que for feito, pois ele começa a perder suas características 15 minutos depois de pronto. Se não vai beber muito, faça um pouquinho de cada vez.
Antes de servir o café, agite-o levemente para uniformizar a mistura.
O café já ficou pronto? Agora veja para que mais serve o pó e a borra de café!
Para clarear e limpar a pia e o chão de cozinha, utilize a borra do café.
O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros
Um bom adubo: borra do café em vasos de flores e plantas


Minuto de Sabedoria

Se está enfermo, não se impressione.
Qualquer mal, ou aparência de mal, é coisa passageira.
A única essência eterna e real é Deus que é todo o bem, a saúde
perfeita, a felicidade integral, a alegria sem sombras.
Se a doença o está experimentando, procure unir-se mentalmente à
Energia Cósmica que lhe penetra o organismo juntamente com o ar que
respira, e busque o revigoramento e a purificação de todas as suas células.