terça-feira, 19 de abril de 2011

Dica de Saúde.

                                                 CAFÉ

Arbusto de até 4 m de altura, caule reto de casca cinzenta e rugosa. Copa cônica com ramos laterais pendentes. Folhas onduladas nos bordos e de coloração verde-acinzentada quando jovens, verde-brilhante posteriormente. Flores brancas aglomeradas ao longo dos ramos, aromáticas e atrativas para abelhas.
Na atualidade, é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e o Brasil desempenha o importante papel de maior produtor de café do mundo. 

Estimulante do sistema nervoso, do aparelho circulatório, aumenta secreção de sucos gástricos. Seu uso habitual está relacionado com o câncer da bexiga, do pâncreas, do cólon e com o aumento do colesterol do sangue.
 
Prefere regiões de clima ameno, não suporta geadas. Necessita de solos férteis, drenados e arejados. Desenvolve-se melhor em locais sombreados. Há muitas variedades e delas obtém-se os diversos sabores e aromas do café. Frutifica de maio a julho.


Para preparar seu cafezinho, não se esqueça destas dicas quentes:
Evite a água da torneira para o preparo do café. O excesso de cloro na água pode alterar o sabor, por isto prefira água filtrada ou mineral
O pó não deve ser reaproveitado.
Não recircule a bebida, isto a deixa amarga.
Quando for utilizar pela primeira vez um coador de pano, ferva-o em água misturada com café, para tirar o cheiro do tecido.
Consuma o café logo que for feito, pois ele começa a perder suas características 15 minutos depois de pronto. Se não vai beber muito, faça um pouquinho de cada vez.
Antes de servir o café, agite-o levemente para uniformizar a mistura.
O café já ficou pronto? Agora veja para que mais serve o pó e a borra de café!
Para clarear e limpar a pia e o chão de cozinha, utilize a borra do café.
O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros
Um bom adubo: borra do café em vasos de flores e plantas


Nenhum comentário:

Postar um comentário