quinta-feira, 9 de setembro de 2010

S.O.S. DO LAR

PORTAS

*ESMALTADAS - ENVERNIZADAS - MADEIRA BRANCA
De maneira geral, as manchas nessas portas saem esfregando-se uma batata crua cortada ao meio. Á medida que a batata for ficando suja, tire uma fatia, continuando assim até que a mancha desapareça. Use um limpador multiuso.

*DEDOS
Esfregue sobre a mancha uma mistura feita de 1 parte de terebintina para 2 partes de óleo de cozinha. Depois, passe um pano úlmido com água. Use um limpador multiuso.

*ESMALTE DE UNHAS
Passe primeiro, cuidaddosamente, uma palha de aço fina. Em sequida, esfregue levemente um algodão embebido em acetona.

*TINTA DE CANETA
Tire com água sanitária.

Receita do Dia.

Frango Cremoso com Milho Verde

Ingredientes:

1/2 kg de filé de frango em cubos médios

Sal á gosto

 Pimenta-do-reino branca moída

1 cebola picada

2 colheres de margarina 

1 lata de milho verde

1 copo de requeijão

1 lata de creme de leite sem soro

1/2 xícara de queijo ralado


Modo de Preparo:

1-Tempere o frango com o sal e a pimenta.
2-Coloque no refratário com a cebola e a margarina.
3-Tampe e leve ao microondas de 10 a 12 minutos na potência média.
4-Retire e aguarde 10 minutos em tempo de espera.
5- Coloque o requeijão no fundo de um refratário, a seguir, o frango, o milho verde, o creme de leite e polvilhe com o queijo parmesão ralado.
6- Leve ao fôrno por 7 a 9 minutos na potência alta. Sirva a seguir.

Dica de Saúde.

Cajá
Árvore portadora de caule ereto, com até 25 m de altura, portadora de ramos esparsos e extensos; sementes de formato claviforme ou remiforme, com números de lóculos e de embriões variáveis; flores hermafroditas, dispostas em panículas terminais; fruto do tipo drupa, de coloração amarelo-laranja, cilindriforme, polpa ácida, aromática, saborosa, comestível e saudável, com excelente aceitação de mercado. O processo de exploração dessa frutífera ainda é feita de modo extrativista.

A propagação da cajazeira pode ser feita pelo processo sexuado, através da semente ou pelo processo assexuado mediante o uso de parte do vegetal.

Semente é o método usado na propagação da cajazeira pelo fato da germinação ocorrer de maneira muito desuniforme, em decorrência da manifestação da sua dormência. Por outro lado, a planta resultante de semente (pé franco) demanda maior tempo para iniciar a frutificação.

Estaquia é o método mais comum para a propagação vegetativa da cajazeira, usando-se a parte lenhosa de ramos de plantas adultas, com mais de um ano de idade, diâmetro igual ou superior a 3 cm e comprimento igual ou superior a 60 cm. Após coleta, as estacas devem ser colocadas em local de boa aeração e sombreamento, mantendo-se o chão úmido até que ocorra a formação do calo, para que sejam submetidas ao plantio no local definitivo.

A coleta de estaca deve ser feita no período compreendido entre os meses de agosto a outubro, oportunidade em que as plantas acham-se destituídas de folhas, conseqüentemente, com maior acúmulo de reserva, por se tratar do momento em que a planta se prepara para a rebrotagem e a conseqüente frutificação.

As estacas destinadas ao plantio deverão ser tratadas com fungicidas para evitar a ocorrência de fungos ou de outro tipo de patógeno que possa vir a comprometer o desenvolvimento vegetativo ou, até mesmo, a morte da estaca.

Os frutos da cajazeira possuem excelente sabor e aroma, além de rendimentos acima de 60% em polpa, e por isso são amplamente utilizados na confecção de suco, néctares, sorvetes, geléias, vinhos, licores.

Devido a sua acidez, normalmente, não é consumido ao natural. Na região Sul da Bahia, a polpa de cajá é a que possui maior demanda entre as polpas de frutas comercializadas, entretanto, a sua industrialização é totalmente dependentes das variações das safras, considerando a forma de exploração extrativa da cajazeira e a grande perda de frutos devido a problemas de colheita e de transporte.

Desse modo, apesar da polpa do cajá despertar interesse em outras regiões do país, a atual produção industrializada não é suficiente para atender nem o mercado consumidor do Norte e Nordeste.

Minuto de Sabedoria.

Deus nos guia sempre, dando-nos a orientação de nossa vida.

Mas precisamos ser receptivos, para ouvir sua voz, sabendo-a

interpretar através das circunstâncias que cercam nossa vida

levando-nos ao maior progresso espiritual do nosso ser.

Procure meditar silenciosamente, para ouvir a voz de Deus, que o

guia, sem jamais abandoná-lo.