segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

S.O.S DO LAR.

*ABELHAS


PARA EVITAR PICADAS.
-Quando perto de colméias, use roupas claras, evite perfumes e produtos de higiene pessoal perfumados, movimente-se com delicadeza e fale baixe.
-Mantenha-se atento a ruídos, pois a aproximação de um enxame pode ser claramente ouvida.
-Ensine essas regras ás crianças e ensine-as, principalmente, a não brincar com abelhas.

SE ENCONTRAR UMA COLMÉIA.

Regra geral: não se aproxime de colméias, mas se encontrar uma, afaste-se imediatamente. E se tiver de correr, proteja o rosto e os olhos e procure um abrigo o mais rápido possível. Se não tiver com o que proteger a região da cabeça, tire a camisa ou blusa para fazê-lo, pois as picadas no corpo certamente serão menos grave que em regiões mais delicadas, como o rosto.

Receita do Dia,

                                Torta de Frango
 
Ingredientes:

Massa :

•1/2kg de farinha de trigo
•200g de margarina
•150g de gordura vegetal
•2 gemas
•1 xícara de água
•sal
•1 gema para pincelar

Recheio :

•2 peitos de frango já cozidos e desfiados
•1 cebola média picada
•3 dentes de alho amassados
•1 tomate sem pele e sem semente picado
•1 maço de cheiro verde picado
•1 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em uma xícara de leite
•sal e pimenta a gosto
•queijo catupiry em lascas.

Modo de preparo:

Misturar a farinha com as gorduras e fazer uma farofa com as mãos. Acrescentar as gemas e a água misturando mais sem trabalhar muito a massa. Ela fica meio quebradiça. Deixe descansar por meia hora. Refogue em um pouco de manteiga o alho e a cebola. Depois acrescente o frango desfiado e o tomate em cubos. Refogue mais um pouco. Acrescente a farinha dissolvida no leite (1/2 xícara de chá) e mexa até ficar tudo ligado. Junte o cheiro-verde sal e pimenta. Reserve e deixe esfriar.
Abra metade da massa em uma fôrma redonda de fundo removível, espalhando com as mãos e abrindo o mais que puder. Recheie a massa e distribua por cima do recheio lascas do queijo catupiry. Abra a outra metade da massa com um rolo sobre um pedaço de filme plástico e disponha por cima do recheio fechando o empadão nas laterais. Pincele por cima a massa com uma gema e leve ao forno pré aquecido até dourar bem. Desenforme ou sirva na própria forma imediatamente

Dica de Saúde.

                                             Manga

É uma fruta nativa da Ásia, mais precisamente da Índia, do sudeste do continente asiático e das ilhas circunvizinhas sendo, sem dúvida, um dos melhores e mais largamente aproveitados frutos de origem tropical.
Apesar de ser cultivada em suas regiões de origem há mais de 4 mil anos, sua introdução em outras terras foi muito lenta: a viagem das mangas pelo mundo iniciou-se apenas com a descoberta das rotas comerciais marítimas entre a Europa e a Ásia, no início do século 16. Foram os portugueses, mais uma vez, que fizeram esse trabalho, levando as mangas, primeiro, para as costas leste e oeste da África trazendo-a, depois, para a América.
Apenas por volta de 1700, segundo o estudioso Pimentel Gomes, o Brasil, ou melhor, a Bahia, recebeu as primeiras mudas de mangueiras indianas. Dali, foram para o México no século 19, de onde atingiram a região da Flórida.

Os deliciosos e excelentes frutos das mangueiras são cultivados, atualmente, em todos os países da faixa tropical e equatorial do globo.
No Brasil, a fruta foi amplamente disseminada. De acordo com Pio Corrêa, a mangueira foi a árvore asiática que melhor se adaptou ao clima brasileiro, produzindo inúmeras variedades, tornando-se quase obrigatória na paisagem do norte e do nordeste do país, e sendo facilmente encontrada em cultivo na Amazônia e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Diferentes árvores que produzem diferentes mangas, podem ser encontradas, aos montes, em chácaras e fazendas, em pomares e quintais urbanos e rurais, em pequenas e médias propriedades, além de estarem presentes em espaços públicos como parques, pragas, ruas e avenidas por todo o país.
A cidade de Belém é um exemplo eloqüente dessa abundância, tendo se tornado famosa por suas mangueiras.
Noutro extremo do país, na cidade do Rio de Janeiro, as mangueiras também eram tantas que acabaram dando o nome a um bairro, a uma parada de trem e a uma escola de samba: a "verde e rosa" Estação Primeira de Mangueira.

Se a manga é uma fruta "de verdade', de polpa carnuda, gostosa, perfumada, consistente, cheia de água e de açúcares, as mangueiras são árvores frondosas, de longuíssima duração e de frutificação abundante. Tudo isso faz com que sejam árvores muito valiosas para quem as possui.
Os frutos são lindos e também variados em seus tamanhos, formatos, sabores e cores: por fora, as mangas podem ser verdes, verdes com pintas pretas, amareladas, alaranjadas, douradas, róseas ou violáceas.
Dentro da manga - envolvido por uma polpa de cor e sabor fortes, mais ou menos carnuda, mais ou menos doce, mais ou menos fibrosa, dependendo da qualidade da fruta encontra- se o caroço, grande, achatado e fibroso.
É notável a grande variação apresentada pelos frutos das mangueiras, em todo o mundo: nos livros encontram- se referências que variam entre um número de 500 e 1000 variedades existentes. No Brasil, as mangas são também encontradas em grande diversidade: apenas entre as mais comuns e conhecidas pela população em geral, Pimentel Gomes cita e descreve 36 variedades, todas elas de fácil ocorrência.
No entanto, as variedades de mangas mais cultivadas em pomares comerciais alcançam menor número. Basicamente, são variedades obtidas após cuidadoso processo de seleção e de melhoria da fruta, tendo em vista diminuir a quantidade de fibras e de fiapos em sua polpa carnuda, e privilegiar as cores vermelhas e rosadas, mais apreciadas na frota destinada à exportação.

A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

A manga boa para consumo deve estar macia quando apertada com os dedos, mas sem que a casca se rompa pela pressão. Não deve apresentar batidas, rachaduras ou estar melada.

A manga é uma das frutas tropicais mais procuradas do mundo. Consumida ao natural, pode, contudo ser transformada em polpa simples, suco, refresco, sorvete, doce (pasta ou compota ) e picles.
Embora bom mesmo seja comer a manga com as mãos, isso nem sempre é possível por causa da "melança" que faz.

A manga pode ser consumida ao natural, chupando-se através de um pequeno orifício aberto numa das pontas, ou descascando-se e cortando-se em pedaços. Na cozinha, usa-se a manga em molhos, conservas ou como acompanhamento de pratos exóticos.
A manga é riquíssima em vitamina A (sobretudo quando madura) e contém quantidades razoáveis de vitminas do complexo B e vitamina C, além de alguns sais minerais, principalmente ferro. Também tem propriedades diuréticas, o que a torna aconselhável para as pessoas que tendem a reter líquidos no organismo. Como é muito rica em calorias, não deve fazer parte da dieta de quem deseja perder peso.

Para conservar a manga, mantenha-a em lugar fresco e ventilado. Se estiver verde, pode-se apressar o amadurecimento envolvendo a fruta em folhas de jornal por alguns dias. A manga madura não deve ser guardada por mais de dois dias.

Minuto de Sabedoria.

Não esbanje suas forças mentais com atividades de pouca importância e prejudiciais a você.
Dê finalidade elevada a seus trabalhos.
A alimentação e o sexo consomem demasiada energia mental, se não forem bem equilibrados.
Canalize sua força espiritual e mental para os sublimes interesses
da humanidade, para a felicidade das pessoas que o cercam.