segunda-feira, 14 de março de 2011

S.O.S DO LAR

DICAS PARA ESPANTAR FORMIGAS

Saiba como evitar que estes insetos indesejáveis estraguem a sua casa e o seu jardim.

*No interior da casa
Para remover ninhos dentro de casa como os das formigas lava-pés joga-se, no caso, uma solução de metade água, metade água sanitária.
Com uma seringa, aplique a mistura nos furos e posteriormente, feche-os com parafina, cimento ou sabão.
O coentro e as pimentas em geral podem ser usados dentro de casa sob a forma de sachês amarrados às plantas.
 
*Cantos dos armários
A sugestão é distribuir punhados de cravo-da-índia, folhas de louro, cascas de limão ou de tangerina, que possuem óleos essenciais repelentes, embalados em gaze ou tule.

*Dentro do açucareiro
Pode-se colocar um sachê feito com gaze e cravo-da-índia. É necessário fazer a troca a cada duas semanas, para que o cheiro não se dissipe.

*Em hortas
O plantio de folhas repelentes, principalmente cebolinha verde, menta, lavanda, manjerona, alho, coentro e losna em todo o contorno, costuma ser bem eficaz.
Sementes de gergelim espalhadas no canteiro ou no caminho das formigas também costuma dar bons resultados.

*Em arbustos e árvores
Amasse bem algumas pimentas vermelhas, até fazer um suco grosso. Molhe um pano neste suco e amarre em volta do caule da planta ou pincele o tronco.

*No canteiro de flores
Borrife suco de limão na entrada do formigueiro.
 

Receita do Dia.

                          Coxas de Frango Crocantes

Ingredientes:

8 coxas de frango 
2 dentes de alho amassados
 sal e pimenta-do-reino branca á gosto
1 colhere de suco de limão
2 colheres de óleo de soja
1/2 pacote de biscoito água e sal triturado
1 ovo batido 


Modo de Preparo:

Tempere as coxas com o alho,o sal, a pimenta e o suco de limão. Deixe descansar por 30 minutos. Pincele com o óleo. Passe-as no biscoito triturado, no ovo e novamente no biscoito, pressionando com os dedos para o farelo ficar bem grudado.
Arrume as coxas em um prato refratário com o osso virado para o centro. Leve ao microondas por 10 minutos na potência alta.
Inverta a posição das coxas para que cozinhem por igual . Cozinhe por mais 10 minutos ou até que, espetando a carne com um garfo, saia um líquido transparente.


Dica de Saúde.

                                                Jaca

É uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira.
Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.
A jaca é rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geléia.
Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.

Para que o doce de jaca fique mais gostoso e bem molinho, só acrescente o açúcar depois que a jaca já estiver cozida.
As sementes de jaca podem ser comidas depois de cozidas. Para preparar os caroços de jaca, cozinhe em água e sal até ficarem moles.
Ao fazer doce de jaca, qualquer que seja a preparação do doce, é necessário juntar suco de limão à calda, 5 minutos antes de tirar do fogo.

Árvore que pode atingir até 20 metros de altura, copa mais ou menos piramidal, densa e frondosa, tronco robusto.
Folhas verde-escuras e brilhantes.
Flores de sexo separado.
O fruto é de forma ovalada, irregular, com casca grossa e áspera com pequenas saliências, verde, ou amarelada. Nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até 15 Kg. e medir até 40 cm. É um sincarpo, ou seja, infrutescência produzida pela fusão dos frutos formados pelos ovários de flores vizinhas.
A parte comestível da jaca são os frutículos encontrados no interior dos grandes sincarpos. O interior do fruto é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa e branca, suculenta, viscosa e cheiro forte e característico, muito aromática.
Os gomos podem ser de consistência um pouco endurecida ou mole, conhecidas popularmente de jaca-mole e jaca-dura. As sementes, que são tóxicas cruas, são comestíveis quando assadas, grelhadas ou cozidas. Seu gosto lembra o das castanhas, consideradas ligeiramente afrodisíacas.
Fructificação durante todo o ano.
Originária da Índia, cultivada em todos os países tropicais do mundo, foi introduzida no Brasil no séc XVIII. No Recôncavo Baiano, serve como alimento básico para comunidades rurais. A maior qualidade medicinal desta fruta saborosa é a de combater a tosse de qualquer natureza. Seus caroços agem contra a prisão de ventre. E o leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral.


Doce de Casca de Jaca
 
Receita muito boa para aproveitar as sobras. Coma sua jaca mas aproveite a casca. 2 xícaras de chá de casca de jaca, 3 xícaras de chá de açúcar, 3 xícaras de chá de água, canela em pau a gosto.
Lave a casca da jaca em água corrente com uma escovinha. Descasque a jaca, desprezando aquela parte verde pontiaguda, deixando somente a parte branca, cortando em cubinhos pequenos. faça uma calda com o açúcar, as 3 xícaras de água e a canela em pau. Acrescente a casca da jaca e cozinhe até apurar. Sirva gelado.

O ponto de colheita é demonstrado pelo aroma forte que os frutos exalam e por som ôco que emitem quando neles se bate. Uma jaqueira pode produzir frutos por um período de 100 (cem) anos.
Plantas provenientes de mudas de sementes iniciam frutificação no 5º ou 6º ano pós transplantio com frutos pequenos e pouco numerosos; com a sucessão dos anos tamanho e número aumentam. A produção de uma jaqueira adulta pode alcançar 50 (cinquenta) a 100 (cem) frutos por árvore e por ano.
Frutos devem ser conservados em ambiente fresco e seco e consumidos o mais rapidamente possível

Minuto de Sabedoria.

Quando ensinar, não seja ar rogante.
E não se esqueça de que, o aprendizado dura a vida toda.
Procure aprender também, em todas as ocasiões, e não despreze um bom
conselho, só porque lhe chegou de lábios que você julga menos puros.
Deus ajuda aos homens por meio dos próprios homens, e às vezes se
serve de pessoas que não são perfeitas, para dar-nos avisos importantes.