quarta-feira, 25 de maio de 2011

S.O.S do Lar

COMO ORGANIZAR O QUARTO DAS CRIANÇAS

Muita gente aceita com resignação que nunca será possível eliminar toda a bagunça da criançada, principalmente no quarto. As chaves para resolver o problema são paciência, criatividade e estratégias especiais.

*Dê o exemplo
Mantenha seu quarto arrumado e demonstre entusiasmo pela tarefa de organização, assim as crianças se contagiam.
*Elimine roupas e brinquedos que não são utilizados.
Tire tudo dos armários e gavetas e selecione o que serve e o que pode ser dispensado. Se não tiver certeza do que cabe ou não peça para que a criança prove as roupas. Também pergunte do que ela gosta ou não.

*Tenha um lugar para cada coisa
Seus móveis e armários devem tornar mais fácil a tarefa de guardar seus pertences e deixar tudo em ordem, reduzindo a confusão.

*Providencie recipientes variados
Eles servem para que as crianças guardem objetos de um mesmo tipo. Assim elas vão ser capazes de localizar o que querem rapidamente.

*Deixe as coisas mais requisitadas em locais mais acessíveis
Utilize as prateleiras e gavetas mais baixas. Nos lugares altos guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras. Se seus filhos ainda não lêem, utilize fotos, desenhos ou figuras, assim que aprenderem a ler troque-os por palavras.

*Instale um suporte de cabides ao alcance delas
Para que as crianças possam, elas mesmas, pendurar suas roupas. Opção barata é o suporte de pressão, que você levanta à medida que elas crescem. Você pode ainda improvisar um suporte passando uma corrente através de um tubo de plástico resistente o suficiente para sustentar os cabides. Prenda um aro de cortina em cada extremidade e pendure no suporte original. No suporte principal pendure roupas pouco utilizadas.

*Tenha divisões no armário
Separe áreas para roupas caseiras, uniformes, e roupas de passeio. Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupas: meias, roupas de baixo, camisetas, shorts, camisas, calças, etc. Se seus filhos ainda não souberem combinar cores, pendure roupas que combinam juntas.

*Instale na porta do guarda-roupa ganchos mais baixos
Para que as crianças possam deixar pendurados objetos de uso diário, mochilas, pijamas e acessórios esportivos.

*Compre uma sapateira
Certifique-se de que ela é capaz de conter todos os calçados de seus filhos. Ensine-os a manter os pares sempre juntos. Uma interessante opção para organizar os calçados otimizando espaço e facilitando a organização.

*Para ampliar o espaço, instale um gaveteiro portátil
Bons locais são: debaixo das camas ou dentro do armário. Isso ainda facilita o acesso para crianças pequenas, que não conseguem abrir gavetas pesadas e não alcançam prateleiras mais altas.
*Deixe um cesto para roupa suja no quarto da criança.
Você pode instalar uma cesta de basquete sobre o cesto para motivar as crianças a executar essa tarefa.

E ainda ...
Antes de comprar roupas para seus filhos, veja o que eles realmente estão precisando e anote em uma lista, com o tamanho deles ao lado.
 

Receita do Dia.

                                       Lasanha de Atum

Ingredientes:

2 colheres de óleo
1 cebola grande
3 tomates picados, sem pele
2 latas de Atum sólido em óleo
2 colheres de salsinha picada
quanto baste de sal
Molho:
3 colheres  de margarina
6 colheres de farinha de trigo
5 xícaras de leite
quanto baste de sal
Montagem:

500 gr de massa para lasanha direto ao forno
1/2 xícaras  de farinha de rosca
3 colheres  de parmesão ralado

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o tomate e refogue em fogo baixo, panela tampada, até o tomate desmanchar.
Acrescente as latas de Atum Gomes da Costa com seu óleo e a salsinha. Cozinhe por alguns minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal a gosto. Deixe o molho bem úmido.
Reserve.
Molho

Em uma panela, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Retire do fogo e junte o leite aos poucos, mexendo sempre até estar completamente dissolvido.
Leve novamente ao fogo, mexendo sempre, e cozinhe até começar a encorpar. Tempere com sal e noz moscada a gosto. Reserve.
Montagem

Em um refratário grande (cerca de 34 cm x 22 cm), espalhe uma camada de molho branco. Distribua folhas de massa, em seguida molho de atum,massa, molho branco e assim sucessivamente, finalizando com molho branco.
Polvilhe a superfície da lasanha com uma mistura feita com a farinha de rosca e o queijo ralado.
Cubra o refratário com papel alumínio, leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, e cozinhe conforme recomendação da embalagem do fabricante.
Dica: ao utilizar massa instantânea, é necessário que o molho fique bem úmido para que a massa hidrate ao cozinhar.

Variação: Acrescente camadas de mussarela ralada.



Dica de Saúde.





                                      Castanha-do-Pará

A Castanha do Pará, além de deliciosa, é rica em selênio que combate os radicais livres e contém óleos vegetais de excelente qualidade.


A castanha-do-Pará rende um leite muito gostoso!

Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), >as oleaginosas ajudam, por exemplo, a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, dão sensação de saciedade.
Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida (5 unidades por dia são suficientes).

Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
Outros benefícios desta fruta vêm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca.
Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderoso antioxidante.

Para se ter uma idéia, uma unidade de castanha-do-pará tem em média 59 microgramas de selênio, quantidade aconselhável para consumo.
Consumir castanha-do-pará moderadamente faz bem para a saúde e para a forma física, uma vez que pequena quantidade proporciona saciedade.


Minuto de Sabedoria

Não dê ouvidos às intrigas e calúnias; só a árvore que 
produz frutos é que se vê apredejada, para deixa-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.
A calúnia, muitas vezes, é uma honra para quem a recebe.
Não pare seu serviço por causa da calúnia.
Se para de fazer o que estava fazendo, dá razão ao caluniador.
Siga à frente, todos acabarão calando-se e no fim ainda baterão
palmas ao seu trabalho.