1. Teste do vaso sanitário
Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário.
Se a cinza ficar parada no fundo do vaso não há vazamento.
Se a cinza derreter ou desaparecer é sinal que há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Nesse caso, é preciso trocar a válvula.
2. Teste da caixa de água.
Deixe o registro do cavalete aberto.
Feche todas as torneiras da casa e não use o banheiro.
Vá na caixa de água e puxe a bóia para cima e depois amarre um barbante nela para ficar presa. Isso não deixa a água da rua entrar na caixa.
Com um giz ou lápis, faça um risco na parede da caixa onde está o nível da água (bem no lugar onde a água acaba, perto da tampa, se a caixa estiver bem cheia). Espere uma hora e veja se o nível de água baixou. Se o risco do lápis não está beirando a água, é porque existem vazamentos nos canos que saem da caixa de água.
3. Teste do copinho com água
Feche o registro do cavalete do hidrômetro.
Abra uma torneira ligada diretamente na água que vem da rua, que não recebe água da caixa. Geralmente, a torneira no tanque de lavar roupas é assim.
Espere a água parar de sair da torneira. Como o registro do cavalete está fechado, essa água é a que estava nos canos (entre o cavalete e a torneira). Não use o banheiro.
Depois coloque um copo cheio de água na boca da torneira.
Se a torneira chupar a água do copo, há vazamento no cano que enche a caixa de água. Aí o jeito é quebrar o chão e descobrir onde está o vazamento.