quinta-feira, 10 de março de 2011

S.O.S DO LAR

DICAS PARA ORGANIZAR A GELADEIRA

*Gaveta Superior
Nunca lave a carne antes de guardá-la. E não confie nos seus olhos. Nem sempre alteração de cor indica contaminação: a carne na geladeira fica mais escura por falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado por uma bactéria tem aparência normal.
 
*1ª Prateleira
Não guarde o iogurte com a colher que você usou, ou as bactérias da sua boca farão a festa. Ovos não vão na porta, para evitar a variação térmica. Lave-os antes de guardar, pois pode haver micro-organismos (como a salmonela) na casca. Restos devem ser tampados só depois de frios.
  
*2ª Prateleira
Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, por isso, coloque os enlatados em potes. Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado – não deixe restos na geladeira. Não guarde o leite por muito tempo, pois ele absorve o cheiro dos outros alimentos.
 
*Gaveta
Lave as folhas em água corrente e descarte as estragadas. Os temperos costumam ficar escuros por causa do frio, por isso devem ser guardados em sacos de papel ou recipientes forrados com papel-toalha.
 
*Porta da Geladeira
Lugar de vinagre é na geladeira. Em temperatura ambiente, ele pode sofrer contaminação de bactérias. Água vai num recipiente fechado e de vidro. Cervejas devem ser tomadas de uma só vez.
 

Receita do Dia.

                                      Arroz à Grega Especial

Ingredientes:

2 xícaras de Arroz
1/2 cebola ralada
1 dente de alho picado
quanto baste de margarina 
1/2 pimentão vermelho picado
1 cenoura picada
1 tablete de caldo de frango
quanto baste de sal
4 xícaras de água


Modo de Preparo:

Refogue a cebola e o alho na margarina. Junte o arroz e refogue até secar bem. Junte os legumes picados e a água com o caldo de galinha dissolvido. Quando ferver, ajuste o sal. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Desligue o fogo quando secar. Deixe o arroz na panela, descansando, por cerca de 5 minutos.

Dica de Saúde.

                                                   Jatobá

São árvores de tamanhos variáveis de 5 a 40 m de altura dependendo da espécie.
A mais alta é o jatobá amazônico (Hymenaea courbaril) e o menor é o jatobá do cerrado (Hymenaea stigonocarpa).
Existem ainda mais duas espécies na mata atlântica - Hymenaea altissima (Rio de Janeiro e São Paulo) e Hymenaea rubriflora (Bahia e Espírito Santo), mais uma espécie na Amazônia (Hymenaea parvifolia) e uma espécie ainda não descrita ou pouco conhecida no cerrado do Mato Grosso do Sul.
As flores em todas as espécies são brancas, exceto na espécie rara Hymenaea rubriflora que são vermelhas. Os frutos em todas as espécies são muito semelhantes, variando um pouco apenas no tamanho.
Consiste numa vagem (legume) indeiscente (que não se abre sozinha), de forma subcilíndrica, de 7-20 cm de comprimento, com uma casca (exocarpo) dura e quebradiça, de cor variando do marrom ao vermelho-acastanhado.
Contém 1-6 sementes duras envoltas por uma polpa seca, farinácea, adocicada, comestível, de sabor e cheiro muito característicos.
  
Utilidades

Pelo ferimento de seu tronco fornece uma resina conhecida como "jutaicica" ou "copal" empregada na indústria de vernizes.
Seu tronco também fornece madeira dura incorruptível, pesada (densidade média de 0,95 g/cm3), de cor vermelho-pardacenta, muito durável quando fora do chão, utilizada para construção pesada, esteios, vigas, assoalhos, carrocerias, , móveis, tonéis, etc.
Sua casca fornece corante amarelo.
Sua resina, folhas e sementes são utilizadas na medicina caseira.
A polpa das sementes é rica em cálcio e magnésio e além de fornecer alimento a fauna, é ótima para alimentação humana.
Seus frutos são comercializados em feiras regionais de todas as regiões onde ocorre esta planta.
A polpa é consumida "in natura" e na forma de geléia, licor e farinhas para bolos pâes e mingaus.
Existem dezenas de receitas para confecção de bolachas, pães, bolos e mingaus com a farinha de jatobá.
O fruto é consumido "in natura" e sua polpa é aproveitada para fazer farinha. Apresenta uso medicinal, sua resina e entrecasca é usada para problemas respiratórios.
A madeira pode ser u sada na confecção de móveis, peças torneadas, engenhos, tonéis, carroçerias e vagões; na construção civil como vigas, caibros, assoalhos e esquadrias.
Pelo ferimento de seu tronco fornece uma resina conhecida como "jutaicica" ou "copal" empregada na indústria de vernizes.
Sua casca fornece corante amarelo. Sua resina, folhas e sementes são utilizadas na medicina caseira. A polpa das sementes é rica em cálcio e magnésio e além de fornecer alimento a fauna, é ótima para alimentação humana.
Seus frutos são comercializados em feiras regionais de todas as regiões onde ocorre esta planta.

O jatobá-da-mata é uma das maiores árvores do cerrado. Sua madeira é de lei e de seu tronco extrai-se uma seiva medicinal para doenças respiratórias.
O fruto do jatobá é uma vagem cuja polpa, farinácea, tem um sabor muito marcante, doce e característico.\r\n
Do jatobá, é utilizado para alimentação a polpa farinácea na confecção de bolos, biscoitos, pães, misturada à farinha de trigo. Também pode ser consumida ao natural ou sob forma de mingau. Para se obter a farinha, raspam-se as sementes com uma faca através de uma operação bastante lenta. A frutificação ocorre de julho a novembro e é possível armazenar a farinha em sacos plásticos em ambiente refrigerado.
A farinha de jatobá é um alimento excepcionalmente rico em cálcio e fibras.

Floresce durante os meses de outubro a dezembro. Os frutos amadurecem a partir do mês de julho.

Minuto de Sabedoria.

Você, que é mãe, que recebeu uma linda flor do céu para cultivar no
jardim da Terra, mantenha sua mente ligada ao Pai celeste, que ele a
sustentará sempre em suas lutas.
Olhe para seu filho com carinho.
Pense nas criaturas que não conseguiram gerar um filho em suas
entranhas!
E pense nos milhares de pequeninos que não encontraram ninguém que
com eles tivesse o carinho de mãe!
Seja paciente com seu filho!