quarta-feira, 2 de março de 2011

S.O.S DO LAR

PEIXE  FRITO

*PARA FICAR BEM DOURADINHA
Salpique um pouco de sal no óleo da fritura.

*PARA FICAR MAIS SABOROSO (1)
Deixe-o de molho no leite até a hora de fritar.

*PARA FICAR MAIS SABOROSO (2)
Coloque na frigideira um ramo de alecrim ou galho de salsinha.

*PARA QUE A CARNE NÃO SE DESMANCHE DURANTE A FRITURA.
Passe o peixe em sal grosso antes de fritá-lo.

REMOVER ESCAMAS DE PEIXE

*TÉCNICA (1)
Movimente a faca no sentido da cauda para a cabeça, nunca o contrário.

*TÉCNICA (2)
Mergulhe-o rapidamente em água fervente e depois raspe as escamas com o lado cego de uma faca, sempre da cauda para a cabeça.

*TÉCNICA (3)
Antes de descamar o peixe, esfregue-o com vinagre ou farinha de milho.

Receita do Dia.

                        Bolo de Milho com Leite Condensado

Ingredientes:

1e1/2 xícara de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
7 ovos
1 xícara de manteiga
1 e 1/4 lata de milho verde batido
1 colher de fermento em pó

 Modo de Preparo:






Bata a manteiga até ficar bem cremosa. Depois, sem parar de bater, acrescente o leite condensado em fio e os ovos, um a um.
Em seguida, junte o milho verde e, por último, a farinha de trigo peneirada junto com o fermento. Misture levemente até que fique uma massa homogênea. Despeje numa fôrma redonda com buraco no meio, untada. Asse em forno médio por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.
 

Dica de Saúde.

                                                Kiwi

Planta sarmentosa da família Actinidiaceae, podendo ser cultivada em regiões frias e temperadas do Estado de São Paulo, onde as temperaturas no inverno atinjam uma soma superior a quinhentas horas abaixo de 7,2ºC.
Seus frutos são ricos em vitamina C e em nutrientes tais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, podendo ser consumidos ao natural ou utilizados como matéria-prima na produção de sucos, geléias, sorvetes, fabricação de passas ou de vinhos.
O kiwi (Actinídia chinenesis Planch) é uma planta trepadeira de origem chinesa, que produz um fruto que, atualmente, é apreciado em todo o mundo. Sua cultura se difundiu pelo mundo, com maior força, durante a década de 70, onde a produção dos Estados Unidos deu sua primeira “arrancada”.
Por ser uma planta de clima temperado, no Brasil ela se adapta melhor em toda a região sul e até no estado de São Paulo, grande produtor desta fruta. A principal variedade, para fins comerciais é a, já mencionada, Actinidia chinensis Planch, caracterizada pelo seu pêlo macio.

Na China, onde se originou, o kiwi se desenvolve em altitudes que variam de 300 a 1.400m e que apresentam uma variação muito grande de temperatura. Apesar disso, é uma planta que prefere temperaturas mais baixas, sendo as melhores entre 15 ºC e O ºC. Não gosta do sol direto, necessita de solo fértil ou corrigido através da adubação e precisa de um grande volume de chuvas ou de uma boa irrigação, mas que seja bem distribuída durante todo o ano.
O plantio do kiwi é feito através de sementes ou enxertos, que produzem sua florescência entre 3 e 4 meses após o plantio. No caso da utilização de sementes, a florescência ocorre mais tardiamente. Os frutos devem ser colhidos quando ainda estiverem bem firmes na trepadeira.
O valor de mercado para o kiwi, atualmente, é muito bom. É uma fruta utilizada para sucos e sobremesas finas e para ser consumida in natura. Consumida em todo o país e encontra boas ofertas de comercialização.

O Kiwi é uma fruta proveniente de algumas espécies do género Actinidia, mais especificamente de um cultivar da espécie Actinidia deliciosa, típicas de locais com clima temperado. Possui polpa de coloração esverdeada e uma casca marrom coberta de uma espécie de micro-pêlos.
É considerado o fruto com maior quantidade de vitamina C já identificado, além de ser particularmente rico em alguns sais minerais como o magnésio.

Os médicos da antigüidade usavam o kiwi como uma espécie de elixir da juventude. Tinham razão. A fruta, de polpa verde e gostosa, é rica em vitamina C e fortalece as células.
Natural da China o kiwi (o nome homenageia um pássaro australiano, sem asas, cuja cor é ferruginosa como a casca da fruta) entrou no Brasil em 1970.

A principal forma de consumo é ao natural, na forma de fruta fresca ou sucos naturais e industrializadas na forma de conserva enlatada, polpa seca (passa), sorvetes, geléias, vinagre, vinho e aguardente. O fruto e as folhas apresentam propriedades medicinais.
É rico em Vitamina C, contendo uma vez e meia o teor de uma laranja. Também é rico em fibra, correspondendo a uma tigela de farelo de aveia. É ainda uma boa fonte de potássio, contendo mais que 10% o consumo diário indicado e correspondendo aos teores da banana.
Só por curiosidade: assim como o abacaxi, contém uma enzima, a actinidina, que ajuda a amaciar carnes e ajuda na digestão. E, é por isso também, que quando se tenta fazer alguma sobremesa com gelatina, ela não solidifica.
Para isto é necessário ferver a fruta para inativar esta enzima e dar ponto em gelatinas.
Também contém antioxidantes, como carotenóides, fenólicos, flavonóides e clorofila. Para os hipertensos é interessante, pois tem baixo teor de sódio e ainda é muito pobre em gorduras.
Para as gestantes, é boa fonte de ácido fólico e ajuda a fixar o ferro por causa dos altos teores de Vit. C. Ou seja é uma das frutas com mais nutrientes que existe.

Entre os elementos minerais é rico em cálcio, magnésio, ferro e especialmente potássio-contribui para equilibrar a tensão arterial-, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Quantidades razoáveis de fibras solúveis, auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Minuto de Sabedoria.

Você, que é jovem, construa a sua felicidade em báses sólidas.
A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos.
Se alguém quiser desviá-lo do bom caminho, não o acompanhe: siga a
estrada reta do bem, pois só assim conseguirá ter alegria em seu
coração.
Estude o mais que puder, ouça os conselhos de seus pais, seja puro e
sincero em suas afeições, pois assim construirá uma vida nobre e digna.