quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

S.O.S. DO LAR

COMO ORGANIZAR SEUS CALÇADOS !

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam só. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1. Avalie o estado e uso de cada par de sapatos

Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.

2. Limpeza dos calçados

Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

3. Como guardar os sapatos

Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada.


*Organização de calçados por Alinhamento

A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.

*Organização de calçados por Alinhamento Intercalado

Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.


*Organização de calçados por sacos horizontais

Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados.

Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.


*Organização de calçados por sacos verticais

Os sacos verticais  também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar aorganização.

Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário.

Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.


*Organização de calçados em caixas

As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa. Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.

A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambas os modelos possuem orifícios que servem tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.

Receita do Dia.

Brigadeirão

Ingredientes:
1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite 

1 xícara de chocolate em pó

1 colher de manteiga 

3 ovo


Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liqüidificador . Coloque em um refratário untado com manteiga. Leve ao microondas em potência máxima por 10 minutos. Enfeite com chocolate granulado e leve à geladeira até esfriar.

Dica de Saúde.

Pitomba
Fruto pequeno, arredondado, facilmente encontrado em Pernambuco e na Paraíba, de janeiro a abril. É uma fruta rica em vitamina C e não é usada em preparações culinárias.

A pitomba é o fruto da pitombeira, uma árvore que se desenvolve com facilidade e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido. Normalmente alcança os 12 metros de altura e possui uma copa arredondada.


A pitomba pertence à família da jabuticaba.

De formato arredondado e casca amarronzada, dura e quebradiça, a fruta mede cerca de 4 cm de diâmetro. Sua polpa é fina e branca, de sabor agridoce.

A pitomba é comum nos estados setentrionais do nordeste, onde é vendida em cachos atados em feixe.

A pitomba possui em geral um caroço, podendo ter dois, revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando maduros, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros. Muito rica em Vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.

Sem exigir muitos cuidados, a pitombeira se desenvolve bem e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido, como o de sua terra de origem. Plantada em vários estados, sobretudo Pernambuco, chega a 12m de altura e forma uma copa arredondada e grande, com numerosos galhos de casca lisa e cinzenta. As flores, pequenas, perfumadas e brancas, dão em cachos terminais.


A frutificação ocorre a partir de 5 a 10 anos de idade. Uma planta adulta pode produzir em condições favoráveis cerca de 100 cachos com 10 a 25 unidades cada.

Os frutos maduros são consumidos ao natural ou podem ser usados no preparo de licor. A árvore pode ser usada na arborização de parques, na recomposição de matas de preservação permanente e na alimentação de muitas espécies de pássaros.

Minuto de Sabedoria.

Seja alegre, procurando fazer todo o bem que puder, em que permanecer

na face da terra.

Espalhe em torno de si esmolas de conforto, palavra de carinho,

sorriso e felicidade.

Responda com alegria e otimismo a todos aqueles que lhe dirigirem a

palavra, sem irritar-se jamais.

Imprima, em cada dia de sua vida, toda a bondade que existe no fundo

de seu coração.