quarta-feira, 23 de março de 2011

S.O.S DO LAR

COMO REMOVER PEQUENOS ARRANHÔES NAS LENTES DOS SEUS ÓCULOS.

1. Umedeça um chumaço de algodão com polidor de metais ou cera automotiva e dê polimento nas lentes por alguns minutos (como se tivesse polindo um carro), esfregando-as principalmente nos locais onde há pequenos arranhões.

2. Depois, espalhe bastante detergente líquido lava-louças e enxágüe bem.

3. Seque-as com guardanapo de papel bem macio ou flanela (nunca use papel-toalha). Pronto, ficam brilhantes e livres dos pequenos arranhões!!!!

Guarde seus óculos em estojos forrados para melhor conservação.

Receita do Dia.

                                   Pão Caseiro Fofinho

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
500 ml de leite morno
100 ml de água morna
2 colheres de açúcar
2 colheres de margarina 
1 colher  de sal
2 colheres de fermento biológico em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque a água, o leite e o fermento (a água e o leite tem que estar morno, não quente). Junte 100g de farinha de trigo e deixe repousar por 30 minutos. Numa vasilha grande coloque a farinha de trigo restante, abra um buraco no centro e coloque o açúcar, a margarina, o sal e o fermento preparado. Amasse bem (sove um pouco) e, se necessário, junte mais um pouco de farinha de trigo. Enrole uma bola e deixe descansar até dobrar de volume. Retire porções da massa e enrole os pãezinhos. Deixe descansar por 1/2 hora. Coloque em assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido a 160º. Asse até dourar.
 

Dica de Saúde.

                                          Guaraná

Fruto do guaranazeiro, arbusto trepador, Paullinia cupana var. sorbilis , da família das Sapindáceas. Primitivamente existente na Bacia Amazônica, em torno das localidades de Mauás e Parintins, no Estado do Amazonas. O fato de ser conhecida apenas em cultivo, indica ser esta planta uma das muitas do tesouro etnobotânico dos ameríndios que passaram às mãos dos conquistadores brancos.
As primeiras notícias sobre o guaraná vieram de viajantes que, em séculos passados, percorrendo o interior do Brasil, tomaram conhecimento de uma pasta, endurecida em bastões pelo calor e pela fumaça, que os habitantes da região dissolviam em água para fazer uma bebida. Era um alimento estimulante imprescindível para os nativos daquela região. Estes recorriam ao guaraná sempre que necessitavam de maior energia para executar trabalhos físicos exaustivos. A ação estimulante do guaraná é devida ao seu conteúdo em cafeína.
É indicado na fraqueza geral, esgotamento, depressão nervosa, fastio, prevenindo e curando perturbações gastro-intestinais, como despepsias, flatulências, fermentações anormais, diarréias, gazes e prisão de ventre. Estimula as funções cerebrais, favorecendo a atividade intelectual. Combate a enxaqueca, dá ritmo ao coração e restaura o vigor tanto em jovens quanto em idosos (reparando as forças das pessoas gastas por abusos e prazeres).
Tem ação benéfica sobre o estômago e intestino, e livra o organismo das toxinas e das fermentações. A sua ingestão é tão importante que até a sonolência após as refeições desaparece pois grande é seu efeito sobre o aparelho digestivo.
É considerado um excelente tônico vitalizante.

De acordo com as teorias populares, o guaraná, quando aplicado ao organismo humano, atuaria como estimulante, regulador intestinal, antiblenorrágico, sudorífero, tônico cardiovascular, retardador da fadiga e, até mesmo, afrodisíaco.
Muitas dessas propriedades ainda não foram testadas ou comprovadas. O que já se sabe é que o guaraná é um forte estimulante, chegando a conter, depois de beneficiado, altos teores de cafeína, às vezes superiores aos do chá e do café. A cafeína constitui droga de inúmeras utilidades na farmacopéia. Porém, quando administrada sem controle, pode ter sérias contra-indicações e produzir efeitos colaterais indesejáveis.
O guaraná é um estimulante, aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica. Por meio da guaraína, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração e é leve afrodisíaco. Provê maior vitalidade do organismo, regula o ritmo cardíaco, tônico potente.
Energético, estimulante, adstringente (que contraem os tecidos), tônica e estimulante do apetite, diurético (facilita a urinar mais) e anti-diarreico (contra diarréia). No Brasil é cultivado no estado do Amazonas e Bahia.

Precauções:

Indivíduos sensíveis à cafeína, ingerir o guaraná junto com alimentos.
Portadores de problemas cardíacos e hipertensos devem usa-lo sob orientação médica.
Em caso de hipersensibilidade ao guaraná, recomenda-se descontinuar o uso.




Minuto de Sabedoria.

A beleza transitória da matéria passa depressa.
Procure sondar a beleza interna das pessoas com quem convive.
Há flores belíssimas e perfumadas, que só duram poucas horas.
No entanto, apesar de feias, as pedras duram milênios, realizando
suas tarefas.
Não seja pois, leviano.
Não prefira o efêrmo a eterna beleza e a sabedoria.
Firme-se no que dura para sempre, que é o Espírito imortal, nosso
verdadeiro EU, e não no que cedo desaparece.