segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DICA DE MODA


                               Unhas Bem Cuidadas

Olá meninas!

As unhas são uma fonte de expressão, tanto dos gostos como das emoções. Manter umas unhas limpas e saudáveis é importante para que elas sejam ainda mais belas. Essa missão torna-se um pouco complicada, pois estas estão em zonas de contato com o ambiente e que realizam muitas das atividades, sujeitas às alterações climatéricas e ao meio ambiente.
As unhas são o espelho da nossa personalidade. Uma pessoa com as unhas arranjadas e bonitas revela-se uma pessoa diferente de alguém com as unhas descuidadas e mal tratadas. Mantê-las cuidadas é sinónimo de elegância, tanto para mulheres como para homens.
Seguem-se algumas dicas para manter as unhas saudáveis:
• Evitar o contato com detergentes e líquidos ácidos.
• Utilizar luvas (de vinil para trabalhos com água ou zonas húmidas e de algodão no caso de trabalhos secos).
• Manter as unhas médias. Quanto maior forem, maior a probabilidade de se estragarem.
• Não utilizar as unhas como instrumento de pressão.
• Ter cuidado com os cosméticos que se usam, sobretudo a acetona.
• Evitar cortar as “cutículas” das unhas. Quando se retira a cutícula fica-se mais suscetível a contrair infeções. Existem maneiras alternativas à utilização dos instrumentos de corte. O ideal é amolecê-las e empurrá-las com a espátula.
• Dar semanalmente um banho de imersão às unhas, empurrando suavemente a cutícula para trás para libertar a unha e favorecer o seu crescimento.
• Ter sempre os alicates, limas e outros instrumentos limpos e desinfetados.
• Comer alimentos ricos em proteínas e cálcio – carne, peixe, ovos, leite e derivados.
• Deixe de roer as unhas. Isso facilita o aparecimento de fungos!
• Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.

S.O.S DO LAR


4 dicas para alargar sapatos apertados.

Conheça os segredos para deixar os seus sapatos confortáveis.

1. Sacos de Gelo

Coloque sacos preenchidos com 1/4 de água dentro dos sapatos, pressionando-os para dentro da parte do sapato onde aperta mais o seu pé. Deixe os sapatos no freezer ou geladeira. Retire-os quando a água virar gelo.
Leve os sapatos ainda com os sacos para um lugar com temperatura ambiente até que a água dos sacos derreta. Retire os sacos e seque os sapatos.

2. Álcool e papel

Aplique álcool ou água na parte interna dos sapatos. Complete com papel amassado, limpo e úmido. Aperte bem e aguarde 12 horas. Retire o papel e calce o sapato ainda úmido para tomar a forma do pé.

3. Condicionador de Cabelo

Passe condicionador de cabelo na borda interior do sapato. Cuidado para não melecar a parte de fora - dependendo do material de que é feito o calçado pode manchar (como tecido ou camurça). Passe uma quantidade razoável, suficiente para cobrir toda a área interna da borda que está pegando no seu pé. Deixe descansar um dia (se estiver com pressa algumas horas já ajudam) e passe um pano seco para tirar o excesso. Não funciona para sapatos de plástico ou de material sintético.

4. Modelador de Sapato                                                                                          
Utilize modeladores de sapatos que além de amaciar o couro, ainda proporcionam um cheirinho gostoso e conservam melhor os calçados.

RECEITA DO DIA


                   Bolinho de carne moída com hortelã


Ingredientes:

1/2 kg de carne moída
1 pacote de sopa de cebola
1 ovo
1 punhado de hortelã
Óleo para fritar

Modo de Preparo:

Misturar muito bem com as mãos os 4 primeiros ingredientes
Enrolar em bolinhas
Fritar em óleo quente
Escorrer em papel absorvente e servir
É uma receitinha prática e rápida

O ALIMENTO DA SEMANA


                                  PICANHA

A Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira. A origem do nome Picanha vem de uma vara comprida utilizada pelos boiadeiros do Rio Grande do Sul e Mato Grosso para tocar o gado. Esta vara, chamada picana (em espanhol), possuía um ferrão na ponta e servia para picar o gado na parte posterior da sua região lombar. Com o passar do tempo esta região do animal passou a ser chamada picana e posteriormente picanha. Recentemente, o aumento da variedade de cortes de carnes suínas originado de ações promovidas pelos suinucultores, fez surgir um novo corte para os admiradores deste tipo de carne, que recebeu o nome de picanha suína. Outra origem do termo parece ter saído do restaurante "Esplanada Grill" em São Paulo.

No espeto
Quando assada no espeto, é servida em bifes cortados de forma a "descascar" a peça ainda no espeto, e em seguida retorna ao braseiro para chegar ao ponto de novamente ser cortada e servida.

Na grelha
Crocante doura-se seus lados por não mais que 5 ou 10 minutos. Em seguida, faz-se novos cortes em cada posta, desta vez na transversal. Novamente doura-se as laterais e salga-se a gosto.
A assim conhecida no jargão por picanha "dois tombos" é também preparada na grelha. Basta tirar bifes da peça e deitá-los na grelha sem nenhum tempero. Assim que se nota que está vertendo um "suor" na parte de cima, tempera-se exclusivamente com sal grosso e vira-se.

Outro modo de preparo é em bifes de aproximadamente 2 cm. Coloca-se sal grosso 10 minutos antes de ir a grelha. Tira-se o excesso de sal e doura-se dos dois lados até o ponto desejado.

DICA DE MODA


            Dicas para usar shorts em todas as ocasiões.

Ultimamente os shorts têm encantado os olhos de todas as mulheres, já que se converteram em uma peça sofisticada que dependendo de seu tecido podemos usar em todos os tipos de ocasiões. Hoje vamos dar algumas dicas para que você possa aprender a combiná-los e se anime em usá-los. Shorts jeans com tachinhas combinado com uma camisa.
Se você é uma pessoa baixinha deve usar shorts com cintura alta e não muitos largos para dar formas e alongando suas pernas e assim você ganha alguns centímetros visuais. Shorts jeans com tachinhas e camiseta estampada curta.
Assegure que os shorts sejam do seu tamanho e que fiquem perfeitos porque se são muitos pequenos vão dividir as pernas e isso esteticamente não é muito legal. Para ocasiões mais formais você pode shorts com outros tecidos como couro ou outro tecido e combinar com camisas leves e elegantes.
Para combinar os shorts você deve ter como prioridade o calçado que vai usar, já que eles roubaram a cena. Os shorts jeans são bastante casuais este tipo de peça fica bem com camisetas básicas que te darão um look perfeito para o verão.
Você pode combinar os shorts com botines que dará a seu look um toque roqueiro.
Se você busca um shorts para ocasiões mais especiais é recomendável que ele tenha cortes retos. Para usar shorts com meias te aconselho que elas combinem perfeitamente com seus sapatos e coma a blusa que você escolheu.
Os shorts com sandálias e com saltos dão um toque elegante e sóbrio. Por isso deve combiná-los com camisas com tecidos leves e jaquetas que façam com seu look.
Quando for usar um short você deve levar em consideração o volume de suas pernas, se forem muito grossas você deve usar um short mais larguinhos para que não marquem tantos suas pernas.
Para melhorar seu look recomendo usar shorts que marquem sua cintura assim ficará mais feminina e pode dar a seu look um toque vintage bastante chamativo.
Os shorts com lantejoulas são uma peça magnifica se quer impactar, combine com camisas com cores fortes.

S.O.S DO LAR


Como organizar o processo de lavar roupas

Melhore o resultado da lavagem, conheça cuidados especiais para roupas, aumente a vida útil da sua lavadora e economize energia.
 Organizando o processo de lavagem de roupas, você aumenta a vida útil da sua lavadora, economiza energia e ainda garante um melhor resultado na limpeza e conservação das peças.

*Carregando a máquina:
• O excesso de peças colocadas na máquina de lavar aumenta o atrito entre elas, ocasionando desbotamento e desgaste do tecido. Recomendamos não utilizar a capacidade total da máquina de lavar.
• Não colocar as peças dobradas na máquina de lavar. Os locais das dobras sofrem maior atrito, aumentando o desgaste do tecido e o desdobramento nestas áreas.
• Separar a roupa a ser lavada pela tonalidade e intensidade das cores das peças. Este cuidado evita manchas e mantém as cores mais brilhantes e bonitas.
• Não lavar os artigos de tecido algodão/poliéster com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre estes tecidos provoca a formação de bolinhas (pilling). Em caso de bolinhas, existem escovas tira-bolinhas, própria para a situação.
• Lavar cortinas separadamente de outros artigos, retire os puxadores antes de lavar.
Para lavar roupas delicadas, utilize redes protetoras. Coloque as roupas dentro da rede antes de colocá-las na máquina.
Ao lavar tênis, não o misture com as roupas. E para protegê-los, use capas para lavagem de tênis.

*Na hora de lavar:
• Lavar em temperatura de no máximo 60ºC. Quanto menor a temperatura, maior a durabilidade do produto.
• Não usar excesso de sabão em pó e amaciante. O excesso destes produtos pode provocar manchas, desbotamento e perda do poder de absorção das toalhas.
• Não usar produtos que contenham cloro (por ex: água sanitária) pois estes produtos causam a destruição dos corantes - manchas brancas; enfraquecimento do tecido - apodrecimento da fibra de algodão; destruição dos branqueadores - causando amarelamento.
• Ao usar qualquer produto de limpeza, além do sabão e amaciante, testar a resistência das cores em uma pequena área, antes de aplicar o produto sobre o tecido (por ex: pré-lavagem).
• Lavar as peças de cores escuras ou com combinação de cores contrastantes com água em abundância, para garantir a eliminação do excesso de corantes que se desprendem normalmente nas primeiras lavagens.
• Não deixar os artigos de molho por tempo prolongado, para evitar a perda do brilho das cores.
• Para as peças com cores contrastantes, recomendamos acrescentar sal no último enxágüe e se extrair o máximo de água após a lavagem. Isto evita a migração da cor mais escura para a mais clara enquanto as peças estão no varal.
• Se os artigos lavados apresentarem manchas devido a migração de cores, lave-os com água morna em abundância, seguido de um enxágüe a frio, com sal.
• Ao lavar no tanque, evite usar escovas ou qualquer material que possa desgastar o tecido ou provocar o desbotamento das cores.

*Colocando para secar:
• Colocar para secar imediatamente após a lavagem. A permanência das peças úmidas pode causar manchas e, além disso, pode provocar vincos difíceis de eliminar em artigos de algodão/poliéster.
• Secar as peças abertas no varal à sombra. As peças secas em secadoras de tambor encolhem muito mais que em varal. O sol ataca o corante, provocando desbotamento das cores em meio úmido.
• Quando utilizar a secadora, os artigos de algodão/poliéster devem ser secos em temperatura morna, separados dos artigos 100% algodão.

*Na hora de passar:
• Usar o ferro na temperatura máxima de 110ºC. O excesso de temperatura causa o brilho das cores e destruição da fibra. A utilização de telas para passar evitam manchas de brilho por excesso de calor em roupas delicadas.
• Colchas e Edredons
• Evite lavar e secar edredons e colchas de matelassê em máquinas domésticas. Estes artigos são muito volumosos e o atrito com as paredes e o agitador das máquinas provoca desgaste do tecido e desbotamento das cores localizadas. Além disso, a manta que recheia estes artigos sempre perde volume após ser lavada e secada.
• Nunca passe edredons e colchas de matelassê. O calor e o peso do ferro diminuem o volume da manta.
• Artigos produzidos com algodão tendem a encolher e desprender penugem após as primeiras lavagens, características naturais da fibra de algodão.

*Toalhas
As toalhas de banho são confeccionadas com tecido felpudo, o que garante absorção e um toque agradável à toalha. Mas é preciso ter alguns cuidados com as felpas, pois elas funcionam como alças que facilmente ficam presas em locais com pontas irregulares, contribuindo para puxar os fios.
• Toalhas ficarão mais limpas se colocar na água de enxágüe uma colher de bicarbonato.
• Ao manusear esses artigos evite usar relógios, pulseiras, anéis ou qualquer adereço que possa danificar o produto.
• Caso a felpa seja puxada, você pode cortá-la rente ao tecido, pois não irá danificar o produto.
• Quando colocar sua toalha dentro da máquina ou misturá-la com outras roupas, observe se não tem objetos duros ou saliências capazes de puxar os fios.
• Não exagere no amaciante, pois em excesso, ele reduz a capacidade de absorção da toalha.
• É comum as toalhas novas soltarem tinta. Por isso, na primeira lavagem, não as misture com peças de outras cores.
• Como a estrutura das felpas é compacta e volumosa é muito difícil retirar grandes manchas da toalha. Mas para as manchas pequenas experimente solventes à base de petróleo, como a benzina.
• Quando úmidas, mantenha as toalhas bem abertas para evitar a proliferação de fungos e bactérias, causadores de manchas difíceis de limpar. Não as amontoe no cesto de roupa suja.
• Produtos à base de cloro prejudicam a cor da toalha e não devem ser usados, nem mesmo em toalhas de cor branca, pois esta cor também desbota.
• A alta temperatura da água ou da secadora (acima de 60ºC) prejudica as felpas da toalha. A exposição prolongada ao sol tem o mesmo efeito.
• Não passar toalhas de banho com ferro a vapor para evitar que elas fiquem ásperas.

*Sedas
• Não podem sujar-se em demasia, senão seus filamentos se rompem.
• Alguns artigos de seda podem ser lavados com água e sabão, outros só a seco.
• Para saber se a peça vai desbotar numa lavagem tradicional, faça o seguinte teste: umedeça uma pequena ponta do artigo em água fria e coloque essa ponta em um tecido branco.
• Passe com ferro elétrico morno e, se o tecido branco não apresentar resíduo de cor da seda, vá em frente e use apenas água morna, com sabão ou detergente neutro.
• Não use máquina de lavar ou secar para este tecido.
• Após a lavagem, enxágüe bem, envolva a peça numa toalha de banho para retirar o excesso de água e facilitar a secagem, que deve ser à sombra. Passe a ferro pelo lado do avesso, enquanto o pano estiver levemente úmido.
• Nunca friccione um tecido de seda para retirar manchas.
• Só para lembrar: não ferva, não deixe de molho e não use alvejante ou água de lavadeira.
·  Shantung, tafetá, chiffon, brocado, georgette e organza, assim como tecidos de seda, devem ser obrigatoriamente lavados a seco.
• Ao costurar um tecido de seda use alfinetes e agulhas bastante finos - os normais podem deixar furos nos tecidos. Para costurar use linhas de seda.

RECEITA DO DIA


                                  BOLO DE COCO

INGREDIENTES
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 xícara e 1/2 de coco ralado
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara e 1/2 de doce de leite cremoso
Margarina e farinha para untar


MODO DE PREPARO

Bater no liquidificador os ovos, o leite condensado, 1 xícara do coco ralado (reserve 1/2 xícara), a margarina e a farinha de trigo até ficar homogêneo
Adicione o fermento mexendo bem com uma colher
Coloque em forma untada e enfarinhada de buraco no meio de 24 cm de diâmetro
Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 25 a 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, este saia limpo
Retire do forno, espere amornar e desenforme
Espalhe por cima do bolo o doce de leite cremoso e o coco ralado reservado

O ALIMENTO DA SEMANA


                                                FIGO

Árvore de crescimento amplo que pode atingir até 8 metros de altura. O caule tortuoso e a casca cinzenta e lisa, ramos frágeis. Flores muito pequenas, desenvolvem-se no interior da chamada fruta do figo, quando ainda verdes.
A figueira é uma frutífera com grande expansão mundial, pois apesar de ser considerada uma espécie de clima temperado, apresenta boa adaptação a uma grande variabilidade de climas, desde regiões frias até aquelas mais quentes.
O sul do estado de Minas Gerais possui boas condições para o cultivo desta fruteira, constituindo uma grande alternativa para os fruticultores da região, tendo como destaque principal a produção de figos verdes para a indústria.
O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer.
O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta.
O período de safra compreende os meses de janeiro a abril.