terça-feira, 16 de novembro de 2010

S.O.S. DO LAR

*FACAS DE COZINHA: COMO ESCOLHER.
As facas são um dos utensílios mais importantes para se ter na cozinha. Descubra que faca utilizar para cada tipo de alimento, como afiar e cuidar delas para que se estejam sempre limpas e com um bom corte.


Quatro facas que vocês deve ter em casa

Algumas facas de boa qualidade e bem escolhidas são essenciais em qualquer cozinha. As 4 facas que indicamos aqui resolvem a maioria das situações que você encontra em casa, mas poderão ser sempre complementadas com utensílios mais especializados para cortar filetes, desossar ou trinchar, se for necessário.

* Uma faca de pão, com serrilha (lâmina de 25,5 cm).

* Uma faca grande, ou faca do chefe, para picar, cortar em rodelas ou cubos (lâmina de 20 a 23) cm;

* Uma faca de cozinha, semelhante à faca do chefe, para descascar, raspar e picar (lâmina de 12,5 a 18 cm);

* Uma faca pequena para descascar e cortar frutas e legumes pequenos (lâmina de 7,5 a 9 cm);


Como escolher uma faca

Numa boa faca, a lâmina e o espigão, de aço, devem ser uma peça só. O espigão deve ser totalmente embutido no cabo e solidamente cravado. As lâminas de aço e carbono conservam-se bem afiadas durante mais tempo do que as outras, mas enferrujam e mancham com facilidade. Também podem alterar a cor de frutas, como maçãs, peras e limões, bem como o seu paladar. Já as lâminas de aço inoxidável têm de ser afiadas com maior frequência, mas dificilmente mancham e não afetam o sabor das frutas.


Como cuidar das suas facas

Utilize uma tábua de cozinha de madeira ou de material sintético que não cegue a lâmina. Guarde as facas num suporte próprio de madeira ou barra magnética organizadora de facas, separadas dos outros talheres para não lhes danificar o fio. Não passe a lâmina de uma faca sobre uma chama — danificará a têmpera do aço. Nunca utilize uma boa faca de cozinha para cortar papel ou corda.

Facas de aço e carbono devem ser lavadas à mão logo depois de utilizadas, para evitar que manchem. Limpe pequenas manchas com uma esponja de nylon e as manchas mais difíceis com a extremidade plana de uma rolha de cortiça molhada com detergente em pó. Passe uma gota de óleo de cozinha nas lâminas de aço e carbono depois de lavá-las e secá-las para protegê-las do vapor de água.


Como afiar as facas de cozinha

Para manter uma faca sempre bem afiada, passe-a por um afiador manual ou elétrico antes de cada utilização ou faça-a deslizar 3 ou 4 vezes de cada lado num fuzil, sem pressionar. Se a lâmina estiver sem corte, passe-a várias vezes por um afiador ou, se utilizar um fuzil, passe-a 15 ou 20 vezes de cada lado, fazendo maior pressão. A cada 2 anos, ou quando já não conseguir afiar as suas facas, leve-as a um amolador.


Aprenda a afiar as facas em casa

1. Apoie o fuzil sobre uma tábua. Coloque a parte mais larga da aresta da lâmina junto ao punho do fuzil, num ângulo de cerca de 45 graus.

2. Desça a faca ao longo do fuzil, sempre no mesmo ângulo, fazendo deslizar toda a lâmina, até que a ponta da faca fique encostada no fundo. Passe o outro lado da lâmina de baixo para cima do outro lado do fuzil, fazendo um ângulo de 45º e acabando com a ponta encostada no fuzil. Repita estas duas operações, fazendo a faca deslizar para cima e para baixo.

Receita do Dia.

Salmão Assado


Ingredientes:

1 1/2 kg de salmão

quanto baste de alho amassado

quanto baste de tomate seco picado

quanto baste de salsinha picada

quanto baste de sal

quanto baste de Azeite


Modo de Preparo:

Molho do tempero feito na véspera: Misturar todos os temperos, colocar em um vidro fechado e guardar na geladeira.

No dia seguinte uma hora antes de assar o salmão, temperar . Fazer sulcos no comprimento da peça de salmão e encher com o tempero. Colocar em um refratário com a pele para baixo, cobrir com papel laminado e levar ao forno. Mais tarde retirar o papel para corar bem.

Servir acompanhado de arroz branco.

Dica de Saúde.

Batata-doce
A batata-doce é um alimento de alto valor energético, ou seja, rico em carboidratos. Também fornece quantidades razoáveis de vitamina A, C e algumas do complexo B. A batata-doce é uma raiz da família Convolvulácea, originária da América Tropical. As raízes e ramas também são utilizadas na alimentação animal. Na indústria, a batata-doce é matéria prima para fabricação de álcool, amido, pães e doces.

Dependendo da cultiva, a batata-doce pode ter a pele branca, creme, amarela, rosada, avermelhada ou roxa. A polpa pode ser branca, creme, amarela, rosada, roxa ou branca com manchas roxas. Uma mesma variedade pode ter a pele e a polpa de cores diferentes. Raízes de polpa creme, amarela ou roxa são mais ricas em vitamina A do que as raízes de polpa branca. Ao comprar batata-doce, deve-se evitar raízes com início de brotação, pois duram menos e perdem o valor nutritivo. Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Neste caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.

As raízes podem ser conservadas por um longo, período de tempo em condição natural, desde que o local seja seco, fresco e bem ventilado. Neste caso, não é aconselhável colocar as raízes em saco de plástico pois a brotação será acelerada e a durabilidade reduzida. Sob temperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacos de plástico para evitar ressecamento.


As raízes podem ser consumidas diretamente cozidas, assadas ou fritas, ou na forma de doces, pães e bolos. As folhas ou brotos podem ser consumidos refogados, empanados ou em sopas. Seu sabor lembra o espinafre. A batata-doce pode ser cozida também com casca. Neste caso, deve-se lavar as raízes antes, em água corrente. Caso se pretenda descascar as batatas antes do cozimento, deve-se realizar este procedimento debaixo da água, pois as raízes têm uma liga que gruda nas mãos. Além disso, depois de cortadas, escurecem rapidamente.

A batata-doce pode ser congelada. Para isso, deve-se cozinhar as raízes até que fiquem macias, descascá-las e amassá-las formando um purê. Pode-se acrescentar 1 colher (chá) de margarina para cada 1/2 kg de purê. Deve-se acondicionar o purê em vasilha de plástico rígido e levar ao congelador, onde pode ser conservado por até 6 meses.

DICAS

*A batata-doce aceita como tempero: canela, cravo-da-índia, noz-moscada, mel, melado e açúcar mascavo.

*Para assar batatas-doces em forno doméstico, coloque-as sem descascar em forno com temperatura alta por 1 hora, ou até que estejam macias ao enfiar um garfo ou faca.

Minuto de Sabedoria.

Você, que é enfermeira, ame os doentes que a procuram e que lhe

foram confiados, como se fossem seus próprios filhos e irmãos.

Sua missão é grandiosa e sublime, embora difícil e espinhosa.

Não se irrite jamais!

Os enfermos são exigentes, porque sentem mais necessidade de carinho do que as pessoas sadias.

Seu carinho lhes apressará a cura, mais do que qualquer outro remédio.