quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

S.O.S DO LAR

ALFACE  (PARTE 01)

*PARA CONSERVÁ-LA (1).
Lave, seque bem as folhas, embrulhe-as em um pano de prato umedecido e guarde na geladeira.

*PARA CONSERVÁ-LA (2).
Guarde as folhas lavadas e secas em um recipiente plástico bem fechado na geladeira.

*PARA HIDRATÁ-LA.
Basta deixar as folhas de molho em água fria até a hora de servir.

*PARA MANTÊ-LA VERDINHA (1).
Depois de lavar as folhas, adicione uma colher de chá de açucar à água e deixe-as mergulhadas até a hora de servir.

*PARA MANTÊ-LAS VERDINHAS (2).
Lave as e depois coloque-a em uma vasilha com água, gotas de limão e vinagre. Só tire na hora de servir.

Receita do Dia

                                       Bolo de Tangerina

 Ingredientes:

Massa
4 ovos
2 tangerinas
1 xícara de óleo 
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó

Modo de Preparo:

Massa

Descasque e pique as tangerinas, tirando os caroços e a parte branca do centro. Coloque os pedaços no liquidificador e bata juntamente com os ovos. Acrescente o óleo e bata mais um pouco.
A seguir, acrescente o açúcar, a farinha e bata. Por último, junte o fermento e bata. Coloque a massa em uma fôrma refratária untada e polvilhada com açúcar mascavo. Leve ao micro-ondas por 8 minutos na potência 80% e mais 3 minutos na potência alta. Desenforme morno.
 

OBS: Se desejar regue o bolo com uma calda feita com uma xícara de suco de mexerica misturada com meia xícara de açúcar.

Dica de Saúde.

                                            Maracujá

O melhor maracujá para o consumo é aquele que tem a casca lisa e firme, brilhante e de cor amarelo-clara. Não deve ter furos provocados por insetos nem rachaduras ou machucados. A fruta está madura se, ao se pressionar o extremo oposto ao cabo, ele cede à pressão dos dedos, mas sem que se rompa a casca. A casca muito enrugada e a cor amarelo-escura indicam que o maracujá já está bem maduro; neste caso, em geral, ele tem mais polpa do que quando sua casca ainda está lisa.
Como a casca do maracujá é grossa, a polpa fica bem protegida, podendo conservar-se durante vários dias na geladeira ou fora dela, desde que o ambiente seja fresco e seco. Quando a fruta está amadurecendo ou já está madura, convém guardar na gaveta da geladeira, longe do congelador. O suco pode ser guardado por várias dias se engarrafado em recipiente de vidro bem fechado. Não coloque em vasilhame de plástico ou de outro material que não seja vidro, pois eles alteram o sabor do maracujá.
Para consumir o maracujá ao natural, basta cortar ao meio e retirar a polpa com uma colher. Depois, acrescenta-se açúcar e come-se sem mastigar as sementes. Para fazer suco, bata a polpa com um garfo, de forma que as sementes se separem da substância translúcida. Depois, passe por uma peneira. Outra forma de obter o suco é bater a polpa no liquidificador, ligando e desligando o aparelho várias vezes para que as sementes não sejam trituradas. Depois, passe por uma peneira e acrescente água e açúcar.
O suco do maracujá oferece ao organismo que o ingere, entre outras coisas, boa quantidade de vitaminas, especialmente A e C, além de sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo, e fibras. Cada 100 ml de suco contém, em média, 53 cal, variando conforme a espécie utilizada.
Existem muitas espécies de maracujá, que variam de tamanho e cor. Entre as mais conhecidas encontram-se:
Maracujá-mirim
Maracunjá-melão
Maracujá-do-igapó
Maracujá-guaçu
Maracunjá-comprido
O fruto contém sais e vitaminas. Em geral são soníferos. Famoso por ser calmante. O suco do maracujá oferece ao organismo que o ingere, entre outras coisas, boa quantidade de vitaminas hidrossolúveis, especialmente A e C, sais minerais e fibras. Mas o principal prestígio do maracujá - talvez uma das plantas de uso medicinal mais conhecidas no Brasil - advém de suas propriedades calmantes e sedutivas. De fato, de seus frutos, folhas e sementes é possível extraírem-se boas quantidades de Passiflorina, um sedutivo natural.

O uso medicinal do maracujá, talvez uma das plantas medicinais mais conhecidas do Brasil, baseia-se nas propriedades calmantes da passiflorina (ou maracujina), um sedativo natural encontrado nos frutos e folhas. A Farmacopéia Brasileira inclui o maracujá em suas monografias, indicando as folhas como parte usada.
Várias são as especialidades do comércio farmacêutico brasileiro que apresentam o extrato de passiflora como um dos componentes em suas fórmulas. Além disso, uso de infusos (chás) é amplamente difundido por suas propriedades depurativas, sedativas e antiinflamatórias. Suas sementes também atuam como vermífugos.

Geralmente arredondado com casca espessa de coloração verde, amarelada, alaranjada ou com manchas verde-claras, de acordo com a espécie. Sementes achatadas, pretas, envolvidas por um arilo de textura gelatinosa de coloração amarelada e translúcida. Frutifica durante o ano todo, menos intensamente de maio a agosto.

No entanto, em algumas regiões, o maracujá vem sofrendo com os desmatamentos, uma vez que o desaparecimento das matas faz desaparecer também a mamangava, espécie de abelha grande, fundamental na polinização das flores-da-paixão dos maracujás.
Atualmente, vários maracujás nativos do Brasil são cultivados em outros países tropicais, tais como o Havaí, a Venezuela, a África do Sul e a Austrália, onde alcançam considerável importância econômica.

O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo. Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo.
A vitamina C é importantíssima ao organismo, porque dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
As vitaminas do Complexo B tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.
Cálcio e Fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, constituição muscular e transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o Ferro contribui para a boa formação do sangue.
Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. As sementes do maracujá são um poderoso vermífugo.
Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Ela está maduro, bom para consumo imediato, quando cede à pressão dos dedos sem, contudo, romper a casca.
O maracujá maduro pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas. Quando verde, no entanto, deve ser guardado em lugar fresco e seco.
Seu período de safra vai de janeiro a julho.

Minuto de Sabedoria.

Tenha cuidado em não magoar ninguém com suas ações, nem com suas
palavras.
Aprenda a dizer o "não" de tal forma, que não melindre.
Não seja ríspido nem demonstre intolerância.
Compreenda o ponto de vista dos outros, que têm tanto direito,
quanto você, de ter sua opinião própria.
Use, em todos os seus atos e palavras, de benevolência e gentileza.
Domine sua irritabilidade!