quinta-feira, 3 de março de 2011

S.O.S DO LAR

DICAS DE CUIDADOS DOMÉSTICOS AO VIAJAR.

Alguns cuidados simples podem ser decisivos na hora de evitar dores de cabeça na volta daquela viagem tão esperada. Saiba como prevenir acidentes, furtos e outros prejuízos, e também o que fazer com seus bichinhos e plantas ao viajar:

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Apague as luzes - você economiza na conta de energia elétrica e mais, a luz acesa durante o dia dá a dica que não tem ninguém em casa.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Feche bem as janelas - ladrões e chuvas com vento adoram entrar pelas janelas.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Para circular o ar, basta deixar duas pequenas janelas basculantes entreabertas - ajuda a evitar o mofo.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Desligue a chama piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elétrico de água.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Desligue da tomada os aparelhos de som, televisão, computadores e outros eletrodomésticos - evite os efeitos de uma descarga elétrica.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Feche o registro geral da água.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Deixe um telefone de contato com um vizinho ou zelador do prédio de sua confiança - em caso de emergência pode ser necessário entrar em sua casa.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Junte todos os alimentos na geladeira ou no freezer. O mínimo possível. Evite que em caso de falta de energia os alimentos estraguem.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Proporcione uma estadia em um hotel para o seu cão ou gato.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Arrume um amigo para tratar dos passarinhos.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Coloque um alimentador automático no aquário dos peixes ornamentais - alimentam até 30 dias.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg E com as plantas o que fazer? Existem truques, como enfiar uma garrafa d´água na terra ou fazer a água passar por um barbante de algodão de um balde até a planta. Sabe o que é melhor? Peça para o vizinho cuidar das plantas e não esqueça de oferecer a reciprocidade quando ele for viajar.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Suspenda, pelo período da viagem, as assinaturas de jornais e revistas semanais. Deixar acumular papel na porta de casa significa não ter ninguém em casa.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Não esqueça de devolver as fitas na vídeo locadora.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Proteja os sofás e móveis do sol e da poeira.
http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/bullet_artigos.jpg Peça ao vizinho que recolha a correspondência - quando ele for viajar, preste o mesmo favor.

Receita do Dia.

                           Bisteca com Mostarda e Batata
 
Ingredientes:

600 gr de bisteca de porco
1 xícara de caldo de frango
4 colheres de mostarda
4 colheres de creme de leite
2 batatas cozidas em rodelas
1 cebola roxa
óleo de soja e sal á gosto
1 colher de farinha de trigo


Modo de Preparo:

Bata (com um plástico para proteger) as bistecas como bifes e faça corte nas pontas para facilitar a fritura. Tempere com sal e reserve. Aqueça a manteiga, grelhe as bistecas, em seguida retire e reserve. Na mesma panela junte a farinha de trigo e deixe dourar. Entre com o creme de leite, a mostarda, o caldo de frango e deixe reduzir. Aqueça a manteiga, junte as batatas cozidas, a cebola e deixe em fogo brando, sempre mexendo com cuidado. Monte seu prato com as bistecas já grelhadas, as cebolas e as batatas coradas. Regue com o molho de mostarda e sirva em seguida.

Dica de Saúde.

                                                Jiló

Geralmente considerado como um legume, o jiló é na realidade o fruto de uma planta da família das solanáceas, tal como a berinjela. sua origem é desconhecida, mas é muito abundante na África e no Brasil.

O jiló só deve ser consumido antes de amadurecer e deve ser cozido. Seu sabor amargo é apreciado apenas por um pequeno número de pessoas, mas apesar disso ele é uma razoável fonte de carboidratos e proteínas, além de uma boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro.
O jiló possui ainda uma boa quantidade de vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B, particularmente a niacina.

Na região sudeste, é comum alguns bares e botequins oferecem o jiló como um tira-gosto de bebidas alcoólicas.
Nesses casos, ele é uma boa alternativa porque, ao contrário dos demais acompanhamentos fritos em óleo (torresmos, lingüiças,sardinhas, etc.) oferecidos nesses tipos de estabelecimentos, ele é servido cozido e, portanto, possui muito menos calorias.
O jiló pode ainda entrar como ingrediente de cozidos, substituindo algum outro legume desse prato.

Terapeuticamente, o jiló é recomendado como um estimulante do metabolismo hepático e um regulador digestivo. Considera-se também que ele possua propriedades antidiarréicas e mineralizantes.

Nas áreas rurais do Brasil, onde também é chamado de jinjilo, o jiló cozido é utilizado como tratamento contra resfriados, gripes e estados febris.

Recomendado para regimes alimentares pelo baixo valor calórico, o jiló é uma hortaliça que contém quantidades apreciáveis de sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além das vitaminas B5 e C.
O Cálcio, o Fósforo e o Ferro participam da formação de ossos e dentes, construção muscular e ajudam na coagulação do sangue.
A vitamina B5 faz parte do Complexo B, que tem como principais funções evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e sistema nervoso, além de reumatismos.
Já a vitamina C contida no jiló não é aproveitada pelo organismo, porque se perde com o cozimento normal.
O jiló deve ser conservado em geladeira, nas prateleiras mais baixas, longe do congelador. E, caso a família não aprecie o amargo característico dessa hortaliça, experimente fazê-lo frito.
Seu período de safra vai de janeiro a maio.

100 gramas fornecem 78 calorias.  

O jiló apresenta uma fonte razoável de carboidratos e proteínas, além de fornecer vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, fósforo e ferro. É considerado também um estimulante do metabolismo hepático e um regulador do sitema digestivo. Nas áreas rurais do Brasil é utilizado para combater resfriados.

A planta é muito sensível ao frio, por isso a época de plantio ocorre de agosto a março e no litoral, devido ao clima mais quente, pode ser cultivado durante todo o ano.
A cultura do jiló se desenvolve melhor em solos areno-argilosos e com boa drenagem.
A colheita tem início de 80 a 100 dias após o plantio e pode se estender por três a seis meses.
O fruto deve ser colhido ainda verde, porém no tamanho máximo, e pode ser colhido uma ou duas vezes por semana.
O amadurecimento do fruto é indesejável e em temperaturas próximas a 20 graus Celsius ocorre em poucos dias.
Frutos já amadurecidos com cor vermelha e sementes endurecidas são imprestáveis para o consumo.
A produtividade normal varia de 16 a 20 toneladas por hectare. As variedades mais comuns são Morro Grande, que apresenta frutos redondos e é a preferida do mercado paulista; já as cultivares Comprido Verde e Tinguá têm frutos mais alongados e sabor ligeiramente menos amargo – são as preferidas dos consumidores de Minas Gerais e Rio de janeiro.
A principal praga que ataca a cultura do jiló é o ácaro vermelho e as doenças mais incidentes são antracnose e tombamento.

É um fruto tropical colhido ainda imaturo, que possui grande volume gasoso intercelular (? 50%) e praticamente não foi estudado sob o ponto de vista de pós-colheita. Sabe-se, no entanto, que seus frutos se assemelham aos da berinjela em sua anatomia, fisiologia e fisiopatologia.
Devido ao seu grande volume gasoso intercelular o jiló é pouco sensível a injúria mecânica de impacto e é sensível a injúria de compressão (amassamento). As cultivares de jiló disponíveis tem sabor amargo ou extremamente amargo, são produtivas (40 t/ha) e o formato pode ser redondo ('Verde Redondo'), oblongo (`Morro Grande`) ou alongado ('Comprido Cachoeira´).

Recomendado para regimes alimentares pelo baixo valor calórico, o jiló é uma hortaliça que contém quantidades apreciáveis de sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além das vitaminas B5 e C.
O Cálcio, o Fósforo e o Ferro participam da formação de ossos e dentes, construção muscular e ajudam na coagulação do sangue. A vitamina B5 faz parte do Complexo B, que tem como principais funções evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e sistema nervoso, além de reumatismos.
Já a vitamina C contida no jiló não é aproveitada pelo organismo, porque se perde com o cozimento normal.
O jiló deve ser conservado em geladeira, nas prateleiras mais baixas, longe do congelador. E, caso a família não aprecie o amargo característico dessa hortaliça, experimente fazê-lo frito.
Seu período de safra vai de janeiro a maio.

 

 

Minuto de Sabedoria.

Não perca sua calma!
Não se deixe dominar pela cólera.
Que jamais o sol se deite sobre sua raiva.
Contenha-se o mais que puder.
Um simples raio de cólera pode destruir longas e pacientes
sementeiras de amor e carinho!
Procure dominar-se!
Quem sabe se a pessoa que o ofendeu não está doente?
Não perca a calma...
Seu fígado é demais precioso para que você o estrague.