quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

S.O.S DO LAR

ORGANIZANDO A MESA DO ESCRITÓRIO EM UM DIA.

Se já faz um bom tempo que você não vê sua mesa, prepare-se para reencontrá-la debaixo das pilhas de papel. O tempo dispensado vai depender do tamanho de sua mesa, da quantidade de papéis e de há quanto tempo você não vê sua superfície.

Prepare sua missão
Agende pelo menos quatro horas para a primeira metade da missão.
Quando o dia chegar vista roupas confortáveis, coloque sua música favorita para tocar e respire fundo.

Comece pela limpeza
Tire tudo de cima e de dentro de sua mesa e empilhe no chão.
Limpe a mesa com desinfetante e passe um lustra-móveis até que ela pareça nova. Pegue um saco de lixo bem grande, sente-se no chão e comece a dispensar. Mais do que 80% dos papéis podem provavelmente ir para o lixo. As únicas coisas que você deve manter são papéis a respeito de seu atual projeto, o de referência legal futura. Separe os papéis dessas duas categorias em duas pilhas atrás de você. Jogue fora também catálogos, revistas e jornais velhos.

Estabeleça um intervalo antes de continuar
Saia para espairecer por pelo menos uma hora, aproveite para comprar suprimentos como um bloco de papel, um porta-lápis e caneta, um arquivo vertical – a não ser que tenha uma gaveta de arquivo – para arquivar papéis que utiliza todos os dias. Não se esqueça das etiquetas e de um porta-disquete e CD-ROM se você ainda não os tiver.

Ao voltar comece a reorganizar as coisas que você manteve
Categorize e organize os arquivos diários nas novas pastas.
Etiquete tudo de forma que fique claro para você o conteúdo de cada pasta.
Para os documentos e papéis que não são usados com freqüência, coloque em seu gabinete de arquivos, se já tiver um. Se não tiver, guarde-os em uma cesta e aprenda a organizar um sistema de arquivos em matérias disponíveis no nosso portal.

Organize sua mesa de trabalho
Coloque o telefone de volta sobre a mesa. Se você é canhoto deixe o telefone do lado direito de sua mesa e vice-versa, assim você pode falar ao telefone e escrever ao mesmo tempo. O bloco de papel que acabou de comprar deve ficar próximo ao telefone.
Coloque suprimentos dentro de seu porta-lápis e caneta. Lembre-se de eliminar canetas que não funcionam e toquinhos de lápis.

Separadores para serem colocados dentro de gavetas mantêm seus itens em ordem e no lugar certo.
Se você tiver espaço para os materiais de escritório em sua mesa, separe uma gaveta para eles, se não os coloque em um armário específico. Sua agenda agora tem espaço em sua mesa.
Apenas os papéis relacionados ao seu projeto atual podem ficar em sua mesa.
Deixe uma lixeira para papéis próxima a sua mesa. Assim você não começa a acumular papéis inúteis novamente.

Encontre o local adequado para guardar o que restou
Os manuais do computador devem ficar em uma prateleira de seu escritório.
Os disquetes e CD-ROM nos compartimentos que acabou de comprar e próximos a seu computador.
Quanto a fotografias, enquadre-as e as pendure na parede.
 

Receita do Dia

                                Mousse de Morango

Ingredientes:

200 gr de morango
1 lata de leite condensado
1 caixinha de gelatina sabor morango
 
Modo de preparo:



Lave bem o morangos e reserve. Em seguida, prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, mas somente com 250 ml de água. Coloque numa tigela os morangos, a gelatina preparada e o leite condensado. Bata tudo muito bem no liqüidificador . Leve à geladeira por cerca de 6 horas. Decore com morangos e sirva.
 

Dica de Saúde.

                                                 Mamão

O mamão é considerado umas das mais nutritivas frutas. Rico em vitaminas A, C e do complexo B, fonte de sais minerais como cálcio, potássio e magnésio, ele possui também a papaína, uma enzima especial que digere proteínas, auxilia na absorção de nutrientes e no bom funcionamento do aparelho digestivo.
A nutricionista Ileana Kazapi, mestre e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que o mamão pode até ajudar na diminuição do risco de desenvolvimento de algumas doenças:
"Ele é fonte de beta-caroteno, substância que pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de cânceres e ainda a papaína traz alívio em casos de indigestão".
O mamão pode ser consumido diariamente para ajudar a equilibrar o organismo. As duas variedades da fruta existentes no Brasil são o mamão Papaia e o mamão Formosa.
O Papaia, mais consumido, é menor e mais adocicado. Mas os dois tipos têm propriedades nutritivas similares.
Preste atenção em algumas recomendações para não errar na hora de comprar e armazenar o fruto. Verifique se o mamão não tem rachaduras, buracos ou picadas de insetos, o ideal é comprá-lo com a casca firme.
Procure também os que tiverem bem amarelos, sem manchas e a polpa macia. O condicionamento do mamão maduro deve ser na geladeira, dessa forma ele pode ser conservado de duas a três semanas.

O mamão papaia possui um alto conteúdo de betacarotenos e vitamina C, que ajuda a diminuir a deterioração das artérias, reduzir as doenças coronárias.
Esta fruta também tem um efeito cicatrizante e se emprega em casos de úlceras gástricas. É muito efetiva em casos de insuficiência cardíaca.
A Organização Mundial da Saúde nos últimos anos tem promovido o consumo de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes A, C e E. O mamão ocupa um dos primeiros lugares neste aspecto.

Fruta laxante, especialmente se comer com as sementes.
É muito similar ao melão.
Tem de estar bem madura, pois caso contrário é de um sabor não muito agradável.
Benefícios e propriedades medicinais do mamão papaia
É refrescante, diurética e oxidante.
Resultado insuperável contra quase todas as infecções do corpo, internas e externas.
O mamão contém um ingrediente muito importante que se chama papaína. Que tem o mesmo efeito no sistema digestivo que a pepsina no processo digestivo.
Igualmente contém fibrina, rara vez encontrada fora do corpo humano ou animal. Esta substância é facilmente digerível e especialmente valiosa pela ajuda que fornece na coagulação do sangue (em feridas internas e externas).
A enzima da papaína que contém o mamão verde (sem madurar) tem um efeito bem mais ativo sobre o sistema que a da fruta já madura.
O suco de mamão verde tem ajudado a corrigir irregularidades intestinais, incluindo úlceras e outras condições mais sérias, em um tempo relativamente curto.
Incluir fruta em nossa dieta diária descarta os fatores que prejudicam sua saúde (como o consumo excessivo de carne, farinha e açúcar brancos, álcool) pode estar segura de que seu corpo se encontrará forte e livre de doenças.
De origem incerta, mas provável fusão espontânea de espécies do México e América Central, o mamão é produzido o ano inteiro e cultivado em todo o mundo tropical e áreas quentes dos subtrópicos.
Mamão é o fruto do mamoeiro, planta da família das caricáceas (Carica papaya), que atinge, não raro, altura de mais de cinco metros, porém de caule fibroso e não lenhoso.
O mamoeiro cresce rapidamente: em um ano chega à fase adulta. Em geral não ramificado, o caule é coroado por grandes folhas lobadas, com pecíolos ocos de até sessenta centímetros, que ao caírem deixam fundas cicatrizes.
Normalmente o mamoeiro é dióico, com flores masculinas e femininas produzidas em pés distintos. Há, porém, plantas hermafroditas ou monóicas, com flores de ambos os sexos. Nos pés tipicamente masculinos, as flores afuniladas, com cerca de 2,5cm de comprimento, agrupam-se na extremidade de pedúnculos com quase um metro de extensão e dão origem a frutas de gosto pouco apurado, os mamões-machos, mamões-de-cabo ou mamões-de-corda.
Os que dão frutos melhores são os pés femininos, cujas flores, brancas como as outras mas bem maiores, se apóiam em pedúnculos curtos formados nas axilas das folhas. Nas plantações de pés femininos, é preciso haver pelo menos dez por cento de mamoeiros-machos, para a fecundação. Já os pés hermafroditas, de flores pequenas em pedúnculos curtos, não dependem do pólen de outros pés para se fecundarem.
O mamoeiro propaga-se por sementes e não tolera o frio. As condições ideais de cultivo estão na faixa de 22o a 26o C e altitudes de até 200m acima do nível do mar.
O mamão, quando ainda verde, produz um suco leitoso em que se encerra a papaína, enzima semelhante, na ação digestiva, à pepsina, de origem animal. A papaína hidrolisa ou digere proteínas e é usada em vários remédios contra a má digestão e em preparados para amaciar carnes.
  
CURIOSIDADES

Uma boa fatia de mamão comida em jejum, todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e fígado.
O leite de mamão serve para amaciar carnes duras. Passe sobre a superfície da carne e deixe descansar por algum tempo.
Para manter a pele macia, passe diariamente sobre o rosto casca de mamão (o lado da polpa)
foram os portugueses que levaram o mamão para a Índia, onde hoje em dia é muito consumido.
Todas as espécies de mamão conhecidas são de origem americana.

Minuto de Sabedoria.

Não desanime!
Aprenda a começar e a recomeçar!
Não se deixe arrastar pela indiferença: se caiu, levante-se e recomece.
Se errou, erga-se e recomece.
Se não consegue dominar-se, firme sua vontade e recomece.
Não desanime jamais!
Talvez chegue ao fim da luta cheio de cicatrizes, mas estas se
transformarão em luzes, diante do pai todo compassivo.