quarta-feira, 24 de novembro de 2010

S.O.S do Lar

GELADEIRA

*PARTE INTERNA
MOFO-Esfregue com um pano molhado numa solução de 1/2 litro de água com uma colher de sopa de bicarbonato. Passe essa solução por toda a parte interna. Seque com um pano limpo. Se ainda restar algum  vestigio de mofo, umedeça uma esponja ou pano com água, borrife com bicarbonato seco e esfregue sobre o local. Depois, seque com pano.

*PARTE EXTERNA
MANCHAS AMARELADAS- Esfregue o local com um pano embebido em água sanitária. Em seguida, dê um polimento com cera incolor e um pano bem limpo. Antes que a cera seque, passe uma flanela limpa.

*MARCAS DE OBJETOS
As manchas deixadas por objetos que ficaram em cima da geladeira podem ser retiradas esfregando-se uma palha de aço fina e sabão de coco. Depois, passe água limpa e seque. Se as manchas pesistirem, passe um pouco de clorofórmio.

Receita do Dia.

PAVÊ DE MARACUJÁ

Ingrediantes:

100 gr de chocolate meio amargo ralado

500 gr de chantilly

1 pacote de biscoito maisena

Creme:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite sem soro

3/4 xícara de suco de maracujá

Cobertura :

1/2 xícara de água

1/2 xícara de suco de maracujá

1 xícara de açúcar

2 colheres de amido de milho


Modo de Preparo:

Montagem: em uma tigela ou em taças individuais. 1a. Camada - um pouco do chantilly. 2a. Camada - bolacha maisena (não colocar muito próximas umas das outras). 3a. Camada - creme de maracujá. 4a. Camada - chocolate ralado. Repetir as camadas, a última deve ser de creme de maracujá ou chantilly e colocar por cima a cobertura. Levar à geladeira. OBS: O maracujá pode ser substituído por 1/2 xícara de chá de suco de limão.

Creme:

Em uma panela misture o leite condensado e o creme de leite, em seguida leve ao fogo, mexendo bem. Depois acrescente o suco de maracujá. Leve à geladeira por mais ou menos 40 minutos, até ficar cremoso.

Cobertura :

Misture tudo. Leve ao fogo até engrossar e depois se quiser acresecente duas colheres de sopa de semente de maracujá.

Dica de Saúde.

Carambola

A carambola, fruto da caramboleira, é uma árvore ornamental de pequeno porte, de flôres brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de 4 anos de existência, dando em média 200 frutos, podendo durar de 50 a 70 anos.

De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta

febrífuga (que serve para combater a febre), estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de infecções renais. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico.

Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.

Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flôres e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.

CURIOSIDADES:

*A carambola tem uma forma curiosa, de gomos achatados, que, quando cortados no sentido transversal, têm o aspecto de uma estrela.

*Existem tipos de caramboleira que produzem frutos ácidos e outros que produzem frutos doces.

 Há tipos cujos frutos maduros tem cor verde, outros tem frutos maduros amarelo-claro e tipos com frutos maduros cor vermelha.

Minuto de Sabedoria.

Deus habita dentro de você!

Deixe, então, que Sua bonda de se manifeste através de seus olhos, tornando-os brandos de compreensão, quentes de com paixão, ternos pelo perdão constante a todos...

Que nenhum olhar de impaciência ou condenação tolde a beleza de sua vida!

Que sua fisionomia irradie contentamento de felicidade, de tal forma que todos os que se aproximem de você sejam contaminados por seu otimismo!