quarta-feira, 13 de abril de 2011

S.O.S do Lar

COMO GUARDAR E CONSERVAR SEUS ESMALTES

Descubra como guardar seus esmaltes corretamente e prolongue a vida útil da sua coleção.

Antes de tudo, é preciso pensar em conservá-los bem: é super importante manter os vidrinhos sempre bem fechados, e em um lugar fresco e longe do calor!

Para conservar a cor e evitar que o esmalte fique bifásico (quando começam a aparecer camadas de cores no vidrinho), o ideal é deixar os esmaltes em pé!

Mesmo em pé, pode ser que depois de muito tempo na mesma posição a cor comece a ficar meio esquisita, com bolinhas brancas. Aí vale dar aquela esfregada/chacoalhada no vidrinho para deixar a cor uniforme antes de usar.

O prazo de validade padrão de esmaltes é de três anos. Mas às vezes até muito antes disso pode acontecer do esmalte ficar grosso, difícil de passar. A dica nesses casos é pingar até 3 gotinhas de óleo de banana ou diluentes vendidos pelas marcas de esmaltes. Em último caso (ÚLTIMO mesmo), vale também pingar 1 gotinha de acetona no esmalte para deixá-lo mais fino.

Tente adotar um padrão de organização nos esmaltes: pense em separá-los por cor, marca ou freqüência de uso, por exemplo. Assim fica muito mais fácil de achar este ou aquele vidrinho no meio da “multidão”!

O organizador de esmaltes!, facilita a organização não só dos seus esmaltes mas dos acessórios de manicure também.

Fonte: Clube do Esmalte

Receita do Dia.

                                  BOLO DE COCO QUEIMADO


Ingredientes:


3 colheres de manteiga
3 claras
3 gemas
1 lata de leite condensado
200 ml de leite de coco
190 gr de fubá
3 colheres de parmesão ralado
1 colher de fermento químico em pó
quanto baste de margarina
100 gr de coco queimado desidratado
250 ml de leite



Modo de Preparo:

Umedeça o côco com 250ml de leite. Reserve.
Bata a manteiga com o leite condensado e as gemas até obter um creme. Acrescente o leite de côco, o fubá, batendo bem. Junte o queijo ralado, o côco já umedecido e o fermento em pó. Bata a clara em neve e adicione à massa, mexendo delicadamente. Coloque a massa numa fôrma de anel untada e polvilhada com fubá. Leve para assar em forno pré-aquecido (180oC) por 35 a 40 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Desenforme e enfeite com côco ralado queimado.
 

Dica de Saúde.



Do ponto de vista nutritivo, é uma fruta muito rica. Seu teor de vitamina C é bem maior que o da laranja. O cajú tem ainda quantidades razoáveis de Niacina, uma das vitaminas do Complexo B, e Ferro. A vitamina C age contra infecções, a Niacina combate problemas de pele, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
Por ser rico em fibras, o cajú é indicado para aumentar a movimentação intestinal.
Em bom estado, a fruta não deve ser verde, nem ter marcas de picadas de insetos.
O cajú ao natural é excelente no combate ao reumatismo e eczemas de pele. E o óleo de castanha de cajú é considerado potente antisséptico, limpando feridas e ajudando na sua cicatrização. Esse óleo é também indicado no combate a vermes intestinais.
As folhas novas do cajueiro, quando cozidas e colocadas sobre feridas promovem sua cicatrização.
Seu período de safra vai de janeiro a fevereiro. Cem gramas de cajú fornecem 46 calorias.
O cajú, fruto do cajueiro, tem duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha, e o pseudofruto, chamado cientificamente pedúnculo floral, que é a parte comumente vendida como a fruta. São conhecidas cerca de vinte variedades de cajú, classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade). Quando ainda verde, o cajú é chamado de maturi e é muito usado na cozinha do Nordeste no preparo de picadinhos e refogados. É muito rico em vitamina C e contém ainda, em quantidades menores, vitaminas A e do complexo B. 

Além de ser consumido ao natural, o cajú pode ser preparado em forma de suco simples (cajuada) ou de sorvetes, doces em calda ou pasta, licores, vinhos, xaropes e vinagres. Combinado com cachaça ou gim, vira o conhecido "cajú-amigo",servido como aperitivo. Depois de extraído o suco, sobra o bagaço do cajú, muito rico em celulose, que pode ser usado na cozinha como nas famosas "frigideiras" nordestinas - uma variação de fritada.
O cajú bom para o consumo deve estar bem fresco. A casca deve ter cor firme (segundo a variedade), sem manchas ou machucados. Como é uma fruta muito fácil de estragar, deve ser consumido no mesmo dia da compra. Se estiver bem firme, pode ficar guardado na geladeira por dois dias, no máximo. 

Dicas culinárias

Para que o doce de cajú fique bem clarinho, use panela de ágata.
Para extrair todo o suco do cajú, depois de ter espremido a fruta, passe o bagaço por uma peneira.

Curiosidades

Em Pirangí, no Rio Grande do Norte, está o maior cajueiro do mundo. Ele ocupa uma área de 7.300 m² e tem cerca de 90 anos.
No Estado do Ceará, chamam-se "chuvas de maturi" as chuvas que caem na época da florescência do cajú (agosto e setembro).

Utilidade

A madeira é apropriada para construção civil, serviços de torno, capintaria e marcenaria, confecção de cabos de ferramentas agrícolas, cepas de tamanco e caixotaria.
A árvore é muito cultivada em quase todo o país e no exterior para a obtenção de seu pseudofruto (caju) e de sua castanha; os frutos são muito consumidos em todo país, e a castanha é bastante popular e exportada para quase todo o mundo.
Os frutos ou pedúnculos pedem ser consumidos in natura, na forma de suco e de doces caseiros.
O suco de seu fruto é industrializado e altamente apreciado em todo o país. A casca da castanha fornece um óleo industrial.
É planta indispensável nos pomares caseiros da costa litorânea. As flores são melíferas.


Minuto de Sabedoria

Não creia que encontrará a perfeição naqueles que o rodeiam. A sublimidade é difícil. Portanto, se encontrar falhas naqueles que você admira, não se decepcione: dê a eles mais carinho e apoio, para que possam reparar as oportunidades perdidas. Não despreze a a quem erra: procure erguê-lo, exaltando aquelas qualidades que todos têm dentro de si, de modo que ele possa vencer e subir.