sexta-feira, 8 de abril de 2011

S.O.S do Lar

06 DICAS  PARA ORGANIZAR A COZINHA.

Aumente a capacidade de armazenamento da sua cozinha, com estas dicas simples e crie espaços onde nunca pensou que houvesse.

1. Reforme os seus armários, para personalizá-los e maximizar o espaço.  Insira formas de armazenamento, gavetas, prateleiras, ganchos, etc.

2. Se sua cozinha é pequena, vá ao supermercado com mais frequência e diminua a necessidade de espaço na despensa.

3. Armazene pequenos aparelhos de uso diário, ou semanal, em áreas da cozinha de fácil acesso. Aqueles que são utilizados com menos frequência podem ser armazenados até mesmo em outros cômodos da casa.  Pergunte-se: será que realmente preciso disso?

4. Instalar prateleiras ou ganchos pode maximizar o espaço da parede vazia, mas tenha cuidado para não criar um ambiente carregado demais.

5. Coloque uma prateleira numa porta, ou janela, para armazenar livros de receitas ou para sustentar alguns pratos favoritos.

6. Use a área entre os armários e o teto para armazenar bandejas ou cestas cheias de itens usados raramente.

Receita do Dia.

                                          PATÊ DE FRANGO

Ingredientes:

1 peito de frango desossado
3 cenouras raladas
1 pimentão verde ralado
 maionese e alho picado á gosto



Modo de preparo:

Leve o frango para cozinhar com água, pimenta-do-reino, sal, orégano e alho.
Depois de cozido o frango retire da panela, desfie e leve para refogar com alho, cebola e óleo. 

Faça um refogado rápido, deixe esfriar e misture com a cenoura, pimentão e maionese.






Dica de Saúde.

                                            DAMASCO

O damasco, também conhecido como abricó, é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. É uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta.
O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de musses, cremes e geléias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios, sorvetes e charlottes.
O damasco em calda tem uso semelhante ao do pêssego na preparação de pavês e tortas.
O damasco é rico em vitaminas A e B, além de conter uma quantidade bastante grande de ferro.
Embora o damasco seja uma fruta considerada rara em nosso país, é possível comprar damasco fresco. Para saber se a fruta está boa, veja se a casca está brilhante, sem marcas de insetos, machucados ou fendas.
A polpa deve estar firme, cedendo levemente à pressão dos dedos. Também é possível comprar damasco industrializado (seco, cristalizado, em forma de geléia e doce).
Quando fresco o damasco pode ser conservado em geladeira por 2 ou 3 dias. Coloque a fruta, sem lavar, em recipiente fechado, para controlar a umidade e guarde. Só lave a fruta na hora de consumir. Quando muito maduro, use no mesmo dia da compra.

A melhor forma de utilização é com os frutos secos amolecidos com o suco, frios ou quentes, mas nunca cozidos, tomados no princípio da refeição. 

Benefício:

O damasco é um fruto rico em vitamina A, B1, B2, B6, C e enriquecido principalmente por sais minerais como ferro, sódio, potássio, fósforo, cálcio, cobre, mas atenção, este fruto alaranjado ou amarelo escuro é conservado com dióxido de enxofre, que pode causar reações adversas em pessoas asmáticas, pois o seu caroço é tóxico!
Contudo é um grande auxiliar dos anêmicos, é indicado para raquitismo, desnutrição, cirrose hepática. Fortalece ainda os dentes, unhas e cabelos, auxiliando ainda tosses, gripes e prisões de ventre e é um ótimo estimulante do apetite.

Inconveniente

Os conservantes à base de sulfito de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas saudáveis; os damascos secos deixam resíduos nos dentes que podem causar cáries; contém salicilatos, que provocam reações às pessoas sensíveis à aspirina. 

É rico em vitaminas, açúcares, sais minerais, oligoelementos,vitaminas A e B, além de conter ferro em sua composição.

Antiinflamatória, antiálgica, nutriente, antianêmica.

Seus frutos comidos ao natural combatem anemia, desnutrição e é indicada nos estados convalescentes. O chá de suas folhas por decocção em forma de gargarejo combatem amigdalites e faringites. 

No Brasil, praticamente todo o produto consumido é importado na forma de geléias, doces em massa, entre outros. 

Quando fresco o damasco pode ser conservado em geladeira por 2 ou 3 dias. Coloque a fruta, sem lavar, em recipiente fechado, para controlar a umidade e guarde. Só lave a fruta na hora de consumir. Quando muito maduro, use no mesmo dia da compra.

Minuto de Sabedoria

"Quando você encontrar trevas diante de si, não esbraveje contra
elas: ao contrário, procure acender uma luz".
Quando alguém errar, não o condene nem ataque: acenda uma pequenina
luz diante dele, com seu exemplo.
Nada melhor existe para ajudar aos outros do que mantermos nossa luz
acesa; servindo nosso exemplo de farol para guiar o próximo,
mostramos-lhe o caminho da subida.