sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dica de Saúde.

                                            DAMASCO

O damasco, também conhecido como abricó, é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. É uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta.
O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de musses, cremes e geléias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios, sorvetes e charlottes.
O damasco em calda tem uso semelhante ao do pêssego na preparação de pavês e tortas.
O damasco é rico em vitaminas A e B, além de conter uma quantidade bastante grande de ferro.
Embora o damasco seja uma fruta considerada rara em nosso país, é possível comprar damasco fresco. Para saber se a fruta está boa, veja se a casca está brilhante, sem marcas de insetos, machucados ou fendas.
A polpa deve estar firme, cedendo levemente à pressão dos dedos. Também é possível comprar damasco industrializado (seco, cristalizado, em forma de geléia e doce).
Quando fresco o damasco pode ser conservado em geladeira por 2 ou 3 dias. Coloque a fruta, sem lavar, em recipiente fechado, para controlar a umidade e guarde. Só lave a fruta na hora de consumir. Quando muito maduro, use no mesmo dia da compra.

A melhor forma de utilização é com os frutos secos amolecidos com o suco, frios ou quentes, mas nunca cozidos, tomados no princípio da refeição. 

Benefício:

O damasco é um fruto rico em vitamina A, B1, B2, B6, C e enriquecido principalmente por sais minerais como ferro, sódio, potássio, fósforo, cálcio, cobre, mas atenção, este fruto alaranjado ou amarelo escuro é conservado com dióxido de enxofre, que pode causar reações adversas em pessoas asmáticas, pois o seu caroço é tóxico!
Contudo é um grande auxiliar dos anêmicos, é indicado para raquitismo, desnutrição, cirrose hepática. Fortalece ainda os dentes, unhas e cabelos, auxiliando ainda tosses, gripes e prisões de ventre e é um ótimo estimulante do apetite.

Inconveniente

Os conservantes à base de sulfito de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas saudáveis; os damascos secos deixam resíduos nos dentes que podem causar cáries; contém salicilatos, que provocam reações às pessoas sensíveis à aspirina. 

É rico em vitaminas, açúcares, sais minerais, oligoelementos,vitaminas A e B, além de conter ferro em sua composição.

Antiinflamatória, antiálgica, nutriente, antianêmica.

Seus frutos comidos ao natural combatem anemia, desnutrição e é indicada nos estados convalescentes. O chá de suas folhas por decocção em forma de gargarejo combatem amigdalites e faringites. 

No Brasil, praticamente todo o produto consumido é importado na forma de geléias, doces em massa, entre outros. 

Quando fresco o damasco pode ser conservado em geladeira por 2 ou 3 dias. Coloque a fruta, sem lavar, em recipiente fechado, para controlar a umidade e guarde. Só lave a fruta na hora de consumir. Quando muito maduro, use no mesmo dia da compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário