Pitomba
Fruto pequeno, arredondado, facilmente encontrado em Pernambuco e na Paraíba, de janeiro a abril. É uma fruta rica em vitamina C e não é usada em preparações culinárias.A pitomba é o fruto da pitombeira, uma árvore que se desenvolve com facilidade e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido. Normalmente alcança os 12 metros de altura e possui uma copa arredondada.
A pitomba pertence à família da jabuticaba.
De formato arredondado e casca amarronzada, dura e quebradiça, a fruta mede cerca de 4 cm de diâmetro. Sua polpa é fina e branca, de sabor agridoce.
A pitomba é comum nos estados setentrionais do nordeste, onde é vendida em cachos atados em feixe.
A pitomba possui em geral um caroço, podendo ter dois, revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando maduros, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros. Muito rica em Vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.
Sem exigir muitos cuidados, a pitombeira se desenvolve bem e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido, como o de sua terra de origem. Plantada em vários estados, sobretudo Pernambuco, chega a 12m de altura e forma uma copa arredondada e grande, com numerosos galhos de casca lisa e cinzenta. As flores, pequenas, perfumadas e brancas, dão em cachos terminais.
A frutificação ocorre a partir de 5 a 10 anos de idade. Uma planta adulta pode produzir em condições favoráveis cerca de 100 cachos com 10 a 25 unidades cada.
Os frutos maduros são consumidos ao natural ou podem ser usados no preparo de licor. A árvore pode ser usada na arborização de parques, na recomposição de matas de preservação permanente e na alimentação de muitas espécies de pássaros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário