quarta-feira, 30 de março de 2011

Dica de Saúde

                                                Groselha

Fruta vermelha de um arbusto da família das rosáceas, que contém ácido cítrico, pectina, matéria corante vermelha, málico, açúcar e outras matérias importantes.
Usada no preparo do xarope de groselha utilizado em várias receitas de doces e bebidas em geral.
É empregada na confeitaria e na indústria de xaropes e bebidas licorosas.

Fruta de Verão, de reduzidas dimensões. Rica em vitaminas C, B2, B6 e E, a groselha possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.
Distinguem-se duas espécies destas bagas: as negras que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.
Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais. O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.
Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.

É uma fruta quase desconhecida e pouco utilizada entre nós, constituída por pequenas bagas vermelhas que crescem em cacho.
A groselha surge, entre nós, principalmente na forma de xarope, que serve de base para diversas bebidas. Em algumas regiões, é usada para a confecção de molhos que acompanham carneiro, aves e caça. É igualmente usada para compotas.

Os frutos maduros são usados principalmente para a fabricação de licores e o famoso xarope de groselha, usado no preparo de refrescos, sorvetes e doces.

De modo geral, a groselha preta tem as mesmas virtudes curativas da groselha vermelha, mas encerra, também, algumas propriedades particulares.
O suco de groselha preta é muito bom contra os escarros sanguíneos.
As amídalas hipertrofiadas, retornam ao estado normal, e se evitam as operações, fazendo-se gargarejos com o suco fresco de groselha em mistura com água de rosas. Usam-se duas colheradas de suco para um copo grande de água de rosas.
O doce de groselha preta é uma fortificante para o estômago.
A fruta, comida ao natural oi bebido o suco, juntamente com o chás da folhas, é bom para combater a gota e a hidropisia.
O mesmo remédio combate as tosses espasmódicas, a dor e a sequidão da garganta, a rouquidão, a hipertrofia das amídalas. Para estes casos, em vez de se beber o chá das folhas, usa-se em gargarejos.
O xarope de groselha da bons resultados no tratamento da coqueluche.
O decocto das folhas, é muito eficaz nas dores gástricas e na inapetência. É além disso, considerado como remédio específico contra a icterícia e demais afecções do fígado, contra as obstruções do baço, contra a hidropisia, etc..
Externamente, nos tumores e nas inflamações freimáticas dos dedos, aplicam-se as folhas trituradas, em forma de cataplasmas.

O infuso das folhas também se toma em caso de transtornos da bexiga.
 Rica em vitaminas C, B2, B6 e E , possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.

A groselha é tónica, desobstrutiva, laxativa, diurética e depurativa, agindo como um excelente desintoxicador hepático, purificando o sangue e combatendo deficiências de vitamina C.
Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos ajudando a prevenir constipações e infecções intestinais.
O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário