sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dica de Saúde.

Orégano

Planta perene de caule ereto, por vezes corado de vermelho, com 4 ângulos e ramoso na extremidade superior, podendo atingir até 80 cm de altura; folhas inteiras, pecioladas, ovais, pontiagudas e quase sem pêlos; flores numerosas, cor de rosa púrpura; rizoma rastejante, escuro e com raízes fibrosas.

Variedade da manjerona e parente do tomilho, o orégano é uma erva de diversas espécies, bastante aromática e de sabor forte levemente amargo. Os tipos com sabores mais fortes são considerados os melhores.

Sua planta é rasteira com folhas verde-escuras. Muito utilizado em pratos com tomate fresco ou queijo, molhos a base de tomate, omelete e assados. Era utilizado pelos gregos como óleo pós-banho e, hoje largamente utilizado na cozinha italiana, francesa e grega.

Participando da receita da pizza ficou conhecido no mundo todo. Na Idade Média era usado para curar infecções e dores de ouvido e os medievais utilizavam nas magias. Somente o uso da erva na pizza a tornou popular como tempero, sendo cultivado hoje na Europa, Ásia e Américas.

O sabor característico da pizza vem da utilização do orégano, mas ainda pode ser utilizados em pratos a base de queijos, molhos, pizzas, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos. A culinária italiana e grega conta com o orégano em suas receitas.

Em casa o chá de orégano é indicado no tratamento de tosse, dor-de-cabeça de origem nervosa e irritação. O chá pode ser usado para aliviar enjôo do mar. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário