sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dica de Saúde

Azeitonas
É o fruto de uma árvore da família das oleáceas que congrega mais de 30 espécies diferentes. A mais conhecida delas é a  oliveira - uma árvore baixa, frondosa, com várias ramas e de troncos retorcidos.
A principal característica da oliveira é o seu período de vida, um dos maiores no reino vegetal. Na Espanha, elas alcançam, em média, 300 anos a 400 anos. Algumas chegam até 700 anos. A mais velha delas encontra-se em Atenas, capital da Grécia, e tem mais de 1.200 anos. Diz a lenda que ela é a árvore mais resistente. O que não é bem verdade. A oliveira é sensível ao frio muito intenso. Tanto é que o inverno rigoroso que aconteceu na Espanha em 1956 causou a perda de imensos olivais e de quase toda a colheita de azeitonas daquela época.

A oliveira é conhecida como a árvore da eternidade e por isso mesmo não pode ser plantada em qualquer lugar. Uma escolha errada significa problema para o resto da vida, porque ela demora 40 anos para alcançar a maturidade. A escolha do local deve ser perfeita, não pode ter ventos fortes nem correnteza de água após o degelo.

Depois, todo cuidado é tomado durante a plantação, germinação e crescimento das árvores, para obter uma oliveira saudável e produtiva. Em condições normais, cada pé de oliva produz de 15 kg a 50 kg de azeitonas. E para produzir 1 litro de azeite são necessários 5 kg do fruto.
O que poucos sabem é que a azeitona não pode ser consumida logo após sua colheita, pois é muito amarga. Não é como o tomate ou a laranja.

A azeitona precisa passar por um processamento antes de ser usada na culinária, levada à mesa ou simplesmente degustada.
O produto que se conhece é a azeitona curtida em água e sal ou numa solução alcalina. Dos dois modos ela é muito saborosa.
Mas por que há azeitonas de várias cores? Isso depende, além da espécie, do seu grau de maturidade. No começo todas são verdes. Tem pessoas que gostam dela nessa fase. Depois, à medida que vai amadurecendo, suas cores vão mudando - de tons acastanhados para os roxos até chegar à cor preta.

Quando atinge essa tonalidade, significa que está madura, sendo conhecida aqui no Brasil como azeitona preta - muito apreciada.
O sabor e o aroma das azeitonas mudam em cada fase de maturação. Há variedades que são melhores quando colhidas verdes e outras quando maduras.

Tipos de Azeitonas:

*Azeitona Preta Chilena

Natural, graúda e muito carnuda, com sabor acentuado e marcante para aperitivos finos.

*Azeitona Preta Empeltre

 Natural, caroço médio e rico sabor para aperitivos diversos.

*Azeitona Preta Fargas

 Natural, muito apreciadas para pizza ou temperadas com óleo e especiarias.

*Azeitona Preta Nevadilha

Natural, Azeitona de média para miúda, com pequeno caroço, similar à Empeltre.

* Azeitona Preta Temperada

Conjunto de temperos especiais em óleo, que dão incomparável sabor à azeitona.

*Azeitona Verde

Natural, Azeitona Carnuda, a mais conhecida de paladar saboroso, indicada para aperitivos e consagrada em fins culinários diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário