sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dica de Saúde.

DAMASCO

Os damascos são ricos em fibras, contêm poucas calorias (cerca de 50 em três damascos frescos e 85 em dez metades secas), não contêm gordura e são altamente nutritivos.

São rica fonte de beta-caroteno, potássio e ferro. Mas os conservantes à base de sulfitos de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas suscetíveis, e deixam alguns resíduos pegajosos que ficam nos dentes e podem causar cáries. O salicilato natural dos damascos pode provocar reações alérgicas nas pessoas sensíveis a aspirina.

A fruta seca é bem mais nutritiva que a fresca ou enlatada pois contém apenas 32% de água, comparado aos 85% de água da fruta fresca. A fruta seca também tem uma fonte mais concentrada de calorias - 50 em 113g de damascos frecos contra 260 em 113g (mais ou menos 30 metades) de damascos secos.

Os damasqueiros são plantas arbóre as de até 5 ou 7 metros de altura, com copa arredondada; as flores são solitárias, brancas ou rosadas; o fruto é arredondado, com 3 cm ou mais de diâmetros, com casca espessa, amarelos ou alaranjados e com polpa dura.

O damasqueiro é uma espécie que pode ser cultivado nas regiões mais frias do Rio Grande do Sul até as de Minas Gerais, vegetando bem em diversos tipos de solo exceto os muito úmidos e compactados.

No Brasil, porém, praticamente todo o produto consumido é importado na forma de geléias, doces em massa, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário