quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dica de Saúde.

Tamarindo

O tamarindo ou tamarina  é uma árvore de grande porte da família das leguminosas. São referidos dois tipos de frutos, ambos de sabor azedo, levemente adocicado: o longo, contendo até 12 sementes e o curto, contendo de 1 a 4 sementes.

Para sua compra selecione os frutos firmes, íntegros, sem manchas e com coloração definida.

O tamarindo se conserva muito bem quando não lhe é retirada a casca, desde que não esteja danificada.

A fruta  - Usa-se para o preparo de sucos e doces.

A polpa - Com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.

Sementes - Ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.

Folhas - O cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.

A planta entra em produção entre 4 á 6 anos pós plantio e pode produzir ao longo de 200 anos. Após alcançar a maturação o fruto pode permanecer na árvore por várias semanas.

O ponto de maturação é reconhecido quando a casca do fruto torna-se quebradiça partindo-se facilmente à pressão dos dedos; deve-se colher o fruto amadurecido na planta.

Cada tamarindeiro adulto pode produzir de 150 a 250 kg de frutos por ano (12 a 18 toneladas por hectare).

Nenhum comentário:

Postar um comentário