segunda-feira, 25 de abril de 2011

S.O.S do Lar

COMO ORGANIZAR BOLSAS.

Bolsas são uma paixão de todas as mulheres. Elas são objetos de desejo e indispensáveis para o dia a dia. A cada estação as bolsas apresentam novidades de modelos e cores e fica irresistível adquirir mais uma peça.
O ideal é mantê-las sempre limpas, ter um espaço para guardá-las e o principal: elas estarem organizadas, para que você encontre facilmente toda vez que quiser usar.

*Dicas para boa conservação e proteção

* Mantenha o enchimento que acompanha a bolsa quando você a compra. Elas irão permanecer mais bonitas por um tempo maior, e não irão deformar com facilidade. Outra ótima opção é preencher com papéis colocados dentro de um saco plástico.
* Bolsas de couro não devem ser guardadas dentro de sacos plásticos, porque podem mofar. Opte por sacos de TNT, feltro ou algodão, pois esses sacos a deixam respirar. Algumas lojas costumam dar esse saco no ato da compra, guarde e utilize para acondicionar e protegê-las
* Evite transportar objetos muitos pesados ou pontudos, isso pode danificá-la.
* Para limpeza, utiliza um pano, levemente umedecido em água e sabão neutro. Retire o excesso e seque sob algo plano para não deformar a bolsa; Evite mergulhar a bolsa em água por muito tempo.
* Cuidado com canetas, batons ou outras coisas que podem manchar a bolsa. Mantenha esses objetos dentro de necessaires.
* Bolsas de festas ficam mais protegidas em caixas. Junte todas numa caixa grande.
* Não deixe sua bolsa no chão, carregue sempre com você um pendurador de bolsas, que pode ser utilizado para prender a bolsa a cadeiras e mesas.
  
*Local: Prateleiras
É o melhor local para guardar sua bolsa. Arrume todas uma ao lado da outra, seguindo um padrão de tamanho e cor. Dessa forma fica muito mais fácil de encontrar uma bolsa específica na hora da pressa.
  
*Local: Cabideiro ou Mancebo
Caso você não tenha mais espaço em seu armários pode usar um cabide argola, cabideiro ou mancebo no quarto para pendurar as bolsas que usa com mais freqüência, porém esses são indicados para guardar as bolsas por pouco tempo, pois podem deformar as alças se segurarem a bolsa por um longo período. Para isso, use cabides próprios para guardar bolsas, com suporte adequado para cada bolsa.

*Local: Gavetões
Os gavetões embaixo da cama também facilitam a visualização e utilização. Se você tiver gavetões aproveite esse espaço, verá como é útil.

*Local: Cestos
Se você estiver sofrendo com o problema de falta de espaço guarde suas bolsas numa cesta no chão do seu quarto perto do local onde você se veste. Não fica esteticamente bonito, mas é uma solução para quem não tem mais onde guardá-las.

Receita do Dia.

                                       Pavê Colorido
 
Ingredientes:
 
3/4 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
2 gemas 
1 lata de creme de leite sem soro
1 pacote de biscoito maisena sabor chocolate
 
Modo de Preparo:
 
Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro, adicione as gemas uma a uma e por último o creme de leite. Misture bem e reserve. Montagem: espalhe no fundo de um refratário um pouco do creme, sobre ele arrume uma camada de biscoitos e sobre os biscoitos uma camada do creme, e assim sucessivamente, finalize com a camada de creme. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Decore com confeitos coloridos e biscoitos. Sirva.
 


Dica de Saúde.

Alho


Regra geral quase todos nós utilizamos os dentes de alho na nossa alimentação como tempero, a verdade é que ele tem mais propriedades agradáveis além do paladar.
Muito utilizado, desde a antiguidade, os estudos têm vindo a comprovar a sua real eficácia. Outrora as pessoas comiam ou engoliam dentes de alho, hoje já não é necessário - um dos benefícios da actualidade :lol: as cápsulas! - vieram evitar esse desconforto, mas sobretudo vieram aumentar a quantidade de óleo concentrado responsável pelos efeitos benéficos.
O Alho tem várias aplicações… e não só para afastar vampiros e criaturas dessas, mas sobretudo outros ” montros” mais reais! As bactérias, vermes, parasitas… Estes não atacam em noite de lua cheia mas também nos “sugam”.
As aplicações do alho regra geral são as seguintes:
  • Antibiótica
  • Anti-inflamatória
  • Anti-microbiana
  • Anti-asmática
  • Anti-oxidante
  • Anti-cancerígeno
  • Protector cardiovascular
As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em:
Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata.
O Alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas. No caso das cápsulas, estamos a falar de extratos prensados a frio, macerações ou ainda alho envelhecido, que tem vindo a ser provado a sua eficácia e a ultrapassar as outras apresentações devido ao aumento da concentração das substâncias activas.
A nossa recomendação vai para 500 a 1000mg de óleo Alho por dia, como efeito protector ou 1 a 2 dentes crus e frescos por dia.
O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica. Deve ser evitado se estiver a tomar drogas sintéticas, pode haver o risco de potenciar algumas. Suspender nos casos: se já teve algum sintoma alérgico após a sua ingestão, em grávidas, lactentes e crianças até quatro anos e em pré e pós operatótio pois tem efeito anti-plaquetário.

O alho é o remédio preferido dos adeptos da terapia com ervas e dos naturopatas. Há cerca de 5 mil anos é usado medicinalmente, sendo considerado , com aprovação médica, uma das plantas medicinais mais versáteis e eficazes.
O alho era conhecido entre os gregos antigos por " rosa de mau cheiro" e pertencente ao mesmo grupo botânico da cebola, da cebolinha , e do alho-poró .
A lista de doenças para as quais o alho te sido receitado e´ bastante extensa. As doenças tratadas vão desde acne, asma, e artrite até bronquite, distúrbios intestinais, dores de dente, picadas de insetos, parasitas, problemas digestivos, problemas de rins, reumatismo, pressão arterial elevada, coqueluche, tuberculose e verrugas, entre outras.
Sabe-se que o alho contém vitaminas B1, B2,C e a provitamina A, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e ingredientes controladores do colesterol.
Entre os efeitos benéficos que se atribuem ao alho, contam-se: capacidade para destruir bactérias nocivas( patogênicas) nos intestinos, sem qualquer efeito sobre os organismos benéficos que auxiliam a digestão; capacidade de decomposição do colesterol, a substância gorda que se acumula nas artérias e pode provocar doenças do coração; eficácia contra bactérias que podem não ser afetadas por antibióticos, capacidade de melhorar a resistência à infecções virais; eficácia como preventivo contra muitas doenças , especialmente as chamadas doenças de inverno, tais como resfriados e gripe, problemas dos seios perinasais e males dos brônquios.
Julga-se que o alho tem a propriedade de baixar a pressão arterial. Um especialista da Universidade de Genebra declarou que o alho provoca a dilatação dos vasos sangüíneos, reduzindo assim, a pressão no interior deles.
Alho em capsula , suas propriedades e onde consegui-lo.
O alho se apresenta em diversas formas:
  • natural ou dente de alho
  • industrializado
  • em cápsulas
O inconveniente do alho é o hálito que ele deixa após o uso e também o odor que transpira, por isso o seu uso é pouco popular.
A Nutrilite resolveu este problema desenvolvendo um produto chamado Garlic, que além do alho contém também o alcaçus. Com o uso de duas a três cápsulas diárias você terá atendido suas necessidades. Mesmo pessoas que não gostam de alho tem utilizado este produto com grande satisfação.

A quantidade de alho a ser consumida para se obter algum benefício à saúde ainda não foi determinada. Alguns médicos alemães receitam 4 gramas, ou o equivalente a 2 dentes, diariamente, para tratar da hipertensão ou do colesterol elevado.
Algumas pessoas, no entanto, desenvolvem azia (pirose), gases intestinais e diarréia quando tomam doses altas de alho.

Dicas Para Aproveitar o alho:

1. É comum, após o consumo de alho, uma halitose característica. Para conseguir comer um belo filé ao alho, por exemplo, sem deixar rastros, uma ótima dica é ingerir suco de limão ou laranja logo a seguir. Mastigar por algum tempo alface, salsa, aipo, erva-doce, grãos de coentro e casca de maçã também solucionam esse incômodo.
2. Uma receita caseira que ajuda a dilatar as vias aéreas superiores e permite respirar melhor: coloque 3 dentes de alho numa xícara de chá fervendo e faça inalação. É ótimo também para aliviar dores de garganta, faringites e amigdalites.
3. Para acabar com a gripe, pegue um dente de alho e corte em quatro pedaços. Deixe tudo em um copo com água, em maceração, ? noite, por 12 horas. Pela manhã, em jejum, tome a mistura. Repita por 2 ou 3 dias e terá alivio rápido da doença.
4. Ótimo também para diminuir o colesterol é tomar um chá feito com um dente de alho fervido em um copo de água.

Minuto de Sabedoria

Derrame raios de sol de alegria em torno de si.
Desta maneira, formará um círculo de pessoas que sentirão prazer em
estar a seu lado.
Quando algum amigo seu estiver triste, sabe que encontrará alegria
em você.
Derrame sua luz sobre todos os que o rodeiam, porque a alegria é
obra divina.
Seja um raio de luz a iluminar a vida das criaturas que se acercam
de você.

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA !!!


Todos nós buscamos,
adquirir bens para motivar nossa felicidade.
Até que em um determinado momento da vida,
começamos por perceber que nós,
é que fazemos as mudanças internas.

Cristo nosso mestre há muito já nós convidava
para uma mudança continua em busca de
Paz, Harmonia, União e Fraternidade.
Está ai a chave para vivermos melhor.


E nesta Páscoa, que bom seria
se nos propuséssemos a todos os dias,
mudarmos gradativamente procurando
sentir o valor verdadeiro da vida,
que se apresenta a todos nós.

É tudo muito simples.
Desejo que todos nós
iniciemos nossa busca por este ideal,
deixando que a Páscoa seja
mais que o símbolo de um dia
e se transforme numa forma de vida
para toda humanidade.

terça-feira, 19 de abril de 2011

S.O.S do Lar

COMO CONSERVAR VERDURAS E FRUTAS

Muita gente acha que colocar simplesmente o alimento dentro da geladeira já significa que ele será conservado por muito tempo. Entretanto, ao abrir a geladeira um ou dois dias depois se deparam com uma surpresa: o alimento está estragado. Logo vêm as dúvidas: ˜O que será que aconteceu? Será que a geladeira está estragada? Possibilidades nestas horas são muitas, mas quase ninguém imagina que o alimento estragado pode ser resultado de uma má conservação, mesmo quando acondicionado em geladeira. Cada alimento deve ser mantido na geladeira de forma diferenciada, de acordo com cada tipo, ou seja, preparados ou in natura.
No caso de frutas e verduras é sempre bom verificar as condições dos mesmos. "Existem vegetais que podem ser mantidos na geladeira por um bom tempo e outros que não podem. Por exemplo, a banana, quando mantida dentro da geladeira por um bom período de tempo, começa a apresentar um escurecimento de sua casca, e logo a seguir se inicia o processo de apodrecimento.
Geralmente frutas que possuem casca fina, como a acerola e a jabuticaba, não duram muito tempo e, devem ser consumidas preferencialmente de um dia para o outro. Fazer a higienização da casca antes do armazenamento também pode contribuir para uma maior conservação".

*Temperatura
É importante também verificar a temperatura de preservação dos alimentos, evitando deixar os alimentos mais perecíveis na porta da geladeira. "Os alimentos acondicionados nas extremidades da porta perdem as suas características originais mais rápido. Isto ocorre porque essa região é a que recebe a maior variação de temperatura, por isso é sempre importante manter alimentos mais perecíveis no interior da geladeira. Todos os alimentos devem ser acondicionados em recipientes apropriados, fechados e posicionados no fundo da geladeira".

*Embalagens a vácuo
Elas são uma alternativa para conservar alimentos na geladeira por mais tempo, pois impedem o contato direto do mesmo com o oxigênio, um dos principais fatores que influenciam para a alteração e degradação dos alimentos. Se o alimento for mantido em uma embalagem a vácuo e colocado dentro do refrigerador, a capacidade de conservação se torna ainda maior.

*Dica para verduras e frutas durarem mais
Para conservar por mais tempo, deixe-as de molho numa tigela com água e sal.
Além de lavar, o sal desinfeta naturalmente.
Depois seque-as e coloque na gaveta da geladeira, forrada com papel toalha.

Receita do Dia.

Mousse de Chocolate Delícia


Ingredientes:

1 lata de leite condensado 
3 colheres de chocolate em pó
1 colheres de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
3 claras em neve 


Modo de preparo:

Faça um brigadeiro com o leite condensado, o chocolate e a margarina. Deixe cozinhar até que solte da panela. Depois deixe esfriar um pouco e acrescente 1 lata de creme de leite sem o soro e misture bem até ficar uniforme.
Bata as claras em neve e acrescente ao chocolate com creme de leite, misturando bem devagar. Ponha para gelar até que fique firme e decore com chocolate granulado.

 

Dica de Saúde.

                                                 CAFÉ

Arbusto de até 4 m de altura, caule reto de casca cinzenta e rugosa. Copa cônica com ramos laterais pendentes. Folhas onduladas nos bordos e de coloração verde-acinzentada quando jovens, verde-brilhante posteriormente. Flores brancas aglomeradas ao longo dos ramos, aromáticas e atrativas para abelhas.
Na atualidade, é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e o Brasil desempenha o importante papel de maior produtor de café do mundo. 

Estimulante do sistema nervoso, do aparelho circulatório, aumenta secreção de sucos gástricos. Seu uso habitual está relacionado com o câncer da bexiga, do pâncreas, do cólon e com o aumento do colesterol do sangue.
 
Prefere regiões de clima ameno, não suporta geadas. Necessita de solos férteis, drenados e arejados. Desenvolve-se melhor em locais sombreados. Há muitas variedades e delas obtém-se os diversos sabores e aromas do café. Frutifica de maio a julho.


Para preparar seu cafezinho, não se esqueça destas dicas quentes:
Evite a água da torneira para o preparo do café. O excesso de cloro na água pode alterar o sabor, por isto prefira água filtrada ou mineral
O pó não deve ser reaproveitado.
Não recircule a bebida, isto a deixa amarga.
Quando for utilizar pela primeira vez um coador de pano, ferva-o em água misturada com café, para tirar o cheiro do tecido.
Consuma o café logo que for feito, pois ele começa a perder suas características 15 minutos depois de pronto. Se não vai beber muito, faça um pouquinho de cada vez.
Antes de servir o café, agite-o levemente para uniformizar a mistura.
O café já ficou pronto? Agora veja para que mais serve o pó e a borra de café!
Para clarear e limpar a pia e o chão de cozinha, utilize a borra do café.
O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros
Um bom adubo: borra do café em vasos de flores e plantas


Minuto de Sabedoria

Se está enfermo, não se impressione.
Qualquer mal, ou aparência de mal, é coisa passageira.
A única essência eterna e real é Deus que é todo o bem, a saúde
perfeita, a felicidade integral, a alegria sem sombras.
Se a doença o está experimentando, procure unir-se mentalmente à
Energia Cósmica que lhe penetra o organismo juntamente com o ar que
respira, e busque o revigoramento e a purificação de todas as suas células.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

S.O.S do Lar

COMO GUARDAR E CONSERVAR SEUS ESMALTES

Descubra como guardar seus esmaltes corretamente e prolongue a vida útil da sua coleção.

Antes de tudo, é preciso pensar em conservá-los bem: é super importante manter os vidrinhos sempre bem fechados, e em um lugar fresco e longe do calor!

Para conservar a cor e evitar que o esmalte fique bifásico (quando começam a aparecer camadas de cores no vidrinho), o ideal é deixar os esmaltes em pé!

Mesmo em pé, pode ser que depois de muito tempo na mesma posição a cor comece a ficar meio esquisita, com bolinhas brancas. Aí vale dar aquela esfregada/chacoalhada no vidrinho para deixar a cor uniforme antes de usar.

O prazo de validade padrão de esmaltes é de três anos. Mas às vezes até muito antes disso pode acontecer do esmalte ficar grosso, difícil de passar. A dica nesses casos é pingar até 3 gotinhas de óleo de banana ou diluentes vendidos pelas marcas de esmaltes. Em último caso (ÚLTIMO mesmo), vale também pingar 1 gotinha de acetona no esmalte para deixá-lo mais fino.

Tente adotar um padrão de organização nos esmaltes: pense em separá-los por cor, marca ou freqüência de uso, por exemplo. Assim fica muito mais fácil de achar este ou aquele vidrinho no meio da “multidão”!

O organizador de esmaltes!, facilita a organização não só dos seus esmaltes mas dos acessórios de manicure também.

Fonte: Clube do Esmalte

Receita do Dia.

                                  BOLO DE COCO QUEIMADO


Ingredientes:


3 colheres de manteiga
3 claras
3 gemas
1 lata de leite condensado
200 ml de leite de coco
190 gr de fubá
3 colheres de parmesão ralado
1 colher de fermento químico em pó
quanto baste de margarina
100 gr de coco queimado desidratado
250 ml de leite



Modo de Preparo:

Umedeça o côco com 250ml de leite. Reserve.
Bata a manteiga com o leite condensado e as gemas até obter um creme. Acrescente o leite de côco, o fubá, batendo bem. Junte o queijo ralado, o côco já umedecido e o fermento em pó. Bata a clara em neve e adicione à massa, mexendo delicadamente. Coloque a massa numa fôrma de anel untada e polvilhada com fubá. Leve para assar em forno pré-aquecido (180oC) por 35 a 40 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Desenforme e enfeite com côco ralado queimado.
 

Dica de Saúde.



Do ponto de vista nutritivo, é uma fruta muito rica. Seu teor de vitamina C é bem maior que o da laranja. O cajú tem ainda quantidades razoáveis de Niacina, uma das vitaminas do Complexo B, e Ferro. A vitamina C age contra infecções, a Niacina combate problemas de pele, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
Por ser rico em fibras, o cajú é indicado para aumentar a movimentação intestinal.
Em bom estado, a fruta não deve ser verde, nem ter marcas de picadas de insetos.
O cajú ao natural é excelente no combate ao reumatismo e eczemas de pele. E o óleo de castanha de cajú é considerado potente antisséptico, limpando feridas e ajudando na sua cicatrização. Esse óleo é também indicado no combate a vermes intestinais.
As folhas novas do cajueiro, quando cozidas e colocadas sobre feridas promovem sua cicatrização.
Seu período de safra vai de janeiro a fevereiro. Cem gramas de cajú fornecem 46 calorias.
O cajú, fruto do cajueiro, tem duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha, e o pseudofruto, chamado cientificamente pedúnculo floral, que é a parte comumente vendida como a fruta. São conhecidas cerca de vinte variedades de cajú, classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade). Quando ainda verde, o cajú é chamado de maturi e é muito usado na cozinha do Nordeste no preparo de picadinhos e refogados. É muito rico em vitamina C e contém ainda, em quantidades menores, vitaminas A e do complexo B. 

Além de ser consumido ao natural, o cajú pode ser preparado em forma de suco simples (cajuada) ou de sorvetes, doces em calda ou pasta, licores, vinhos, xaropes e vinagres. Combinado com cachaça ou gim, vira o conhecido "cajú-amigo",servido como aperitivo. Depois de extraído o suco, sobra o bagaço do cajú, muito rico em celulose, que pode ser usado na cozinha como nas famosas "frigideiras" nordestinas - uma variação de fritada.
O cajú bom para o consumo deve estar bem fresco. A casca deve ter cor firme (segundo a variedade), sem manchas ou machucados. Como é uma fruta muito fácil de estragar, deve ser consumido no mesmo dia da compra. Se estiver bem firme, pode ficar guardado na geladeira por dois dias, no máximo. 

Dicas culinárias

Para que o doce de cajú fique bem clarinho, use panela de ágata.
Para extrair todo o suco do cajú, depois de ter espremido a fruta, passe o bagaço por uma peneira.

Curiosidades

Em Pirangí, no Rio Grande do Norte, está o maior cajueiro do mundo. Ele ocupa uma área de 7.300 m² e tem cerca de 90 anos.
No Estado do Ceará, chamam-se "chuvas de maturi" as chuvas que caem na época da florescência do cajú (agosto e setembro).

Utilidade

A madeira é apropriada para construção civil, serviços de torno, capintaria e marcenaria, confecção de cabos de ferramentas agrícolas, cepas de tamanco e caixotaria.
A árvore é muito cultivada em quase todo o país e no exterior para a obtenção de seu pseudofruto (caju) e de sua castanha; os frutos são muito consumidos em todo país, e a castanha é bastante popular e exportada para quase todo o mundo.
Os frutos ou pedúnculos pedem ser consumidos in natura, na forma de suco e de doces caseiros.
O suco de seu fruto é industrializado e altamente apreciado em todo o país. A casca da castanha fornece um óleo industrial.
É planta indispensável nos pomares caseiros da costa litorânea. As flores são melíferas.


Minuto de Sabedoria

Não creia que encontrará a perfeição naqueles que o rodeiam. A sublimidade é difícil. Portanto, se encontrar falhas naqueles que você admira, não se decepcione: dê a eles mais carinho e apoio, para que possam reparar as oportunidades perdidas. Não despreze a a quem erra: procure erguê-lo, exaltando aquelas qualidades que todos têm dentro de si, de modo que ele possa vencer e subir.

terça-feira, 12 de abril de 2011

S.O.S do Lar

BANHEIRO NOVO SEM REFORMA.

Se entrar no banheiro e olhar aquela parede de azulejos tão sem-graça e aquele amontoado de peças sem personalidade enche seus olhos de lágrimas ou desperta um desejo incontrolável por mudanças é bom se acalmar e trabalhar!

1. Pinte
Os azulejos podem ganhar vida nova se forem pintados. A tinta epóxi é uma tinta do tipo esmalte e precisa ser misturada a um catalisador antes de ser usada. Ela tem grande durabilidade, é resistente a umidade e por isso mesmo pode ser aplicada nas paredes do banheiro, sem medo. A tinta Suvinil Esmalte Epóxi é fácil de encontrar e está disponível em centenas de cores, no sistema SelfColor. Antes de aplicá-la é importante preparar a superfície, usando o Fundo Branco Epóxi. A Novacor Azulejo é uma tinta acrílica que pode ser diluída em água e aplicada normalmente sobre a superfície. Ambas as tintas devem manter distância de piscinas, saunas e banheiras.

2. Enfeite
Quem disse que banheiro tem que ter cara de banheiro Aproveite as paredes e pendure quadros, fotos ou pôsteres com diferentes molduras. Crie composições com molduras pequenas ou médias. Se quiser um quadro grande, escolha uma área de destaque.
   
3. Invista nos detalhes
Compre tapetes coloridos, com formas inusitadas e dê uma cara mais divertida ao chão. Se você usa touca de banho para proteger os cabelos, compre aqueles modelos coloridos, estampados ou rendados e deixe-a bem a mostra, como peça decorativa. Box, espelho e até mesmo os azulejos da parede podem ganhar mais destaque se você usar decoradores aderentes feitos em gel atóxico. A TokStok oferece diversos modelos. Basta retirá-los do pacote e grudá-los na parede, sem cola ou qualquer outro produto.

4. Subverta
Não é porque papeleira é indispensável que ela tem que ser sem-graça ou caretinha. Subverta a finalidade das coisas e use um vaso de vidro de boca larga e altura média para acomodar os rolos de papel higiênico. Ou compre uma cesta de vime, palha ou qualquer outro material natural e use-a para acomodar os rolos extras. Se olhar com carinho para os rolinhos brancos, perceberá que eles têm uma forma linda e que podem ficar empilhados ou acomodados na horizontal sobre uma prateleira, criando uma composição pra lá de inusitada.
 
5. Capriche na organização
Móveis soltos e peças avulsas dão uma aparência mais leve e casual ao ambiente. Por isso, prefira os gaveteiros aos armários e compre peças feitas em metal, vime, madeira ou mesmo plástico (desde que colorido). Uma alternativa inusitada é usar aqueles carrinhos de cabeleireiro para acomodar escovas de dente, sabonetes, cosméticos, maquiagem e toda a infinidade de apetrechos que usamos diariamente. Esses carrinhos ainda têm lugar para pendurar o secador e acomodar as escovas de cabelo. Use as paredes para instalar prateleiras e sobre elas, acomode caixas coloridas ou de fibras naturais.
     
6. Pendure, mas de um jeito diferente
Esqueça os ganchos e porta-toalhas presos à parede ou porta. Há no mercado uma infinidade de toalheiros de chão, feitos em metal cromado, madeira, aramado e até mesmo em vime. Por serem retangulares, dá para estender a toalha, evitando a formação de mofo ou mau-cheiro. Para um apoio extra, use um cabideiro de chão. Cadeiras e banquetas também dão um charme extra ao espaço e servem para acomodar a roupa.


Receita do Dia.

GELÉIA DE MORANGO




Ingredientes:

350 gr de morango
1 1/2 copo de açúcar
quanto baste de cravo-da-índia


Modo de Preparo:

Lave os morangos, deixe escorrer bem e pique em pequenos pedaços.
Coloque o açúcar e o morango em uma panela, juntamente com os cravos (bastam uns 3 ou 4). Em fogo baixo e com uma colher vá mexendo continuamente até que você perceba que a mistura está perdendo a cor rosada, passando para o vinho e esteja em uma consistência de geléia. Nesta hora, desligue o fogo imediatamente e retire da panela para um recipiente em temperatura ambiente. 

Dica de Saúde.

                                            CARAMBOLA

A carambola, fruto da caramboleira, é uma árvore ornamental de pequeno porte, de flôres brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de 4 anos de existência, dando em média 200 frutos, podendo durar de 50 a 70 anos.
De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de afecções renais. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico.
Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.
Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.
Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flôres e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.

A carambola - comestível quando maduro, é consumido fresco ou sob forma de compotas, geléias, vinhos, passa, doces; o suco da polpa é refrigerante saudável e tem uso medicinal no tratamento de febres, escoburto e desinteria.
O sumo do fruto - rico em acído oxálico - serve para tirar manchas de tintas, de ferrugem, e para limpar metais. Ainda o fruto é fonte de vitaminas A e C.
É comum em pomares e chácaras.

A polpa pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvete, vinhos, licores ou doces.

Minuto de Sabedoria

Não se queixe do mundo.
O mundo não é mau.
Os homens é que ainda não conseguiram ser bons.
Mas da lama imunda nasce a pureza dos lírios.
E também daquilo que nos parece mau e impuro pode surgir a luz mais
sublime.
Repare que a luz não se suja, mesmo quando é refletida pelo pântano.
Procure ter apenas pensamentos bons, porque eles não serão maculados,
nem mesmo quando refletidos em ambientes menos puros.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

S.O.S do Lar

COMO ORGANIZAR SEUS DVDs.

Você provavelmente deve enfrentar problemas na hora de guardar seus DVDs. Eles devem estar todos amontoados em prateleiras, armários ou gavetas. O fato é que temos que nos adaptar aos espaços que possuímos, uma tarefa muito difícil.
Abaixo algumas dicas de como organizar seus DVDs, para que eles não fiquem bagunçados e para que encontre facilmente quando quiser ver aquele filminho.

* Guardar em ordem alfabética
Se você tem poucos DVDs o ideal é deixá-los em ordem alfabética. Ficará muito mais fácil quando quiser procurar um determinado filme.

* Guardar em numeração por ordem de compra
Essa é uma boa opção para quem compra muitos filmes e se perde na quantidade. Essa opção é melhor que a ordem alfabética, pois não precisará mudar a ordem toda vez que comprar um DVD novo, basta por no final da "fila". Mas para auxiliar na busca, esse tipo de categorização precisa de uma lista auxiliar em ordem alfabética, com o nome do filme e seu respectivo número de compra.

* Listar todos os DVDs
Se na sua casa todo mundo compra DVD, o ideal é que vocês montem uma lista para evitar comprar DVDs duplicados e também para ajudar a gerenciar o conteúdo como um todo.

* Ganhar espaço na hora de guardar
Se quer comprar mais DVDs e não tem mais espaço para guardá-los, uma dica é você descartar as caixas do DVD e guardar apenas as mídias em um estojo específico por tema ou ordem alfabética. As caixas dos DVDs fazem muito volume e você pode eliminá-las sem problema.

* Catalogar todos os DVDs
Uma idéia também é pegar na internet um programa para catalogar os DVDs. Um bom programa é o Clantalago. Com ele você pode adicionar uma imagem para cada item cadastrado e existe também um módulo de empréstimos para que sempre saiba para quem emprestou aquele filme.

Receita do Dia.

                                               BAURU

Ingredientes:

1 pão francês
2 colheres de maionese
2 fatias de presunto 
2 fatias de queijo prato
1/2  tomate em rodelas

sal e azeite á gosto

Modo de Preparo:

Corte o pão ao meio, no sentido longitudinal. Passe a maionese nas duas metades. Recheie com o presunto, o queijo e o tomate. Salpique sal, sobre o tomate e regue-o com um fio de azeite. Feche, prenda os dois lados com um palito, corte na transversal e sirva.
Se quiser, leve ao forno até que o queijo esteja derretido.

Dica de Saúde.

 
                               SALSA ou SALSINHA

É uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. 
Forma uma roseta empenachada de folhas muito divididas, alcança 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem chegar a exceder 60 cm.
Natural da Europa, a salsa (conhecida também por salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-hortense) foi trazida para o Brasil no início da colonização. O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial.
A variedade de salsa grande Petroselinum crispum tuberosum, possui uma raíz engrossada axonomorfa, parecida com a cherivia, esta é a que se consume como hortaliça crua ou cozida. Esta variedade tem folhas maiores e mais rugosas que a salsa comum, sendo mais semelhantes à espécie silvestre.
As flores são pequenas, hermafroditas e estão reunidas numa inflorescência do tipo umbela. Apresentam coloração amarelo-clara e suas pétalas possuem uma pequena reentrância no ápice.
Salsas são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumidas cruas, já que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos.
É diurética (facilita a secreção da urina); emenagoga (provoca a vinda da menstruação); carminativa (combate os gases intestinais); expectorante (facilita a expectoração); antitérmica (combate a febre); eupéptica (melhora a digestão); vitaminizante (colabora na regeneração das células); aperiente (abre o apetite); antiinflamatória (combate inflamações).
Mas cuidado! A salsa, através de uso interno, é contra-indicada para gestantes e lactantes, pois um de seus componentes, o apiol, é estrogênico; isto é, altera o sistema reprodutor feminino e pode provocar o aborto.
Dela tudo pode ser usado: folhas, caules, raízes e sementes.
A reprodução é feita por sementes, num local ensolarado e em solo que não seja demasiado compacto. Também pode ser cultivada em vasos fundos em uma janela ensolarada.

Salsa é uma das ervas mais conhecidas na culinária, entra no preparo dos mais variados pratos e costuma fazer dupla com outra planta muito conhecida - a cebolinha -, compondo o famoso “cheiro verde”. Mas saiba que nem sempre ela foi assim bem-vinda.

As folhas de Salsa podem ser colhidas e secas em qualquer época.
A salsa intensifica os sabores e é usada em sopas, estufados, carnes, peixes, verduras, temperos, molhos e recheios. È rica em vitaminas A, B e C, em ferro, cálcio e outros minerais.
De aroma suave e agradável, a Salsa é indispensável no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, a salsinha destaca o sabor do prato principal. Geralmente é usada no clássico Bouquet Garni (ramalhete normalmente formado por três ervas).

Minuto de Sabedoria

Não deseje aquilo que pertence a outrem.
Não queira enriquecer à custa de outra pessoa.
Tudo o que é seu, por direito divino, lhe há de chegar às mãos, na
hora oportuna: nem mais cedo do que deve, nem com atraso.
Na hora exata, você receberá aquilo que merecer.
Portanto, trabalhe confiante no Pai, pois não cai um fio de cabelo
de sua cabeça, sem a per missão dele.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

S.O.S do Lar

06 DICAS  PARA ORGANIZAR A COZINHA.

Aumente a capacidade de armazenamento da sua cozinha, com estas dicas simples e crie espaços onde nunca pensou que houvesse.

1. Reforme os seus armários, para personalizá-los e maximizar o espaço.  Insira formas de armazenamento, gavetas, prateleiras, ganchos, etc.

2. Se sua cozinha é pequena, vá ao supermercado com mais frequência e diminua a necessidade de espaço na despensa.

3. Armazene pequenos aparelhos de uso diário, ou semanal, em áreas da cozinha de fácil acesso. Aqueles que são utilizados com menos frequência podem ser armazenados até mesmo em outros cômodos da casa.  Pergunte-se: será que realmente preciso disso?

4. Instalar prateleiras ou ganchos pode maximizar o espaço da parede vazia, mas tenha cuidado para não criar um ambiente carregado demais.

5. Coloque uma prateleira numa porta, ou janela, para armazenar livros de receitas ou para sustentar alguns pratos favoritos.

6. Use a área entre os armários e o teto para armazenar bandejas ou cestas cheias de itens usados raramente.

Receita do Dia.

                                          PATÊ DE FRANGO

Ingredientes:

1 peito de frango desossado
3 cenouras raladas
1 pimentão verde ralado
 maionese e alho picado á gosto



Modo de preparo:

Leve o frango para cozinhar com água, pimenta-do-reino, sal, orégano e alho.
Depois de cozido o frango retire da panela, desfie e leve para refogar com alho, cebola e óleo. 

Faça um refogado rápido, deixe esfriar e misture com a cenoura, pimentão e maionese.






Dica de Saúde.

                                            DAMASCO

O damasco, também conhecido como abricó, é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. É uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta.
O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de musses, cremes e geléias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios, sorvetes e charlottes.
O damasco em calda tem uso semelhante ao do pêssego na preparação de pavês e tortas.
O damasco é rico em vitaminas A e B, além de conter uma quantidade bastante grande de ferro.
Embora o damasco seja uma fruta considerada rara em nosso país, é possível comprar damasco fresco. Para saber se a fruta está boa, veja se a casca está brilhante, sem marcas de insetos, machucados ou fendas.
A polpa deve estar firme, cedendo levemente à pressão dos dedos. Também é possível comprar damasco industrializado (seco, cristalizado, em forma de geléia e doce).
Quando fresco o damasco pode ser conservado em geladeira por 2 ou 3 dias. Coloque a fruta, sem lavar, em recipiente fechado, para controlar a umidade e guarde. Só lave a fruta na hora de consumir. Quando muito maduro, use no mesmo dia da compra.

A melhor forma de utilização é com os frutos secos amolecidos com o suco, frios ou quentes, mas nunca cozidos, tomados no princípio da refeição. 

Benefício:

O damasco é um fruto rico em vitamina A, B1, B2, B6, C e enriquecido principalmente por sais minerais como ferro, sódio, potássio, fósforo, cálcio, cobre, mas atenção, este fruto alaranjado ou amarelo escuro é conservado com dióxido de enxofre, que pode causar reações adversas em pessoas asmáticas, pois o seu caroço é tóxico!
Contudo é um grande auxiliar dos anêmicos, é indicado para raquitismo, desnutrição, cirrose hepática. Fortalece ainda os dentes, unhas e cabelos, auxiliando ainda tosses, gripes e prisões de ventre e é um ótimo estimulante do apetite.

Inconveniente

Os conservantes à base de sulfito de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas saudáveis; os damascos secos deixam resíduos nos dentes que podem causar cáries; contém salicilatos, que provocam reações às pessoas sensíveis à aspirina. 

É rico em vitaminas, açúcares, sais minerais, oligoelementos,vitaminas A e B, além de conter ferro em sua composição.

Antiinflamatória, antiálgica, nutriente, antianêmica.

Seus frutos comidos ao natural combatem anemia, desnutrição e é indicada nos estados convalescentes. O chá de suas folhas por decocção em forma de gargarejo combatem amigdalites e faringites. 

No Brasil, praticamente todo o produto consumido é importado na forma de geléias, doces em massa, entre outros. 

Quando fresco o damasco pode ser conservado em geladeira por 2 ou 3 dias. Coloque a fruta, sem lavar, em recipiente fechado, para controlar a umidade e guarde. Só lave a fruta na hora de consumir. Quando muito maduro, use no mesmo dia da compra.

Minuto de Sabedoria

"Quando você encontrar trevas diante de si, não esbraveje contra
elas: ao contrário, procure acender uma luz".
Quando alguém errar, não o condene nem ataque: acenda uma pequenina
luz diante dele, com seu exemplo.
Nada melhor existe para ajudar aos outros do que mantermos nossa luz
acesa; servindo nosso exemplo de farol para guiar o próximo,
mostramos-lhe o caminho da subida.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

S.O.S do Lar

DICAS DE LIMPEZA DA GARAGEM

A garagem é o espaço da casa onde geralmente a limpeza é menos fiscalizada. Nela, carros deixam escapar óleo e lama, crianças brincam de pintar e pequenas reformas são realizadas. Mas, você pode mesmo assim, manter este ambiente em ótimo estado de conservação, assim como o resto da casa.

*Manchas de óleo
Deixe as manchas de óleo no chão da garagem de molho por alguns minutos em solvente, coloque algumas folhas de jornal e deixe secar.
Lave em seguida com uma solução de detergente, uma xícara de água sanitária e água fria.
Repita o processo até ficar completamente limpo.

*Manchas de queimado e amarronzadas
Esfregue com uma solução aquecida de sal e vinagre.

*Mancha de tinta
Tire a tinta que respingou na janela com removedor de esmaltes para unhas.
Deixe de molho, esfregue com um pano e lave com espuma de sabão em água morna.
Tente, para tintas frescas, retirar com uma solução de vinagre e água quente.

*Odores de tinta
Coloque uma cebola grande cortada numa panela com água fria que os odores da tinta serão absorvidos pela cebola em pouco tempo.

*Cimento e resíduos calcários
Utilize vinagre ou acido muriático diluído a 10% (uma parte de vinagre ou ácido para 10 de água). Esfregue com um pano úmido.

*Ferrugem
Utilize saponáceos ou água sanitária.

*Betume
Limpe com acetona.

*Borracha de pneu
Utilize aguarrás ou saponáceo.
 

Receita do Dia.

Sanduiche de Frango com Cenoura
 

Ingredientes:

2 kg de peito de frango desossado cozidos e desfiados
1 vidro de maionese
2 cebola picadas
quanto baste de salsinha picada
2 pacotes de pão de forma sem cascas
4 cenouras raladas
3 beterrabas raladas
1 pacote de batata palha

Modo de preparo:

Misture os 4 primeiros ingredientes formando uma pasta.
Em uma fôrma acomode na seguinte ordem: pão de fôrma , pasta de frango, cenoura ralada, pão de fôrma pasta de frango, beterraba ralada, contineu na mesma sequência até terminar com a batata palha.
Está pronto, não vai no forno. Agora é só saborear.

Dica de Saúde.

                                                        FIGO

Os figos são caracterizados pela sua estrutura carnuda e suculenta. Variam drasticamente na cor, apresentando uma coloração branco-amarelada que pode ir até roxa, e variam igualmente na textura subtil, dependendo da variedade. Estão disponíveis de Junho a Setembro, embora alguns figos europeus estejam, frequentemente, disponíveis durante o Outono. Os figos secos estão disponíveis durante todo o ano.
Os figos são o único fruto que têm uma abertura, chamada de “ostíolo" ou "olho", que não é ligado à árvore, mas que ajuda o desenvolvimento da fruta, aumentando a sua comunicação com o meio ambiente.
Simbolicamente, podemos dizer que o figo existe desde o início dos tempos, já que a sua árvore, a figueira, é a primeira planta descrita na Bíblia, no livro do Gênesis, quando Adão se veste com as suas folhas, ao notar que está nu.
A figueira é originária da região do Mediterrâneo e o seu uso iniciou-se na Idade da Pedra. Trata-se de umas das primeiras plantas cultivadas pelo homem. O figo comestível era cultivado em todas as civilizações do Mediterrâneo, na antiguidade, incluindo os povos egípcios, judeus, gregos e romanos.
O figo tinha a vantagem de poder ser seco e de se manter adequado à alimentação durante meses. Para atravessar o deserto, os povos antigos do Médio Oriente e norte da África utilizavam frutas secas, entre elas o figo, ricas em nutrientes e fáceis de conservar.

O figo é um fruto que se caracteriza por ser uma boa fonte de fibras alimentares e potássio. É um fruto altamente energético pois é rico em açúcar. O figo seco é uma boa fonte de cálcio.

 O figo é um fruto rico em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular.
Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e pelo já referido potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
O seu conteúdo em fibra é importante para facilitar o trânsito intestinal, impedir a absorção de colesterol e ácidos biliares pelo organismo, promover saciedade e melhorar o metabolismo da glicose.
O cálcio é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência para assegurar um crescimento ósseo adequado. É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fraturas.

O figo é uma das frutas mais perecíveis, assim deve ser comprado com pouca antecedência ao momento que se pensa consumir. No figo, o enrugamento da pele e a pequena abertura sinalizam que está no ponto ideal para ser consumido. A abertura deve mostrar um tom que vai do vermelho ao grená. Se estiver esverdeada, o figo não está maduro.
Devem procurar-se figos com predominância de tons de roxo na casca. O figo é naturalmente macio, mas não se deve apresentar “desmanchado”. No momento da compra certifique-se que não contêm lesões. Cheirar os figos também pode dar pistas em relação à sua frescura e sabor.
Devem ter um perfume levemente doce e não emanar um odor acre, que é uma indicação de que podem estar estragados. Os figos maduros devem ser mantidos no frigorífico, onde permanecerão frescos por aproximadamente dois dias.
Uma vez que eles têm uma natureza delicada e podem ser facilmente esmagados, quando se armazenam, os figos devem ser cobertos ou envolvidos, a fim de garantir que não secam, não se esmagam e não adquirem odores de outros alimentos que estejam à sua volta.
Se o figo não estiver completamente maduro, pode ser deixado à temperatura ambiente num local que não receba luz directa do sol.
Os figos secos mantêm-se frescos durante vários meses e podem ser mantidos num local fresco e escuro ou armazenados no frigorífico. Evite deixá-los por muito tempo expostos ao ar, para que não fiquem duros ou secos demais.

Minuto de Sabedoria

Não pense que abandonar a vida poderá resolver seu caso.
Ao contrário, vai complicá-lo muito mais.
Não seja covarde!
Enfrente a luta, que todos os seus esperam de você a coragem de lutar
até o fim.
Não fuja do campo de batalha, justamente na hora em que o combate se
torna mais aceso.
Seja corajoso!
Não fuja às responsabilidades que você assumiu.

terça-feira, 5 de abril de 2011

S.O.S do Lar

*COMO EQUIPAR E ABASTECER O SEU BAR EM CASA.

Você pode preparar ótimos coquetéis e drinques em casa sem possuir um bar profissional. As opções de formatos e móveis são vastas e é importante que você escolha a que se adapta melhor a seu espaço.
Mas independente do modelo de seu bar, a presença de alguns elementos é essencial para seu funcionamento, então providencie uma superfície para a preparação dos drinques, um refrigerador para que as bebidas geladas não tenham que ser trazidas de outro lugar e prateleiras para acomodar garrafas.
Com o espaço preparado, agora faltam os utensílios, os copos, as bebidas, as misturas, os condimentos e os aperitivos indispensáveis para seu bar.

*Utensílios
Se você tem um bar, seus utensílios devem ficar guardados lá, mas se não tem, seus equipamentos para o preparo de drinques podem ficar em uma prateleira de sua despensa, ou em uma gaveta da cozinha. Para estar bem equipado você vai precisar de:
• 1 Abridor de garrafas;
• 1 Abridor de latas;
• 1 Saca-rolhas;
• 1 Balde com pinça para o gelo;
• 1 Coqueteleira;
• 1 Coador (adaptável à boca da coqueteleira);
• 1 Mixing Glass (copo para mexer, misturar e resfriar drinques que não devem ser batidos);
• 1 Colher de haste longa (bailarina) para mexer os drinques;
• 1 Espremedor de limão;
• 1 Faquinha de serra e tábua de corte;
• 1 Medidor (dosador);
• E Guardanapos.

* Copos e taças
Eles podem ser de cristal ou não, dependendo de quanto você quer gastar. Resista à tentação de comprar mais copos do que realmente precisa. Arrume-os em prateleiras, em colunas de acordo com o tipo, virados para baixo para evitar a poeira. Para ter um bar eficiente, tenha meia dúzia de cada tipo de copo listado:
• Taça para conhaque;
• Copos para long drinques;
• Copos para short drinques;
• Taça para martini seco;
• Copos para champagne (taças ou flutes);
• Cálices para licor;
• Copos para cerveja;
• Taças para vinho;
• E copos para coquetel.

* Bebidas Alcoólicas
As garrafas devem ser agrupadas por tipo de bebida e características. (claras, escuras, doces, etc.) Para deixá-lo organizado e funcional, deixe as bebidas de uso mais comum na prateleira e as menos utilizadas podem ficar na estante. O mínimo de variedade que você deve ter em seu bar é:
• 1 Garrafa de Uísque;
• 1 Garrafa de Gim;
• 1 Garrafa de Vodca;
• 1 Garrafa de boa Cachaça;
• 1 Garrafa de Conhaque;
• 2 Licores de sua preferência;
• 1 Garrafa de Vermute Seco;
• 1 Garrafa de Campari;
• 1 Garrafa de Vinho do Porto ou Madeira.
Não esqueça da cerveja. A partir daí o que dita suas necessidades são seus hábitos, seus amigos e seu bolso.

*Misturas e outras bebidas
Essas são utilizadas no preparo de alguns drinques famosos e não podem faltar em seu bar. Algumas ficam na geladeira, mas outras não necessitam de refrigeração até que sejam abertas:
• Água com e sem gás;
• Sucos naturais ou de garrafa (frutas como limão, laranja, abacaxi, maracujá, caju e tomate);
• Xarope de groselha;
• Refrigerantes nos sabores cola, tônica e limão;

*Condimentos e Enfeites
Os condimentos são indispensáveis para o preparo de muitos drinques. E muitas vezes o enfeite é também um ingrediente do coquetel. Deixe tudo pronto para ser utilizado no balcão ou mesa de preparo. Alguns destes tem seu local na cozinha e são trazidos para o bar antes que as visitas cheguem. Veja os importantes listados abaixo:
• Molho inglês, pimenta do reino e noz-moscada;
• Açúcar e adoçante;
• Aipo, Azeitonas, Cebolas pequenas;
• E frutas (laranja, limão, maçã, morango, pêssego, abacaxi, maracujá, etc.)

*Aperitivos
Para acompanhar as bebidas é bom ter a mão alguns petiscos. Abaixo estão algumas opções:
• Castanha de caju, amêndoas, pistache, amendoim.
• Salgadinhos
• Biscoitos salgados
• Queijos e frios
• Batatas fritas
• Patês e torradas

Dica
Para um gelo com melhor aspecto encha as formas com água quente. As pedras ficarão mais transparentes e sem bolhas de ar.

Receita do Dia.

                                       Carne Louca

Ingredientes:

1 kg de fraldinha
1/2  pimentão vermelho
1/2  pimentão verde
cebola
2 dentes de alho
tomates
1/2 xícara de extrato de tomates
2 colher de vinagre tinto
quanto baste de sal 
quanto baste de pimenta-do-reino preta
quanto baste de coentro
quanto baste de orégano

Modo de Preparo:

Tempere a carne e ponha para selar. Junte os pimentões, cebola, alho, orégano, tomate, a polpa de tomate, vinagre, sal e refogue. Ponha água e deixe na pressão.

Dica de Saúde.

                                                 FRAMBOESA

A framboeseira ou framboeseiro é uma planta arbustiva, com cerca de 40 a 60cm de altura, que crescia originalmente, em locais pedregosos e montanhosos e em terrenos graníticos. Possui caule subterrâneo, curto, que emite os ramos ou varas anuais com espinhos . Estas desenvolvem-se durante o primeiro ano e no ano seguinte florescem e frutificam, morrendo de seguida. No ano seguinte nascerão novas varas.
As folhas são alternadas , mais ou menos variáveis de tamanho e de forma, podendo ser ovais, acuminadas, dentadas, de cor verde na página superior e esbranquiçadas ou acizentadas e pubecentes na página inferior. As flores são brancas, pequenas, suspensas por um pedúnculo largo e espinhoso.
O fruto da framboeseira ou framboeseiro é de coloração rosa-vermelha ou, raramente, as framboesas são de cores brancas, amarelas ou roxas. O que denominamos de fruto, é um agregado de 75 a 80 pequenos gomos, convexos, rugosos, agrupados em forma de pinha, onde cada gomo constitui um fruto verdadeiro. A polpa de framboesa é muito aromática e de sabor agridoce.
Devido à pouca produção, é consumida, basicamente, na forma “in natura”, porém as importações são feitas com produtos industrializados, principalmente na forma de geléias.

A Framboesa é uma fruta pequena, arredondada, de cor vermelho-escura e muito suculenta. No Brasil não existem espécies naturais, sendo cultivado somente um tipo, que dá frutos entre outubro e janeiro. É rica em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Contem ainda vitaminas A, C e fibras. A framboesa é muito delicada e deve ser manuseada o mínimo possível. Compre frutas que não estejam muito maduras, nem amassadas ou sujas.
Para que a framboesa não amadureça demais nem perca o seu sabor, guarde-a na geladeira, mantendo-a na embalagem original, coberta com plástico ou papel de alumínio. Se quiser conservar por aproximadamente uma semana, coloque no congelador.

Indicações:

As folhas da framboesa tem efeito anti-diarréico e antinflamatório. Em inflamações das gengivas e de garganta usar a folha por infusão e fazer enxágües ou gargarejos para acalmar. A fruta excita o peristaltismo intestinal de um excesso de ácidos pela sua grande riqueza em bases.
A cura pela framboesa é indicada contra a prisão de ventre, e reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças do fígado, dos rins e hemorróidas. Boa para equilibrar a falta de vitaminas no organismo pois ela apresenta um conteúdo abundante de vitaminas. O suco de framboesa com água é indicado para tirar a sede e ajudar na cura de doentes com febre.

Nota:
A framboesa não é uma árvore; é um arbusto que mede aproximadamente a altura da cintura ou menos se for podada ou mais alta quando velha, podendo até ser cultivada em vasos dentro de casa. Cuidar para não deixar a terra sempre úmida, manter ao alcance do sol. Tem espinhos e folhas verdes claras. A fruta é oca por dentro.

Receitas

*Suco de framboesa para combater a TPM (tensão pré-menstrual)

Ingredientes
20 framboesas picadas
1/2 gengibre sem casca picado
5 ameixas
2 colheres de açúcar ou mel
Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois sirva-se. Se desejar, servir com pedras de gelo.


*Geléia de framboesa

Ingredientes
½ kg de framboesas

1 colher de chá de suco de limão

200 gr de açúcar
Preparo

Coloque as framboesas em uma panela e amasse-as levemente com a ajuda de um garfo. Adicione o açúcar e o suco de limão, misture e leve ao fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe até obter a textura desejada, fazendo um teste de vez em quando em um prato para verificar a textura porque ao esfriar a geléia irá ficar mais espessa. Coloque em vidros e guarde na geladeira.