terça-feira, 5 de abril de 2011

Dica de Saúde.

                                                 FRAMBOESA

A framboeseira ou framboeseiro é uma planta arbustiva, com cerca de 40 a 60cm de altura, que crescia originalmente, em locais pedregosos e montanhosos e em terrenos graníticos. Possui caule subterrâneo, curto, que emite os ramos ou varas anuais com espinhos . Estas desenvolvem-se durante o primeiro ano e no ano seguinte florescem e frutificam, morrendo de seguida. No ano seguinte nascerão novas varas.
As folhas são alternadas , mais ou menos variáveis de tamanho e de forma, podendo ser ovais, acuminadas, dentadas, de cor verde na página superior e esbranquiçadas ou acizentadas e pubecentes na página inferior. As flores são brancas, pequenas, suspensas por um pedúnculo largo e espinhoso.
O fruto da framboeseira ou framboeseiro é de coloração rosa-vermelha ou, raramente, as framboesas são de cores brancas, amarelas ou roxas. O que denominamos de fruto, é um agregado de 75 a 80 pequenos gomos, convexos, rugosos, agrupados em forma de pinha, onde cada gomo constitui um fruto verdadeiro. A polpa de framboesa é muito aromática e de sabor agridoce.
Devido à pouca produção, é consumida, basicamente, na forma “in natura”, porém as importações são feitas com produtos industrializados, principalmente na forma de geléias.

A Framboesa é uma fruta pequena, arredondada, de cor vermelho-escura e muito suculenta. No Brasil não existem espécies naturais, sendo cultivado somente um tipo, que dá frutos entre outubro e janeiro. É rica em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Contem ainda vitaminas A, C e fibras. A framboesa é muito delicada e deve ser manuseada o mínimo possível. Compre frutas que não estejam muito maduras, nem amassadas ou sujas.
Para que a framboesa não amadureça demais nem perca o seu sabor, guarde-a na geladeira, mantendo-a na embalagem original, coberta com plástico ou papel de alumínio. Se quiser conservar por aproximadamente uma semana, coloque no congelador.

Indicações:

As folhas da framboesa tem efeito anti-diarréico e antinflamatório. Em inflamações das gengivas e de garganta usar a folha por infusão e fazer enxágües ou gargarejos para acalmar. A fruta excita o peristaltismo intestinal de um excesso de ácidos pela sua grande riqueza em bases.
A cura pela framboesa é indicada contra a prisão de ventre, e reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças do fígado, dos rins e hemorróidas. Boa para equilibrar a falta de vitaminas no organismo pois ela apresenta um conteúdo abundante de vitaminas. O suco de framboesa com água é indicado para tirar a sede e ajudar na cura de doentes com febre.

Nota:
A framboesa não é uma árvore; é um arbusto que mede aproximadamente a altura da cintura ou menos se for podada ou mais alta quando velha, podendo até ser cultivada em vasos dentro de casa. Cuidar para não deixar a terra sempre úmida, manter ao alcance do sol. Tem espinhos e folhas verdes claras. A fruta é oca por dentro.

Receitas

*Suco de framboesa para combater a TPM (tensão pré-menstrual)

Ingredientes
20 framboesas picadas
1/2 gengibre sem casca picado
5 ameixas
2 colheres de açúcar ou mel
Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois sirva-se. Se desejar, servir com pedras de gelo.


*Geléia de framboesa

Ingredientes
½ kg de framboesas

1 colher de chá de suco de limão

200 gr de açúcar
Preparo

Coloque as framboesas em uma panela e amasse-as levemente com a ajuda de um garfo. Adicione o açúcar e o suco de limão, misture e leve ao fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe até obter a textura desejada, fazendo um teste de vez em quando em um prato para verificar a textura porque ao esfriar a geléia irá ficar mais espessa. Coloque em vidros e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário