quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O ALIMENTO DA SEMANA


                                                  Abobora

Podemos usufruir da abóbora para tratarmos de doenças como:
Artrite: estrair o sumo da abóbora, tomar 1 chávena, 3 vezes ao dia, antes das refeições. Aplicar compressas de abóbora ralada nas articulações afetadas, durante 1 hora 2 vezes ao dia.
Bronquite: fazer o seguinte preparo: bater tudo junto 50 g de sementes descascadas, com meio copo de mel e 1 copo de água, e deste prepara tomar 1 colher a cada duas horas.
Queimadura do sol: aplicar localmente abóbora ralada durante 1 hora, depois repetir.
Otite: aplicar sobre a região do ouvido as flores de abóbora ligeiramente assadas ainda quentes.
Verrugas: aplicar no local a seiva da casca de abóbora.
Vómitos na gravidez: mastigar algumas sementes frescas de abóbora.
Seja qual for à espécie, esse fruto pode ser consumido de várias formas, como saladas (tanto o fruto, quanto a casca), cozidos, assados, refogados, curau, purê, sopas, pães, bolos, pudins e doces. As sementes também podem ser consumidas torradas, opção que gera um bom aperitivo, ou na forma de farinha. E além de saborosas, são muito ricas em nutrientes, especialmente o ferro. É muito utilizada também como vermífuga.
O fruto é rico em beta caroteno, que pode ser convertido em vitamina A pelo organismo humano; vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, importantes para manutenção óssea, de dentes, contração muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos; rico em fibras, o que a torna um alimento laxativo e ajuda no controle da glicemia e do colesterol sanguíneos; possui poucas calorias, pertencendo ao grupo dos vegetais B (teor de carboidratos entre 5 e 10% por 100 g de alimento) e é de fácil digestão.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário