sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011 !!!


Este ano está se despedindo e deixando saudades.

Tenho certeza que se você observar atentamente tudo que passou no decorrer deste ano, terás muito a agradecer.

Pegue todas as derrotas e transforme-as em pequenas batalhas que no confronto com a vida, você deixou de vencer, mas que certamente, a guerra já está ganha, visto que chegou até aqui e está apta a receber um novo ano com seus desafios e incógnitas, e viver muito cada segundo desta esplêndida jornada, que DEUS está a lhe proporcionar com novas esperanças.

Somos vencedores, conseguimos superar mais um ano, enquanto tantos ficaram pelo caminho.

Feliz Ano Novo, seja muito feliz, com muita paz, saúde, amor, prosperidade e tudo de bom que a vida possa te ofertar.

Na maioria das vezes, depende somente de nós alcança-la, de acordo com nossas escolhas e dos caminhos que porventura decidimos percorrer.

Esse  ano novo será melhor, pode crer, pois você está melhor, você está seguro, cheio de otimismo e fé.

Um ano novo muito otimista e feliz, esse sim será o nosso ANO NOVO!


São os votos de Elem Lima !!!

QUE COR USAR NA VIRADA DO ANO DE 2010/2011.



Se você não quer seguir as tradições e quer apostar em outras cores para passar o ano novo, pode escolhê-las pelo tipo de energia e significado.

O preto, assim como o branco, é uma cor neutra significa silêncio. Quando usado com brilho indica nobreza. É conhecido por afinar a silhueta, mas geralmente é deixado de lado em ocasiões como o Reveillon, por carregar consigo uma atmosfera mais pesada.

O vermelho significa, força, amor, dinamismo, é uma cor quente que demonstra a paixão das pessoas, seja por alguém, ou simplesmente pela vida.


O laranja é a cor da alegria, da felicidade aquela que contagia qualquer um. É ótimo para ser usado em estampas.


O verde é a cor da natureza. Ele remete a tudo que lembra o natural, como a calma, harmonia e a alegria.

O amarelo lembra ouro, dinheiro, riquezas. É a cor que ilumina traz a coragem para seguir em frente. Para aqueles que estão precisando de uma graninha extra, nunca é de mais arriscar. Para quem gosta de mais brilho, vale trocar o amarelo pelo dourado.

O rosa é a cor do romance, ideal para aquelas mulheres delicadas, que adoram um amor. Um vestidinho rosa claro se bem trabalhado com os acessórios, maquiagem e com cabelo podem formar um visual de arrasar para esse Reveillon.

O roxo é a cor dos pensadores, uma cor misteriosa. É usada normalmente por quem quer atingir o poder.

O cinza por se a cor das incertezas, não fica muito bem para quem quer algo concreto para o novo ano que se aproxima. No entanto, por ser uma cor neutra, é capaz de acrescentar um ar de elegância ao visual. Pode ser substituído pelo prata, se a intenção for gerar um pouco mais de glamour.

O azul é a cor da maturidade, que traz calma e descanso. A combinação de azul claro com branco forma um belo degradê. Uma ótima opção para quem vai passar a virada perto da água, seja em algum navio, na praia ou na beira de uma piscina.


O marrom. Por ser da cor da terra, remete à solidez; indica segurança em todos ramos da vida. No Ano Novo ele brilha mais quando usado em cintos, calçados, acessórios ou ainda em estampas.


Ficam aí algumas dicas para quem quer arrasar no Reveillon. Agora que já sabe o que usar, é só se preparar para data e comemorar o ano que está por vir!


Branco: Sugere pureza, ordem, simplicidade, hamonia. É expressiva, estimula os sentidos, realça o bronzeado, mas em excesso promove o cansaço e a depressão. Cuidado com tecidos transparentes para não se tornar vulgar.

Preto: É uma cor sóbria, indica o silêncio. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância, pode ser combinada com várias cores, cria também a ilusão de estarmos mais magras, mas deve ser evitada no verão.

Cinza: Como as cores expressam o estado de nossa alma, o cinza revela que estamos com incertezas ou neutra. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, quanto mais sóbrio, mais se está desanimada e na monotonia.

Vermelho: Significa força, dinamismo, funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. É uma cor quente devendo ser usado com cautela, pois é uma cor enervante. Transborda vida e agitação. Esta cor tem a tendência de dar a impressão de engordar a pessoa que usa, por isso, evite usar uma roupa inteira vermelha.

Laranja: Sua função é estimular e nos alegrar. É uma cor contagiante e quente, transborda irradiação e expansão, é acolhedora, mas cuidado para não carregar demais. Usar em estampas de camisas ou em peças menores.

Amarelo: Ela age direto no nosso sistema nervoso central, é muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Estimula a ação, o encorajamento e as realizações. Em roupas, usar em pequenas peças ou que tenham estampas; o amarelo aumenta o calor.


Verde: Cor universal da natureza. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia e equilíbrio. Pode ser combinado com alguns tons como marrom, terra e preto.


Azul: efeito calmante e repousante, cor profunda. Preferida por adultos pois traz uma certa maturidade. Azul na roupa fica ótimo quando usado tom sobre tom. No tom claro ou com branco provoca sensação de frescura e higiene, quando escuro, chama para o infinito.

Roxo: Equivalente a um pensamento místico, ao mistério. Remete à nobreza e ao poder.

Marrom: Emana a impressão de algo denso. Sugere segurança e solidez. É indicado para ser usado em compromissos de trabalho onde se queira passar segurança e confiança para outras pessoas.

Rosa: é uma cor delicada, sugere feminilidade e afeição. É a cor dos românticos e sonhadores.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

S.O.S. DO LAR

CEBOLA

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (1)
Mantenha uma vela acessa ao lado ou descasque-as debaixo da água fria.

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (2)
Coloque-as no freezer por dez minutos antes de descásca-las.

*COMO DESCÁSCA-LA SEM CHORAR (3)
Mantenha as cebolas guardadas  na geladeira.

*COMO TIRAR O CHEIRO DA BOCA.
Mastigue grãos de café, salsa ou cravo-da-índia

*COMO TORNÁ-LAS MAIS DIGESTIVAS.
Deixe-as de molho em água quente por alguns minutos antes de usá-las.

Receita do Dia.

Torta de Sardinha

Ingredientes:

Massa :


250 ml de óleo de soja Sadia

500 ml de leite

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

3  Ovos

1 colher de fermento químico em pó

Recheio:

3 latas de sardinhas ao molho de tomate


Modo de preparo:

Bata os ingredientes da massa no liquidificador  por 5 minutos. Unte a fôrma com óleo e a farinha de trigo. Despeje a metade da massa. Para o recheio retire a espinha central da sardinha e amasse com o garfo. Espalhe por cima da massa e cubra com o restante da massa que ficou reservado. Leve ao forno quente por 30 minutos. Desenforme e corte em quadrados.

Dica de Saúde.

Pinha ou Fruta-do-conde
Árvore de tamanho variável, podendo atingir até 7 m de altura de acordo com a espécie. Folhas rígidas, dispostas caracteristicamente intercaladas na posição horizontal ao longo dos ramos. Flores freqüentemente carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada. Florescem ao longo de todo o ano.


Globoso ou alongado que contém numerosas sementes presas a uma polpa branca, aquosa, mole, envolvida por uma casca de coloração amarelo-esverdeada, lisa ou recoberta por escamas carnosas. Frutificam durante quase todo o ano.

Propaga-se por sementes ou por garfagem. Prefere clima quente, porém com pouca chuva e estação seca bem definida. Começa a produzir 3 anos após o plantio.

Os frutos, muito conhecidos em todo o mundo e bastante apreciados, têm uma aparência rústica e caracterizam-se por apresentarem a forma de "pinhas" podem possuir formas alongadas ou então arredondadas, mas não perfeitamente; às vezes, dependendo da espécie, têm a forma de um coração. De tamanhos e pesos variadíssimos, podem ser como punhos fechados ou como bolas de rugby. São, por exemplo, a fruta-do-conde , a graviola , o araticum-do-cerrado ou marolo  e os outros muitos araticuns do Brasil.

Araticum é, também, de fato, a denominação mais comum para as variedades silvestres das Ananáceas por todo o continente americano que fala português. Na América espanhola, por sua vez, a denominação genérica e mais comum para esses frutos é anone ou anona.

Aberta, a fruta oferece uma polpa suave e cremosa que se desmancha na boca, deixando um sabor bom e perfumado, além de várias pequenas sementes duras, lisas e brilhantes.


Como ata, pinha ou fruta-do-conde, ela é, atualmente, cultivada por todo o país. De sabor delicioso e típico, a pinha é basicamente consumida in natura, mas sua polpa presta-se muito bem como ingrediente no preparo de refrescos e sucos.

 Basicamente, com relação à qualidade da polpa, distinguem-se dois tipos de frutos assim denominados: o araticum de polpa rosada, mais doce e mais macio, e o de polpa amarelada, não muito macio e um pouco ácido. Em ambos os casos, o processo de obtenção da polpa, que pode ser congelada, é semelhante, sendo lento, manual e de pouco rendimento.

Com um ou outro nome, esse fruto de grande tamanho é bastante conhecido e consumido pelas populações locais, sendo comercializado nas feiras e, especialmente, nas beiras de estrada na época de sua frutificação.

Entre as frutas nativas brasileiras que não se transformaram em espécies cultivadas, o araticum-do-cerrado é uma das que apresenta o maior índice de aproveitamento culinário. Além do consumo in natura, são inúmeras as receitas de doces e bebidas que levam o sabor perfumado e forte de sua polpa, acrescida, muitas vezes, pelos sabores de outras frutas: batidas, licores, refrescos, bolachas, bolos, sorvetes, cremes, geléias, gelatinas, compotas, quindim, docinhos, doces-de-coco, doces-de-leite, etc.

Minuto de Sabedoria.

Não deixe que a calúnia perturbe sua vida.

Não se nivele ao caluniador, para que não seja igual a ele.

Não responda nem se altere, continue sua estrada, se está com a consciência tranquuila, e não modifique seu modo de viver, só para obedecer ao caluniador.

Talvez seja isto o que ele quer  tirá-lo do bom caminho.

Não lhe obedeça!

Caminhe para a frente imperturbavelmente!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DICAS DE COMO ORGANIZAR SUA FESTA DE NATAL.

Veja algumas dicas para facilitar a organização da sua festa de natal e evitar imprevistos de última hora:


*Convidados

Faça a lista de convidados com 1 mês de antecedência.

Mesmo que a festa reúna apenas membros da família, não deixe de enviar um convite, até por e-mail. Coloque o horário de início da festa e dos eventos que acontecerão como amigo secreto, gincanas e a própria ceia (nem todo mundo janta à meia-noite). Isso evita que os mais atrasadinhos usem alguma desculpa esfarrapada. Aproveite para listar no convite o que cada convidado deve levar, se for o caso.


*Decoração

Que tal ser um pouco mais original nesse natal? Ao invés de bolas, decore a árvore com cópias de fotos divertidas ou momentos importantes da vida de sua família e seus convidados. Além de criativa, a árvore vai inspirar diálogos entre as pessoas, evocando lembranças, histórias e muita emoção.


*Cardápio

Compre os alimentos não perecíveis com a maior antecedência possível e economize dinheiro e tempo, já que nas semanas mais próximas do natal, todos os estabelecimentos estão lotados e os preços nas alturas.

Que tal preparar pratos e sobremesas individuais para evitar o desperdício no dia seguinte?


*Presentes

Se não quiser gastar demais presenteando todos os convidados, recorra ao velho e bom amigo secreto. Assim, todos os participantes receberão alguma lembrança.

Estipule faixas de preço de cada presente que estiver disposto a oferecer para não extrapolar o orçamento ao sair às compras.

Pesquise na internet e compare os preços de pelo menos 3 fornecedores antes de comprar. Para pessoas que não conhece profundamente o gosto e o tamanho, evite presentes que correm o risco de não servir como roupas e sapatos. Nada mais chato do que ganhar algo que não pode usar.


*Atividades

Planeje algumas atividades que integrem os convidados, principalmente se existirem convidados ainda não muito íntimos de toda sua família.

Exemplo: Caça ao tesouro

Esconda alguns brindes pela casa e faça perguntas aos participantes. Cada acerto tem direito a uma dica de onde está o presente. Repita o processo até alguém encontrar o prêmio. Passe para o prêmio seguinte.

Você pode separar grupos de crianças e adultos e fazer o jogo separadamente

Receita do Dia.

Doce de Banana


Ingredientes:

12  bananas

500 ml de água

550 gr de açúcar

cravo-da-índia  e canela-da-china em pó  à gosto.



Modo de Preparo:

Descasque as bananas e reserve a casca de duas delas.

Coloque o açúcar, a água, o cravo e a canela em uma panela em fogo alto. Quando levantar fervura, coloque a banana picada. Acrescente as cascas previamente lavadas à mistura. Abaixe o fogo ao mínimo possível.

O cozimento deve ser interrompido no momento em que o doce estiver na cor e consistência desejadas. Isso leva umas 3 horas, para essa quantidade. De vez em quando você deve observar e retirar o excesso de espuma que a fervura forma. Isso evitará o efeito puxa-puxa, característico em alguns doces desse tipo.

Dica de Saúde.

Pitanga

Trata-se de uma fruta muito apreciada e a sua polpa é agridoce e perfumada. Da sua polpa se obtém geléias, vinhos, doces e licores. O estado de Pernambuco é um dos principais produtores e tem uma produção estimada em 1700 toneladas de frutos.


Conforme análise físico-química de 100 gramas de polpa de pitanga foram constatadas 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C.

Desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido com boa distribuição de chuvas durante o ano e umidade do ar em torno de 80%. A planta é bastante sensível ao frio e nem suporta geada. Deve-se dar preferência a solos férteis, profundos e bem drenados com topografia favorável ao seu cultivo. Não é exigente quanto ao solo de alta fertilidade. A propagação pode ser por sementes e enxertia.

Para os plantios comerciais recomenda-se o método de propagação vegetativa, através da enxertia. Este método é indicado para obtenção de mudas que permitem assegurar uniformidade de plantas, precocidade de produção, produtividade e qualidade de frutos.

A pitangueira a partir do 3º ano de plantio e 50 dias após a floração inicia-se a colheita, os frutos maduros devem ser colhidos no pé, à mão delicadamente, e colocados em caixas apropriadas e abrigadas do sol.


A planta torna-se safreira aos 6 anos de idade. A planta entra em produção de frutos duas vezes no ano.

Normalmente, nos meses de março a abril e de agosto a dezembro. Uma pitangueira pode produzir de 2,5 a 3,0Kg. de frutos/planta/ano em pomares não irrigados. Em áreas irrigadas o rendimento em toneladas por hectare é de 500kg no 2º ano-, de 3.000kg no 3º ano; de 5.000kg no 4º ano do 6º ano em diante 9.000 toneladas de frutos por hectare.

A pitanga encontra-se por toda parte, país afora, para quem quiser e puder desfrutá-la, espalhando-se desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul, ultrapassando fronteiras para chegar até algumas regiões do Uruguai e da Argentina.


O fruto possui propriedades digestivas. Através da polpa de pitanga será consumido cálcio, fibras, e fósforo.

Minuto de Sabedoria.

Não diga que não pode trabalhar em benefício dos outros.


Quantos mudos dariam uma fortuna para poderem falar como você!

Quantos paralíticos suspiram pelos passos que você pode dar!

Quantos milionários lhe entregariam suas riquezas, para terem um

décimo da fé que você tem!

Não diga que não pode traba lhar!

Distribua os bens que Deus lhe concedeu, em gestos de bondade e palavras de carinho.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

S.O.S do Lar

FORMIGAS EM CASA

*COMO ACABAR COM ELAS (1)
Coloque folhas de alfazemas e pedaços de limãonos lugares onde elas costumam aparecer.

*COMO ACABAR COM ELAS (2)
Faça uma mustura de com água oxigenada (partes iguais), umedeça um pedaço de pano com a mistura e coloque em locais estratégicos ou perto dos formigueiros.

Receita do Dia.

                             ARROZ DE FORNO COM REQUEIJÃO

 Ingredientes:

 2 xícaras de frango desfiado e cozido
 ½ xícara de legumes picadinhos
 1 copo de requeijão cremoso
 1 colher  de salsa  picada
 4 xícaras de arroz cozido
 100g de mussarela ralada grossa
 2 colheres  de queijo parmesão ralado
 margarina para untar.

 Modo de Preparo:

Misture em uma tigela funda, o frango, o requeijão e a salsa, até obter um creme homogêneo. Reserve.
Coloque em um recipiente refratário pequeno, untado com margarina, uma camada de arroz, uma de creme, metade de   mussarela, outra de arroz e cubra com a mussarela restante e o queijo parmesão.
Leve ao forno médio (180°C) por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir.

Dica de Saúde

Sapoti

O sapoti é o fruto do sapotizeiro, que é uma árvore cuja altura pode chegar até mais de 15m, com uma copa de folhagem densa e muitos ramos. Além de produzir o seu fruto, a madeira desta árvore pode ser aproveitada na produção de móveis e outras peças de carpintaria.


O fruto desta árvore, o sapoti, pode ser consumido ao natural ou utilizado na produção de geléias, compotas e, ainda, para sucos. Em sua composição encontramos as vitaminas B1, B2 e C, além de cálcio, ferro e fósforo. O valor calórico do sapoti é de 96 calorias em cada 100gr da fruta.

O cultivo desta árvore é bastante fácil, pois ela se adapta bem a quase todos os tipos de solos e climas, apesar de se desenvolver melhor em regiões de clima quente, com bastante umidade, como o clima encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde as chuvas são abundantes, com mais de 1000mm por ano.

A época mais indicada para o plantio do sapotizeiro é no início da estação das chuvas, utilizando-se mudas bem desenvolvidas, em solo úmido e fértil. As mudas devem ser preparadas em sacos plásticos, que são retirados no momento do plantio no local definitivo. A adubação ou calagem do solo deve ser feita de acordo com os resultados obtidos nas análises de solo.

Um pomar de sapotizeiros deve ter um espaçamento de 8 metros entre as árvores. As mudas devem ser plantadas em covas de 40x40x40cm.

Os tratos culturais são bastante simples, consistindo em capinas regulares, para mantermos o solo limpo e livre de plantas invasoras. Recomenda-se podas de formação, para que as copas das árvores se desenvolvam bem. Depois disso, as podas ficam restritas aos ramos secos ou que apresentem má formação. Podemos, também, plantar leguminosas nos espaços entre as árvores.

Apesar de ser uma planta bastante resistente a pragas e doenças, o sapotizeiro pode sofrer ataques da mosca-das-frutas e as brocas dos ramos e do caule.

A primeira colheita do sapotizeiro acontece no quarto ano, após o plantio da muda.

Um sapotizeiro em boas condições chega a produzir mais de 3000 frutos por ano, sendo mais comum uma produção de cerca de 2500.

Minuto de Sabedoria.

Mantenha a amizade de seus amigos.

Saiba retribuir com gratidão os benefícios que recebe.

Não seja ingrato!

Se de alguém recebeu benefícios, não o esqueça, não o expulse da roda de sua amizade.

Não fira seus amigos, não magoe aqueles quem muitas vezes se sacrificaram para dar-lhe momentos de alegria.

Não negue seu carinho àqueles que se desvelaram para proporcionar-lhe felicidade.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

S.O.S. DO LAR

COMO ORGANIZAR SEUS CALÇADOS !

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam só. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1. Avalie o estado e uso de cada par de sapatos

Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.

2. Limpeza dos calçados

Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

3. Como guardar os sapatos

Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada.


*Organização de calçados por Alinhamento

A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.

*Organização de calçados por Alinhamento Intercalado

Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.


*Organização de calçados por sacos horizontais

Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados.

Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.


*Organização de calçados por sacos verticais

Os sacos verticais  também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar aorganização.

Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário.

Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.


*Organização de calçados em caixas

As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa. Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.

A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambas os modelos possuem orifícios que servem tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.

Receita do Dia.

Brigadeirão

Ingredientes:
1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite 

1 xícara de chocolate em pó

1 colher de manteiga 

3 ovo


Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liqüidificador . Coloque em um refratário untado com manteiga. Leve ao microondas em potência máxima por 10 minutos. Enfeite com chocolate granulado e leve à geladeira até esfriar.

Dica de Saúde.

Pitomba
Fruto pequeno, arredondado, facilmente encontrado em Pernambuco e na Paraíba, de janeiro a abril. É uma fruta rica em vitamina C e não é usada em preparações culinárias.

A pitomba é o fruto da pitombeira, uma árvore que se desenvolve com facilidade e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido. Normalmente alcança os 12 metros de altura e possui uma copa arredondada.


A pitomba pertence à família da jabuticaba.

De formato arredondado e casca amarronzada, dura e quebradiça, a fruta mede cerca de 4 cm de diâmetro. Sua polpa é fina e branca, de sabor agridoce.

A pitomba é comum nos estados setentrionais do nordeste, onde é vendida em cachos atados em feixe.

A pitomba possui em geral um caroço, podendo ter dois, revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando maduros, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros. Muito rica em Vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.

Sem exigir muitos cuidados, a pitombeira se desenvolve bem e cresce com rapidez em áreas de clima quente e úmido, como o de sua terra de origem. Plantada em vários estados, sobretudo Pernambuco, chega a 12m de altura e forma uma copa arredondada e grande, com numerosos galhos de casca lisa e cinzenta. As flores, pequenas, perfumadas e brancas, dão em cachos terminais.


A frutificação ocorre a partir de 5 a 10 anos de idade. Uma planta adulta pode produzir em condições favoráveis cerca de 100 cachos com 10 a 25 unidades cada.

Os frutos maduros são consumidos ao natural ou podem ser usados no preparo de licor. A árvore pode ser usada na arborização de parques, na recomposição de matas de preservação permanente e na alimentação de muitas espécies de pássaros.

Minuto de Sabedoria.

Seja alegre, procurando fazer todo o bem que puder, em que permanecer

na face da terra.

Espalhe em torno de si esmolas de conforto, palavra de carinho,

sorriso e felicidade.

Responda com alegria e otimismo a todos aqueles que lhe dirigirem a

palavra, sem irritar-se jamais.

Imprima, em cada dia de sua vida, toda a bondade que existe no fundo

de seu coração.