quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dica de Saúde.

                                      
                                          ALFACE
A alface é uma planta herbácea, com um caule diminuto ao qual se prendem as folhas. Estas são a parte comestível da planta e podem ser lisas ou crespas, fechando-se ou não na forma de uma "cabeça". A coloração das plantas pode variar do verde-amarelado até o verde escuro e também pode ser roxa, dependendo da cultivar.

A alface é classificada comercialmente, dois tipos, o mais consumido é a alface Crespa. Segundo dados da CEAGESP para o quinqüênio 2000-2004, o tipo Crespa teve uma participação percentual em função da quantidade de engradados comercializados de 61%.

Pode ser plantada o ano todo, de acordo com as exigências climáticas de cada cultivação.

 Sua colheita feita quando a planta ou "cabeça" atingir o desenvolvimento máximo, porém, com as folhas tenras e sem indício de pendão floral (pendoamento). Em geral é feita entre 50 e 70 dias após a semeadura. A colheita é manual, cortando-se as plantas logo abaixo das folhas basais (saia).

Sua Irrigação deve ser por aspersão ou localizada, de acordo com as necessidades. Os canteiros devem ser preparados de acordo com o sistema de irrigação a ser utilizado.

Tipos de Alfaces:
Crespa
Americana
Lisa
Mimosa
Romana

Nenhum comentário:

Postar um comentário