quarta-feira, 17 de julho de 2013

S.O.S DO LAR



Dicas de como limpar cristais

As peças de cristal ou vidro são delicadas e merecem cuidados especiais.

As jarras e garrafas costumam acumular sujeira no fundo.

Para limpá-las, use uma mistura de água quente, um pouco de vinagre branco e algumas gotas de detergente para louça. Acrescente uma colher de areia.

Coloque a mistura dentro do recipiente a limpar e agite bem.

Repita várias vezes e deixe descansar durante alguns minutos. Depois, limpe com água quente e sabão.

Quando a taça for de cristal, todo o cuidado é muito, muito pouco. O cristal é poroso e pode absorver sabores com facilidade, principalmente de sabão. Se isso acontecer, a sua taça ficará limpa, certamente, mas vai depois alterar o sabor do vinho.

Deixe as peças secarem com a boca para baixo no escorredor de pratos. Seque as garrafas sem a tampa, para evitar cheiro de umidade.

Se o cristal estiver muito sujo, lave com água e vinagre ou com álcool usando um pano. Assim, você elimina qualquer tipo de gordura. Se o cristal for fosco, acrescente umas gotas de amoníaco à mistura. Nunca utilize escovas duras ou esponjas abrasivas, porque elas arranharão seus cristais e vidros.

Se algum resíduo ainda ficar, passe um pano macio. E, atenção, não use a lavadora para o cristal. Simplesmente, uma ou outra taça pode quebrar e com facilidade. E o uso do detergente comum pode fazer escurecer a sua taça.

coloque as taças de cabeça para baixo sobre uma panela de água fervente. Um banho de vapor, portanto. Depois, seque-as com uma toalha de linho. Simples e eficiente.



Para limpar um cristal trabalhado, use uma escova com cerdas macias e seque depois com o ar frio do secador de cabelo.

Se os copos ficaram presos ao serem colocados um dentro do outro, não force para soltá-los porque eles podem quebrar. Encha o copo de cima com água fria e coloque o de baixo em água quente por alguns segundos. Eles se soltarão facilmente. Se você tiver que guardar peças de cristal muito juntas, com os copos encaixados uns dentro dos outros, envolva-os com papel de seda.

Para dar brilho, nada melhor do que utilizar uma flanela que não solte pêlo, umedecida em um pouco de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário