quinta-feira, 12 de agosto de 2010

S.O.S. DO LAR

*COMO LIMPAR O QUARTO E EVITAR ALERGIAS

-Areje o ambiente.

-Diariamente, deixe o quarto arejado. Abra janelas e deixe correr o ar durante a manhã, por exemplo.

-Utilize o aspirador nas almofadas, tapetes, cortinados e sofás. Não esquecendo, obviamente, de todo o chão, seja de que material for, caprichando nos cantos e locais menos acessíveis. Aspire também a cama e frequentemente o colchão.

-Tenha também atenção a escolha de um bom aspirador. Não precisa correr para comprar um daqueles modelos fantásticos que costuma ver à venda na televisão. Basta que analise com atenção as funcionalidades dos aparelhos e os níveis de retenção do pó. Os que possuem filtro de água asseguram melhores resultados.

-Lave o ambiente e as roupas.

-Depois de aspirar devidamente, passe com o esfregão um bom detergente e água em abundância. Existem detergentes no mercado com propriedades anti-sépticas que asseguram melhores resultados. Os que têm como base o vinagre são boas opções.

-No final do inverno lave ou leve à lavanderia os cobertores, almofadas e edredons.

-Troque a roupa de cama semanalmente ( lençóis e fronhas).

-Cuidado na escolha dos materiais.

-Evite o uso de tecidos muito texturados e aveludados, como flanelas e veludos.

-Evite também adereços decorativos e mobiliário de difícil limpeza como vergas e madeiras muito trabalhadas.

-Fique atento à umidade.

-Além dos ácaros, existem outros responsáveis pelas alergias: os fungos, mais conhecidos por bolores ou mofo. Encontram-se, sobretudo, nas paredes com problemas de umidade, nas madeiras das janelas, nas fendas dos assoalhos de madeira ou nos vasos de plantas. Tenha atenção a estes locais e se esforce por mantê-los limpos e arejados. Pode ainda recorrer a tintas especiais antifungos e antiácaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário